O QUE É ESG

ESG é a sigla para os termos em inglês Environmental, Social and Governance, que, traduzidos, referem-se a ações em âmbito Ambiental, Social e de Governança. Tais medidas estão cada vez mais presentes no dia a dia da população

No ponto de vista empresarial, é importante que as empresas compreendam, dentro de suas realidades, quais as métricas de maior relevância em ESG para implementar as ações. Com isso, essas empresas criam “matrizes de materialidade de definição de metas” que auxiliam na hora de priorizar os projetos relativos às boas práticas em ESG.


Franchising consciente

O Franchising Consciente foi idealizado pelo Grupo BITTENCOURT em parceria com o Instituto do Capitalismo Consciente. O propósito do Franchising consciente é identificar boas práticas de ESG no franchising e propagá-las entre franqueadoras e franqueados, conscientizando a todos de que é possível ter um ecossistema de negócios mais consciente de seu papel na sociedade.


Propósito maior

Mais que lucrar, o propósito maior de uma empresa deve estar relacionado à causa pela qual a empresa existe. Tal percepção tem interferência direta na vida dos colaboradores, seus familiares e demais pessoas ao seu redor.

Cultura consciente

A cultura consciente tem como principal propósito conectar os stakeholders a outros interessados na causa e ao propósito da empresa. Ou seja, seu papel é incorporar valores, princípios e práticas de forma efetiva nas corporações.

Liderança consciente

Os líderes são diretamente responsáveis por servir ao propósito da organização em que atuam e por criar valor a todos os seus stakeholders, cultivando uma Cultura Consciente de confiança e cuidado, sendo isso fundamental ao franchising.

Orientação para stakeholders

Todos os interessados em um negócio precisam perceber o valor gerado pela empresa e nessa cadeia, soma-se mais um stakeholder, o Franqueado!

O que é o

Franchising Consciente?

A proposta do Franchising Consciente é ser um catalisador do Capitalismo Consciente. Para que isso ocorra, são pensados e estruturados projetos com base nos quatro pilares do Capitalismo Consciente — Propósito Maior, Cultura Consciente, Liderança Consciente e Orientação para Stakeholders.

O franchising, devida à sua capilaridade, permite uma expansão padronizada do modelo de negócio consciente, com potencial de expansão a muitas localidades. E isso pode contribuir para o desenvolvimento social, econômico e social de forma efetiva.

No Capitalismo Consciente, o principal pilar é um ambiente de negócio que gere ganho para todos os envolvidos, tendo, entre outros propósitos, o do bem comum, sendo esse maior que a busca pelo lucro financeiro.

Nessa cadeia, os líderes precisam ser mais conscientes, é necessário maior foco nos stakeholders — para que eles sejam integrados e beneficiados com os negócios, além da necessidade de ter uma cultura forte que dissemine e permita essas transformações no dia a dia das empresas.


E COMO CRIAR UM MODELO DE NEGÓCIO CONSCIENTE NO FRANCHISING?

O Grupo BITTENCOURT disponibiliza um Manual de Boas Práticas do Capitalismo Consciente
1. Pilares do Capitalismo Consciente

  • Propósito
  • Liderança
  • Cultura
  • Orientação para stakeholders
2. Guia do modelo de negócio consciente
3. Educação corporativa
4. Manuais e processos
5. Implementação