Franquias de Café e Salgados

Franquias do ramo de Café e Salgados valem a pena?

Começar o dia tomando um saboroso café já é tradicional na cultura brasileira. Muito consumida seja em casa, no escritório ou cafeterias, a bebida é muito popular no país e agrada os mais variados públicos. Fora de casa, entre as preferências dos consumidores de café, estão as redes de franquias, principalmente por oferecerem acompanhamentos como salgados e outras delicias.

Os modelos de negócios oferecidos pelo ramo de café e salgados são bem diversificados e podem ser implantados em muitos lugares. Em bairros em que há muitos escritórios costumam fazer muito sucesso, afinal poucos resistem a um café após o almoço, não é mesmo? Outro ambiente em que um café e um salgado são bem-vindos são os corredores de shopping, em que quiosques chamam a atenção dos consumidores entre uma compra e outra.

Embora as opções de locais para instalar uma unidade franqueada que atua na venda de cafés e salgados seja muito grande, um ponto de atenção é primordial. Os futuros  franqueados precisam ter em mente que a escolha do ponto comercial é crucial para o sucesso do negócio dando sempre preferência para locais com grande movimentação de pessoas. O público deste ramo busca atendimento rápido, qualidade e boa relação entre produto e preço.

As melhores franquias do ramo de Café e Salgados

Podemos citar neste segmento as franquias: Casa do Pão de Queijo, Cacaucafé Cafeteria e Fran’s Café.

Franquias do ramo de Café e Salgados com baixo custo

O ramo de Cafés e Salgados apresenta marcas com modelos de negócios de baixo custo e investimento, porém, pouquíssimas se enquadram no conceito de microfranquia. Os modelos de negócios mais enxutos do ramo são os quiosques, comumente encontrados em shoppings centers e centros comerciais de grande circulação de pessoas interessadas em um rápido café acompanhado de um salgado.

No caso da rede Fran’s Café, uma redes de franquias líderes do ramo, o modelo Station (similar aos quiosques) custa cerca de R$250 mil de investimento inicial. Opções similares em franqueadoras com menos unidades em operação ou menos conhecidas do mercado requererem um investimento menor, na casa de R$100 mil.

Perfil do franqueado do ramo de Café e Salgados

O perfil de franqueado buscado pelas marcas do ramo de Cafés e Salgados é bem diversificado entre as marcas e, em geral, não exigem que os empreendedores tenham experiência anterior com negócios do segmento de alimentação.

Agora, ter vivência a frente de negócios é sempre uma característica apreciada pelas franqueadora, pois a operação requer atenção com estoque, processos, liderança de equipes e habilidades administrativas-financeiras. Essas são, em geral, essas competências passadas também por meio de treinamentos especializados pelas marcas.