Notícias / Vestuários e Acessórios / Arezzo&Co é premiada no Exame Melhores do ESG na categoria moda e vestuário

Arezzo&Co é premiada no Exame Melhores do ESG na categoria moda e vestuário

Companhia se destacou por suas práticas na cadeia de fornecimento para um mercado mais ético, responsável e sustentável.

Compartilhe:   

 

A Arezzo&Co - grupo que reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme, Vans, TROC, My Shoes, além do marketplace ZZ Mall e do braço de lifestyle, a AR&Co (Reserva, Baw Clothing e Carol Bassi), foi premiada na categoria moda e vestuário na segunda edição do “Melhores do ESG”, da revista Exame. O anúncio aconteceu na última quinta-feira, dia 23, em cerimônia realizada no Museu da Casa Brasileira.

 

A premiação funciona como um guia que avalia as principais práticas sociais, ambientais e de governança de empresas em 17 diferentes setores da economia. O processo de avaliação é feito por meio de uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), uma das mais prestigiadas escolas de negócios do país, sob a coordenação do professor Samuel Barros.

 

Na Arezzo&Co, os principais pilares para uma boa gestão em sua agenda ESG  - do inglês environmental, social, and corporate governance para o português governança ambiental, social e corporativa - e que levaram o grupo até este reconhecimento são: produção responsável, meio ambiente saudável e pessoas empoderadas.

 

“Obrigado à Exame por promover esse encontro que aumenta a nossa conscientização. Quanto maior o reconhecimento, maior é o nosso compromisso. A Arezzo&Co completará 50 anos em setembro, e esse é apenas o começo da nossa jornada. Meu pai, nosso fundador, criou um lema de levar a empresa rumo a 2154, ano em que ele completaria 200 anos de idade. E nós só conseguiremos esse feito com práticas sustentáveis. Nossa produção é 95% realizada no Brasil, na região do Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul, e temos muito orgulho dessa história”, afirma Alexandre Birman, CEO do grupo.

 

No que diz respeito ao meio ambiente sustentável, a Arezzo&Co conta com uma série de iniciativas de economia circular e logística reversa pós-consumo, além de estar em fase de desenvolvimento de um projeto de rastreabilidade do couro via blockchain. Em 2019 e 2020, a empresa também neutralizou as emissões dos Escopos I e II de todo o grupo. Além disso, a meta é ter 100% das embalagens produzidas com materiais reciclados e/ou biodegradáveis até 2024.

 

No pilar produção responsável, a empresa tem 77% da cadeia certificada e se comprometeu a ter 100% da sua cadeia de fornecedores rastreada e certificada em aspectos socioambientais até 2024. O grupo também vai aumentar o nível de transparência dos produtos para clientes, com informações de composição, origem e fabricação. A Arezzo&Co também foi listada na carteira do ISE da B3, indicador de desempenho de empresas comprometidas com a sustentabilidade empresarial.

 

Franquias do segmento de vestuário e acessórios

 

Em pessoas empoderadas, 100% da força de vendas do varejo, incluindo franquias, já passou por treinamentos em tópicos relacionados à diversidade, assim como toda a liderança, conselho e diretoria da empresa. Nessa mesma frente, a empresa construiu uma estratégia baseada em sensibilização e desenvolvimento de todo o time, com ações afirmativas e metas. Ainda nesse pilar, por meio do projeto 1P=5P da Reserva, já foram distribuídas mais de 69 milhões de refeições para pessoas em insegurança alimentar no Brasil.

 

A Arezzo&Co também tem um Comitê de Sustentabilidade com membros independentes do conselho, além de ter implementado uma política de remuneração variável de executivos C-level atrelada à metas de sustentabilidade (emissões, rastreabilidade, diversidade e certificação socioambiental da cadeia). O grupo está em processo de certificação do Sistema B, que analisa companhias que são destaque nos quesitos sustentabilidade, responsabilidade social e transparência, analisando cinco principais áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.

 

Sobre a Arezzo&Co

A Arezzo&Co é líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil. O grupo reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme, Vans e My Shoes, além do marketplace ZZ Mall, da plataforma de economia circular Troc e do braço de lifestyle a AR&Co, que contempla as marcas da Reserva, Baw Clothing e Carol Bassi.

 

As marcas da Arezzo&Co são associadas a um estilo de vida diferenciado e desejado. Contando com amplas linhas de produtos, conseguem alcançar públicos-alvo específicos além de atender a diferentes ocasiões de uso.

 

Ao longo dos anos, a companhia conquistou dezenas de prêmios nas áreas de produção, tecnologia, inovação, gestão, comercialização e web commerce. Foi considerada em diversos anos consecutivos a melhor franquia de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil. Ocupou a primeira posição em vários rankings, entre eles o do setor de calçados, têxteis e artefatos de couro da Melhores e Maiores da revista Exame.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?