Notícias / Educação e Treinamento / Black Friday: Mais de 70% dos consumidores pretendem comprar via e-commerce

Black Friday: Mais de 70% dos consumidores pretendem comprar via e-commerce

Minds Idiomas, franquia de cursos de inglês, atesta pesquisa da Conversion e somente na fase de implantação (piloto do seu o e-commerce) cresce 30% em 2021

Compartilhe:   

Mais de 70% dos consumidores pretende utilizar o e-commerce para as compras de Black Friday (Unsplash)

 

Com a chegada de novembro, boa parte do comércio entra em clima de Black Friday, que acontece, oficialmente, dia 26, a última sexta-feira do mês. Baseado no estudo desenvolvido pela Conversion, a tendência de consumo que o varejo deve ficar atento é a predileção pelas compras virtuais uma vez que os dados apontam que mais de 70% dos consumidores pretendem comprar via e-commerce. O estudo aponta que os sites e lojas online são a preferência de 56,98% dos respondentes e os aplicativos são o meio de compra pretendido por 14,81% dos consumidores.

 

No franchising, o investimento no comércio eletrônico, além de acompanhar as movimentações para o Black November, possibilitou que o ramo entrasse em recuperação diante dos impactos financeiros provocados pela crise econômica e sanitária. Segundo relatório divulgado pela ABF - Associação Brasileira de Franchising, a adoção do e-commerce por 72,2% das franqueadoras contribuiu para que o faturamento do setor tivesse variação positiva de mais de 48% apenas no 2º trimestre de 2021.

 

A reestruturação digital se mostrou promissora em franquias, por terem um modelo de negócio mais sólido e que pode ser testado. Tal garantia de segurança também é, segundo o estudo da Conversion, prioridade para os consumidores dentro e fora do período de ofertas de novembro. O fator “ter selos de segurança” ocupa o terceiro lugar dos requisitos mais levados em conta ao decidir onde comprar, ficando atrás somente do preço e da relevância da marca. A Minds Idiomas, que conta com mais de 70 escolas de inglês espalhadas pelo Brasil, avaliou a segurança e os interesses da franquia e dos clientes para implantar o piloto do seu e-commerce em fevereiro deste ano:

 

 

“Nós, como rede de franquia, conseguimos lançar um projeto piloto do nosso E-commerce. Tudo foi pensado para não impactar a estrutura da rede. Dessa forma, tivemos a plena certeza de que quando o projeto rodasse no Brasil,  já tivéssemos métricas comprovadas. Além disso, já teríamos a segurança que o sistema comportaria muitos usuários e que seria bem aceito por todos os franqueados”, explica Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas, rede com 10 selos de excelência da ABF e reconhecimento de instituições como a PEGN e ABEMD.

 

Pandemia fechou escolas: como chegar ao consumidor?

Nos últimos cinco anos, a busca por Escolas de Idiomas cresceu 400%, segundo o Google. 180% das buscas pelos cursos de idiomas são focadas na certificação do curso de inglês.  Com o home office e as empresas cada vez mais internacionais, a população brasileira sentiu na pele a falta do idioma. Segundo um Censo Escolar de 2020, cerca de 6,3 milhões de alunos se formaram em 2020 no Ensino Médio de Escolas Públicas no Brasil, destes, nenhum saiu fluente em inglês. “60% dos nossos alunos, tem mais de 18 anos e precisam do inglês para a profissão, sonham em conquistar cargos mais altos e viagens internacionais”, afirma Renato Garcia, Diretor de Marketing da Minds Idiomas.

 

O E-commerce veio como uma alternativa para ampliar as oportunidades de trabalho para esses jovens e adultos. Afinal, a um clique e de forma facilitada (pagamentos, modalidade de incluir um módulo por vez, e outras vantagens), A consultoria Ebit/Nielsen em conjunto com o Bexs Banco, destaca que em 2020 as compras online bateram um recorde histórico no Brasil: 87 bilhões de reais, um crescimento de 41%. O brasileiro consegue aprender a se comunicar, escrever e participar de entrevistas de emprego em menos de 6 meses (Ver curso Flash nas opções do E-commerce) ou pode-se optar pelo curso de 18 meses para ter maior vivência com o idioma (Clique AQUI e saiba mais).

 

 

O Time é tudo: a união das mulheres que fizeram o e-commerce acontecer

 

(Priscila Ribeiro, especialista em marketing digital e Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas)

 

 

Franqueada há 11 anos da Rede Minds Idiomas, Priscila Ribeiro, se viu em um dilema: Como chegar ao consumidor com as escolas fechadas? Pela primeira vez ela não poderia abrir a sua escola. “Foi durante a pandemia que eu tive que me reinventar, estava vendo o número de matrículas cair e fui atrás de algo que eu pudesse fazer para mudar este cenário. Sou publicitária de formação e voltei para a escola para estudar o perfil do consumidor e quais seriam as soluções. O E-commerce vem como um braço para auxiliar todos os franqueados. Tive um grande apoio da Franqueadora, a recepção do projeto foi maravilhosa e por isso deu certo!”, explica Priscila, franqueada de Petrópolis, RJ.

 

Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio), apenas 20% dos profissionais de Tecnologia da Informação são mulheres. Em 2020, a consultoria em RH, Revelo, publicou que 54% das profissionais de marketing digital são mulheres. Porém, apenas 43% ocupam cargos de liderança em suas empresas. A rede Minds Idiomas, é uma das poucas empresas brasileiras com uma CEO no comando e reserva 65% dos cargos eletivos para mulheres, “Ter mulheres à frente da franquia, nos torna mais flexíveis. A Minds é formada por cada franqueado e por isso, somos um time! Qualquer ideia, inovação, esforço dos franqueados são avaliados e sempre que podemos implantamos para toda a rede! Por isso, quando a Priscila nos mostrou o projeto do E-commerce, nós já entramos em contato com a Renata Palomo, outra franqueada da rede, com formação em Tecnologia para avaliar a ideia. Foi a união das mulheres que fez esse E-commerce acontecer”, comemora Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas.

 

 

O e-commerce já está implementado em algumas unidades da Rede Minds Idiomas, como piloto, e só neste período de teste teve crescimento de 30% na compra de cursos e material didático. “Todo o site foi estruturado pensando na experiência de compra do consumidor, totalmente seguro e de fácil decisão. Após escolher a unidade de interesse ou mais próxima, oferecemos diversas formas de pagamento e direcionamos a venda ao franqueado”, explica Renata Palomo, que é formada em Tecnologia da Informação e franqueada da Minds Idiomas em São Caetano do Sul, SP.  Ainda segundo ela, estar a frente do time de tecnologia na construção do E-Commerce foi desafiador por ser uma das poucas mulheres, mas que a visão da mulher traz uma construção mais rica e sensível.

 

Para acessar o E-commerce da Minds, clique AQUI!

 

Sobre a Minds Idiomas

Com 14 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com 72 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino personalizadas. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o mundo Minds acessando aqui!

 

 

 

Para mais informações, contatar:
Juliana Queissada- [email protected] - (11) 998136291
Júlia Barbosa- [email protected] - (21) 999419838

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?