Notícias / Mercado / Immo Invest chega ao mercado como a primeira plataforma de investimentos financeiros com foco no mercado de franquias

Immo Invest chega ao mercado como a primeira plataforma de investimentos financeiros com foco no mercado de franquias

Grupo de investidores se unem para financiar projetos com alta rentabilidade; Plataforma é regulada pela CVM com total segurança e transparência

Compartilhe:   

Com o desemprego ainda em alta, muitos brasileiros estão em busca de ter o seu próprio negócio como alternativa de voltar ao mercado de trabalho. Porém, muitas vezes a falta de dinheiro acaba se tornando uma barreira para começar empreender.

 

Com um mercado cada vez mais inovador, já há disponível várias formas de arrecadar fundos, tendo a internet como a grande aliada, entre elas, uma das mais conhecidas, é através do crowdfunding, que provavelmente você ouviu falar como vaquinha on-line. Esse sistema possibilita que várias pessoas, que se identificam com o seu ‘sonho’ apoiem financeiramente para que ele seja concretizado.

 

Foi pensando em criar algo nesse mercado, que acaba de ser lançada a Immo Invest, uma plataforma de investimentos com foco no franchising. Trata-se de uma fintech de investimentos que conecta investidores, que buscam por projetos com alta rentabilidade, com empreendedores que buscam acesso ao mercado de capitais.

 

O diferencial da Immo está em que ela trabalha em um mercado regulado e autorizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), além ainda de ser associada a ABF (Associação Brasileira de Franchising), maior entidade de representação do franchising no Brasil.

 

Criação do projeto 

A Immo tem a frente dos negócios o jovem gaúcho, Diego Scalvi, de 32 anos, com experiência comercial e design em empresas como Grendene e Tramontina. Porém, foi um projeto desenvolvido em particular que mudou o seu rumo profissional.

 

 

“Comecei o projeto da Immo na Startup Weekend de Bento Gonçalves/RS, em 2019. Como parte da imersão do programa, o projeto foi selecionado e apresentado no dia final, o qual não ficou entre os premiados. Meus colegas que participaram no desenvolvimento do projeto não quiseram dar seguimento com a ideia, mas continuei aprimorando o modelo durante os meses seguintes. Durante a aula do curso de Gestão Comercial In Company, mostrei o projeto ao meu professor na época, Clovis Lumertz, que de imediato gostou da ideia e levou para um amigo que tinha maior conhecimento no mercado financeiro (Gustavo Saltiel) o qual também tinha interesse em desenvolver um projeto para a área de franquias. Durante a apresentação unimos os projetos de crowdfunding mais franquias e demos início a um novo projeto”, relembra o CEO da Immo Invest, Diego Scalvi.

 

Pouco tempo depois, passou também a fazer parte do projeto Daniel Afonso e Luiz Carlos Zancanella Junior, que foram essenciais para dar suporte na área de tecnologia e gestão, potencializando o desenvolvimento da plataforma e, assim, compor o time da Immo.

 

No final de 2020, Diego largou o emprego estável na Tramontina para se dedicar exclusivamente ao projeto que entrou para o mercado oficialmente no início de 2021.

 

Oportunidade de investimento 

Na plataforma de investimento participativo da Immo estão disponíveis oportunidades de investimentos exclusivo para empresas do segmento de franquias.

 

O investidor avalia o projeto que está com a captação aberta, caso deseje investir, se cadastra na plataforma, define o valor a ser investido e realiza uma transferência bancária. Encerrado o período de captação, o usuário receberá (em até cinco dias úteis) o contrato assinado. O monitoramento do investimento pode ser feito a qualquer tempo pelo usuário.

 

 

Essas informações ficarão disponíveis em uma área da plataforma destinada ao acompanhamento da evolução do projeto. No espaço estará também todos os contratos, relatórios e informações do investimento realizado.

 

Para o empreendedor é uma alternativa de acesso ao capital sem que seja por intermédio de um banco gerando um networking qualificado com investidores. Ele apresenta seu projeto aos investidores e oferece uma porcentagem do capital social da empresa em troca do investimento. Ou estipula uma taxa de juros coerente com o mercado para obter o empréstimo dos investidores da plataforma.

 

“O crowdfunding de investimento é um mecanismo que permite a grandes grupos de investidores financiar empresas iniciantes e pequenas empresas. No caso da Immo, nosso foco são as franquias e franqueadoras em troca de participação. Os investidores aportam recursos financeiros para um negócio e recebem a propriedade de uma pequena parte desse negócio. Se o negócio for bem sucedido, seu valor aumentará, assim como o valor de uma ação nesse negócio, além de receber uma remuneração proporcional ao desempenho no resultado líquido da operação. A cobertura do crowdfunding de capital indica que seu potencial é maior com empresas iniciantes que buscam investimentos menores para se estabelecer”, explica o CEO.

 

Vantagens 

Para os investidores a possibilidade de aplicar o seu capital soma benefícios como:

 

  • Investir em empresas consolidadas no mercado de franquias, com grande potencial de rentabilidade, a partir de R$ 1mil (diversificação da carteira de investimentos, mitigando os riscos);
  • Rentabilidade estimada por projeto de 12% a 28% ao ano;
  • Acesso a um dashboard para acompanhamento dos investimentos, com as informações de cada projeto;
  • Ser sócio da marca ou operação;
  • Garantias contratuais atreladas a operação e aos empreendedores;
  • Sendo além de cliente da marca um investidor;
  • Com segurança e transparência de uma plataforma registrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários);
  • Taxa zero para investir.

