Como abrir um negócio de sucesso?

Conheça algumas dicas para abrir o próprio negócio, sendo elas fundamentais para se tornar um empreendedor de sucesso.

 

Investir é uma nobre maneira de se reinventar. É estar consciente de que o sucesso não é garantido. E por isso, precisa estar atento com todos os aspectos macroeconômicos e microeconômicos antes de realizar o investimento, além de um bom conhecimento sobre administração e estrutura organizacional.

 

Você quer aprender um pouco mais sobre como abrir um negócio? O Portal Sua Franquia preparou uma matéria para ajudar a você se enriquecer de conhecimentos sobre empreendedorismo e, quem sabe, até mesmo enriquecer financeiramente com o sucesso do seu próprio negócio.

 

Talvez assim como você, muitas pessoas também não têm familiaridade com temas que envolve o processo de abertura do negócio e sentem-se perdidas para conseguir se organizar e dar o primeiro passo.

 

Por onde começar?

Primeiramente você precisa decidir qual será a atividade principal e a gama de produtos e/ou serviços prestados pelo seu negócio. Assim, você poderá consultar um contador para formalizar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e saber qual é o melhor formato jurídico e regime tributário para o seu negócio.

 

Realize uma pesquisa de mercado

Antes de investir em um negócio é recomendado que invista em uma pesquisa de mercado, seja ela qualitativa e/ou quantitativa - em futura matéria, abordaremos o conceito de pesquisa de mercado - para que o resultado estatístico e empírico seja fundamental na segurança de que o investimento seja um sucesso.

 

Ela pode ser realiza por meio da coleta de dados primários, ou seja, diretamente com o público-alvo em entrevistas presenciais e questionários online. E também por meio de análises de dados secundários, ou seja, já existentes como pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou de instituições setoriais.

 

Escolha do local onde o seu negócio vai funcionar

Saber o local também é essencial. Ter um planejamento estratégico após o conhecimento obtido através da pesquisa de mercado é saber o número de concorrentes nas proximidades por meio da segmentação geográfica. Já, no aspecto de estrutura física do local, há discrepâncias no que se trata da acessibilidade e condições de estacionamento.

 

A escolha do local também é importante para o conhecimento do processo burocrático do município e/ou do estado, porque cada um dos entes federativos tem suas regras e processos, além de peculiaridade fiscais como a Secretaria da Fazenda do seu município ou estado, o quão é até mesmo no aspecto burocrático sobre o zoneamento urbano, sendo as regulamentações pertinentes quanto ao uso e ocupação do solo em determinadas regiões e até mesmo em determinadas vias do município em que o seu negócio será instalado.

  BConnected │ O maior evento de redes de negócios e franquias da América LatinaPUBLICIDADE.

 

Saiba quem serão os seus fornecedores

Empresas e/ou profissionais que oferecem produtos e/ou serviços que irão auxiliar o seu negócio a tirar do papel o que foi projetado.

 

Antes de realizar a escolha, pesquise muito bem e coloque na balança questões sobre: preço competitivo, qualidade do produto e/ou serviço e reputação e aceitação no mercado.

 

Vale a dica! Não dependa de um único fornecedor.

 

Saiba se vai precisar de funcionários/colaboradores e realize um planejamento organizacional

A questão é que não importa a quantidade de funcionários ou o tamanho do seu negócio. Já que para o seu negócio destrinchar, você vai precisar de funcionários/colaboradores engajados em determinadas e específicas funções. Do mesmo modo, desde que estejam bem organizados e integrados. - Saiba mais sobre o que é estrutura organizacional?

 

Estretégia de marketing

Também conhecido como plano de marketing, a estratégia de marketing é tanto importante quanto a parte de estrutural do seu negócio, a estratégia de marketing é definição prática após a pesquisa de mercado realizada (segunda etapa) e o emprego do tom de voz da mensagem e os canais de comunicação para a divulgação do seu negócio - desde a inauguração até ações promocionais - e relacionamento com clientes para conquista-los e mantê-los - fidelização. Além do branding na qual corresponde o design e a identidade visual do seu negócio.

 

Unir estas características que compõem a estratégica de marketing também é fundamental e se for bem aplicado vai ajudar o seu negócio a alavancar as vendas rapidamente.

 

Elabore um planejamento fdinanceiro

Para realizar estas etapas de desenvolvimento do seu negócio, você vai precisar de dinheiro! Desde o investimento inicial até o capital de giro - recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar - é preciso ter o auxílio de uma contabilidade. Um profissional de contabilidade não apenas vai tratar das questões fiscais e burocráticas do governo, mas também para assessoria a gestão financeira do seu negócio.

 

Coloque a "mão na massa"

A última etapa, claro, é colocar a “mão na massa”. Ou seja, inicie a atividade empresarial conforme o planejado e bons negócios!

 

E após você conhecer algumas dicas fundamentais para abrir o próprio negócio, certamente você está mais preparado para realizar o seu sonho de ser empreendedor... e com muito sucesso! 

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

Fonte: Portal Sua Franquia - www.suafranquia.com

Encontre a melhor franquia para você