Franquias de Turismo e Hotelaria

Quando se fala de franquias, o crescimento de 9,7% do setor de Turismo e Hotelaria só não foi maior mais que o de Saúde, Beleza e Bem-Estar que cresceu 12% no último ano em faturamento. O setor que abrange todas as franquias de agências de viagens e hotéis e pousadas entre outros negócios correlatos, faturou 11,251 bilhões e viu o número de unidades cresceu 17,6% conforme levantamento da Associação Brasileira de Franchising - ABF.

A tendência positiva vai além do setor de franquias e o mercado como um todo também apresentou bons números em 2017. Conforme a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, o número de passageiros vinha crescendo até 2014. Na sequência, passou por um período de queda em 2015 e começou sua recuperação no ano seguinte. Os números de 2017 ainda não estão fechados, mas o crescimento deve ficar entre 10% e 15% conforme a previsão da entidade da classe.

Com boas perspectivas, as redes estão em plena expansão e buscam novos franqueados. Existem opções variadas de negócios e muitas agências de viagem já trabalham com modelos enxutos de até home based de franquia. No perfil do franqueado é importante que o franqueado goste de viajar e tenha tido experiências em viagens. Isso é importante para aumentar a rede de network, que precisa ser grande nesse segmento. Ter habilidade com o público e ser comunicativo é sempre um diferencial assim como dominar uma segunda língua.