 

 

Já o empreendedor que está em busca de capital as vantagens que a Immo oferece são:

 

  • Ter acesso ao mercado de capitais e a seus investidores (networking);
  • Acelerar seus planos de expansão, através de funding externo;
  • Possibilidade de múltiplas captações de investimentos;
  • Divulgação do projeto aos investidores interessados em seu nicho de atuação;
  • Associar a marca/projeto a inovação, dando visibilidade e agregando valor;
  • Modelo de negócios registrado na CVM, traz segurança para o empreendedor;
  • Apoio total com a burocracia envolvida para a captação de recursos.

 

Mercado de franquias está aquecido 

Levantamento realizado pela ABF mostra que a taxa de fechamento de franquias em 2019 foi de apenas 2,9%, com a menor taxa de mortalidade entre as empresas. Já estudo do Sebrae sobre a sobrevivência das empresas no Brasil indicou que esse percentual sobe para aproximadamente 25% para empresas normais, durante o mesmo período.

 

Esses números reforçam a escolha por uma franquia na hora de empreender. “Em nossa tese de investimentos, utilizamos o modelo de crowdfunding para o financiamento de empresa que já tem seu modelo de negócios testado e validado no mercado, no caso as franquias. O risco para os investidores acaba sendo menor em função que no sistema de franchising contar com o apoio de um suporte por parte das franqueadoras e também existe o investimento direto por parte do empreendedor/operador assumindo o risco junto com os investidores”, reforça o empresário.

 

Diego pontua ainda que mesmo diante da pandemia após sofrer uma queda no faturamento, o franchising conseguiu se reerguer rapidamente e o setor já começa dar sinais positivos de recuperação, com crescimento de 8% no faturamento, em relação ao mesmo período do ano passado, além de uma expansão de 5% das redes. Os dados são da última pesquisa divulgada pela ABF, referente ao primeiro trimestre deste ano.

 

 

“Investimentos alternativos como startups são uma ótima opção também de compra, porém o risco é muito mais elevado por não ter todo o know-how que o sistema de franquias apresenta”, salienta o CEO da Immo.

 

Comercialização de cotas de franquias 

A Immo Invest surge no mercado de franchising com a proposta de regularizar a comercialização das cotas de franquias, através do modelo de investimentos de crowdfunding regulado e autorizado pela CVM, de acordo com a instrução 588, dando toda a segurança e transparência no processo, oferecendo todas as informações aos investidores. Diferente do que ainda ocorre no mercado, onde o sistema atual de venda de cotas ainda falta transparência dos deveres e obrigações de cada uma das partes.

 

“Nosso modelo de negócios não fere a Lei das Franquias, pois a possibilidade que fica de acordo com essa lei é a chance de ingressar no sistema como sócio investidor. Nessa situação, há um investidor que não realiza a operação da franquia, de modo que quem gerencia essa parte é o sócio operador, que também precisa ser franqueado. Esse sócio pode ser escolhido pelo investidor ou até indicado pela franqueadora. Em resumo, com o sócio investidor, existe uma terceira pessoa operando, constituindo um sistema de franchising”, enfatiza Diego.

 

Modalidade de investimento 

A Immo Invest oferece dois modelos de participação societária. Conheça mais sobre elas:

 

Operações do tipo Dívida (debt): Nesse tipo de investimento coletivo, os investidores assumem o papel do banco e emprestam diretamente recursos a empreendedores pré-selecionados em troca de uma remuneração na forma de juros. Por ser uma operação de crédito, os juros e as condições de pagamento são definidas em contrato podendo variar de 2 a 4 anos, recebendo amortizações trimestrais, semestrais ou anuais. Ao final, recebe uma remuneração fixa, pré-estabelecida, com os juros da operação. Os juros também podem ser pagos com as parcelas das amortizações.

 

 

As garantias aos investidores, podem abranger, entre outras ações: Penhor das cotas sociais da sociedade investida; Fiança dos sócios na pessoa física.

 

Operações do tipo Equity (participação societária): Nessa modalidade, os investidores se tornam sócios do projeto e têm direito a uma remuneração sobre os resultados da empresa, nos prazos acordados. Como é o caso da Equity Indireto, onde o investidor não precisa entrar no quadro societário da empresa, recebendo remunerações periódicas e tendo o direito de converter em ações, caso ocorra a venda dos ativos ou em janelas pré-definidas em contrato.

 

Acompanhamento consultivo 

A Immo Invest oferece acompanhamento consultivo para ambas partes. No caso das empresas, aproximando da data de prestação de contas (semestral) por parte da sociedade investida aos investidores da rodada, a Immo propõe uma call com os empreendedores, a fim de prestar uma assessoria consultiva no âmbito financeiro e de negócios.

 

Já para os investidores, a Immo mantém um canal de atendimento direto com sua equipe, através de e-mail e WhatsApp para esclarecimento das informações da oferta, bem como dúvidas sobre o modelo de negócio.

 

Balanço da CVM mostra que o crowdfunding de investimento movimentou mais de R$ 84,4 milhões, em 2020. O número de investidores subiu 23% no ano passado, e um dos motivos está atrelado ao fato do baixo retorno da renda fixa e dos altos riscos da bolsa de valores. Confiante com esse novo formato inovador de investimentos eletrônicos, a Immo Invest projeta captar R$ 5 milhões ainda este ano.

 

 

Sobre a Immo Invest 

A Immo Invest entrou para o mercado em 2021, tornando-se a primeira plataforma eletrônica de investimento participativo com foco no mercado de franquias. A fintech é regulada e autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), de acordo com a instrução 588, além de ser associada a ABF. A plataforma de equity Crowdfunding conecta investidores que buscam por projetos com alta rentabilidade, com empreendedores que buscam acesso ao mercado de capitais.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicação - [email protected]

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – [email protected]

Elaine Rodrigues – [email protected]

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?