Notícias / Mercado / O que é estrutura organizacional? Como funciona para franquia?

O que é estrutura organizacional? Como funciona para franquia?

Segundo o dicionário Michaelis online, organizacional é relativo a ou próprio de organização na qual significa: conjunto de diretrizes, normas e funções que contribuem para o bom funcionamento de qualquer empreendimento.

Compartilhe:   

 

Imagine como seria a sobrevivência de uma colônia de formigas se fosse desorganizada! Haveria possibilidade de funcionar corretamente? Certamente não! As formigas é um ótimo exemplo de sociedade organizada, onde há divisão para que cada indivíduo tenha uma função específica. Por exemplo: há um grupo de formigas que buscam alimentos, outras cultivam fungos específicos e outras protegem o formigueiro. - Tudo isso tendo como base a organização em torno da formiga-rainha.

 

Este inseto de tamanho nanico é um grande exemplo de como a estrutura organizacional é fundamental para gerir atividades no ambiente em que esteja e/ou pertença.

 

Da mesma maneira deve funcionar uma empresa qualquer - focaremos no modelo de franquia -, ter diferentes departamentos e cargos, em que são determinados pela realização de tarefas, porém, todos trabalham juntos, em sintonia alinhada e havendo um objetivo em comum (resultado). Assim, se forma a estrutura organizacional da empresa.

  

BConnected │ O maior evento de redes de negócios e franquias da América LatinaPUBLICIDADE

 

De fato, o que é estrutura organizacional de uma empresa?

A estrutura organizacional em uma empresa apresenta as relações e hierarquias dentro de seus respectivos cargos que ocupas na qual que compõem a estrutura de funções em uma empresa.

 

Para Cláudia Bittencourt, sócia-fundadora e atual Diretora Geral do Grupo BITTENCOURT, relaciona uma boa estrutura organizacional na empresa com o propósito do crescimento da própria empresa. “Uma empresa para gerar os resultados, crescer e se sustentar no mercado ao longo dos anos, precisa ser bem administrada e uma boa administração é fruto de profissionais qualificados, que trabalham em um ambiente adequado, com recursos necessários, como sistemas, processos, ferramentas e todos esses recursos devidamente alocados em uma estrutura organizacional claramente bem definida e formalizada”, explica, complementando sobre o assunto desta matéria: “é a forma como as áreas de resultados e as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas”.

 

“Para que isso aconteça, as áreas que ficarão responsáveis por cada atividade ligada a gestão da rede de franquias devem ser muito bem definidas e estarem alinhadas com as estratégias de curto, médio e longo da empresa, o que significa ter claro os papéis, as responsabilidades, os poderes e subordinação das pessoas que vão executar estas atividades”, contextualiza.

 

De fato, como o próprio significado da palavra: constituir fisicamente o ambiente de; ordenar; formar estrutura; aparelhar; estabelecer bases para constituir fisicamente o ambiente.

 

Vantagens da estrutura Organizacional de uma empresa:

Quando há uma estrutura organizacional em uma empresa, certamente os resultados decorrerão de maior/melhor:

 

  • Atendimento

 

  • Controlar a demanda de clientes

 

  • Gerenciar os estoques de matérias primas

 

  • Honrar com as obrigações fiscais

 

  • Entregar o produto e/ou serviço com rapidez e qualidade aos clientes.

 

Como desenhar uma estrutura Organizacional?

A estrutura organizacional de uma empresa nada mais é do que um organograma, tendo o formato de uma pirâmide, aonde: a diretoria está na parte superior, com linhas estendidas para baixo até os departamentos e, por fim, até o nível dos colaboradores responsáveis por gerir as funções de seus respetivos departamentos.

 

estrutura-organizacionalDe maneira geral, todas as pirâmides organizacionais possuem três principais camadas.

 

E a estrutura organizacional para redes de franquias?

Entende que franquia é uma empresa qualquer, porém já com um know-how estabelecido, ou seja, com conhecimento de normas, métodos e procedimentos em atividades, e principalmente por adquirir uma marca já conhecida e respeitada pela sociedade, ou seja, com uma certa credibilidade.

 

Portanto, a estrutura organizacional tem o mesmo significado e se aplica da mesma maneira em redes de franquias. “Uma empresa que vai atuar no franchising deve começar estruturada, com seus processos, sistemas e ferramentas bem definidos, além das pessoas devidamente capacitadas nas atividades inerentes a cada cargo. A estas empresas não é permitido aprender com os erros. Achar que pode ir arrumando a casa ao longo do tempo é um grande equívoco e um risco para a marca”, detalha a Diretora Geral do Grupo BITTENCOURT.

 

Agora que você já conhece sobre o que e uma estrutura organizacional, seja ela aplicada em modelo de negócio próprio, seja ela aplicada no modelo de franquia, sinta-se mais organizado - como o próprio significado para palra condiz - para implementá-la no seu empreendimento. E caso você não seja o dono do seu próprio, continue navegando no Portal Sua Franquia e pesquise às opções redes de franquias para iniciar o seu investimento.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?