Notícias / Saúde, Beleza e Bem-Estar / Como funciona o suporte de uma grande franqueadora à rede franqueada?

Como funciona o suporte de uma grande franqueadora à rede franqueada?

Na Dr. Shape, o suporte é diário desde a assinatura do contrato, com programas especiais e consultoria personalizada para que o franqueado tenha todas as áreas operacionais atendidas com treinamentos e apoio especializado

Compartilhe:   

A lei de franquias (número 13.966/19), no artigo 2º, inciso XIII, alínea a, diz que o franqueador deve colocar, na sua Circular de Oferta de Franquia (COF), a indicação do que é oferecido ao franqueado e em quais condições no que se refere ao suporte. Portanto, conforme a lei, cada franqueadora pode determinar o nível de suporte prestado à rede franqueada e em quais condições esse suporte ocorrerá. Existe um consenso no mercado, entretanto, de que a transferência de know-how deve ser contínua para que o franqueado possa ter um bom desempenho e sua unidade performar dentro do previsto pela franqueadora.

 

Na Dr. Shape, uma das franqueadoras mais tradicionais do Brasil, que está completando 20 anos de mercado em 2022, o suporte é um dos pilares de sustentabilidade da marca. “Essa questão do suporte é um compromisso que faço pessoalmente, como sócio da marca, com cada franqueado que assina o contrato com a Dr. Shape. Eu sempre garanto e falo que da nossa parte ele pode contar 1.000%, porque o que for preciso fazer, nós faremos para a loja dar certo. Mas nós também precisamos que o franqueado se esforce para isso, porque não existe mágica”, ressalta Felipe Kalaes, sócio-franqueador da Dr. Shape que ocupa o cargo de Diretor de Operações.

 

Com mais de 70 lojas instaladas em 18 estados brasileiros e considerada a maior franqueadora de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina, a Dr. Shape quer ir muito além dos números. Para a marca, não basta apenas que os franqueados implantem suas unidades. A ideia é que todas elas tenham sucesso e gerem retorno financeiro para quem aposta na franquia. Por isso, a franqueadora garante um suporte completo, desde quando o contrato é assinado até a implantação e durante a operação da loja.

 

O suporte da Dr. Shape é dividido em programas de atividades diárias e consultoria especializada.

 

Na consultoria especializada, Felipe Kalaes explica que, para que o suporte seja realmente efetivo, ele passa por todos os setores da operação. Tudo isso é feito por consultores especialistas em cada área do negócio, como a financeira, a de Tecnologia da Informação (TI), comercial, atendimento ao cliente e a de compras. Para que o trabalho seja realizado de maneira única para cada empresário, os consultores possuem uma carteira restrita e atendem, no máximo, 20 franqueados cada um deles. “Isso é feito para que seja possível dar uma atenção de qualidade para cada franqueado. E acontece desde o momento em que o franqueado assinou o contrato, porque ele começa passando por um time que o auxiliará na busca por um ponto comercial. Encontrando o ponto, ele vai para outro time na implantação da loja e, depois da inauguração, um terceiro time ficará responsável por acompanhar as demandas do dia a dia”.

 

Mas o suporte garantido não se limita às consultorias. Mensalmente, a Dr. Shape fornece um calendário com programações diárias para ajudar os franqueados. Em todas as segundas-feiras, por exemplo, é dia de MotivAção, programa que tem como objetivo incentivar os franqueados já no início da semana. Na quinta-feira, é dia de MBA em Vendas, programa que tem como foco o aumento das vendas das lojas.

 

Essa programação é toda feita em grupo, mas ainda existem outros suportes individuais. Um deles é o PAM – Programa de Ações Mensais, que é realizado na última semana de cada mês para planejar o próximo mês. Então, cada unidade tem uma meta estipulada e é possível calcular quantos clientes aquela loja precisará para bater essa meta, com base no ticket médio e na taxa de conversão de cada unidade.

 

Nas sextas-feiras, acontece o Sextou. Nesta ação, os franqueados têm um levantamento mensal de como está indo sua loja, mostrando índices de faturamento e números de clientes, por exemplo. Para que ele possa saber como está indo aquele mês, se basta continuar naquele patamar ou se precisa se recuperar.

 

“Desde o início da operação, o franqueado já foi treinado, já recebeu nossos manuais e nosso kwon-how. Ou seja, nós já demos nossa receita do bolo. O que fazemos é garantir com a nossa equipe o apoio e que tudo seja feito de uma maneira bem completa e profissional, para que possamos acompanhar as demandas diárias e individuais”, enfatiza Kalaes.

 

Além de toda a capacitação constante, ainda existe o apoio que o franqueado recebe quando surgem questões individuais, que são resolvidas na consultoria ou emergencialmente. “Nossa meta é não deixar nenhum franqueado sem resposta, já que sempre pilotamos projetos antes de repassá-los a toda a rede e, assim, conseguimos reduzir erros e aparar arestas, podendo ajudá-los quando surgem questões mais difíceis”,

 

O resultado de todo esse suporte é uma rede mais saudável, que enfrentou a pandemia e continua crescendo com consistência.

 

Sobre a Dr. Shape

A Dr. Shape é a maior rede de franquias de lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina. Possui mais de 70 lojas instaladas em 18 estados brasileiros. Em 2022, a rede comemora 20 anos de existência, sendo dez dele operando por franquias.

 

As lojas Dr. Shape comercializam um mix completo de suplementos alimentares, produtos naturais, itens para alimentação saudável, vestuário fitness e artigos esportivos. Além disso, a Dr. Shape possui vitaminas e suplementos exclusivos, de alta qualidade, procedência garantida, autorizados pela Anvisa, compostos pelas melhores matérias-primas do mercado e referenciados por seus clientes.

 

A Dr. Shape é uma franqueadora. Para fazer parte da marca, o investimento necessário varia entre R$ 200 mil e R$ 350 mil. As lojas podem contar com a clínica de emagrecimento Viva na Medida, um espaço dedicado a quem deseja realizar tratamentos estéticos e voltados ao emagrecimento, com a apoio nutricional e que conta com equipamentos de última geração para a obtenção de resultados.

 

A Dr. Shape busca franqueados em todo o país. Para saber mais sobre o negócio, acesse o site: franquia.drshapefranquias.com.br.

 

grupo do whatsapp sua franquia

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?