Notícias / Ótica e Fotografia / Ele era auxiliar de laboratório e hoje é franqueado de 3 lojas de rede de ótica

Ele era auxiliar de laboratório e hoje é franqueado de 3 lojas de rede de ótica

Junto com sócio, Lucas Dutra prevê crescimento de 20% nos próximos 12 meses

Compartilhe:   

A relação de Lucas Dutra com o mercado de ótica começou em 2000, quando atuava como auxiliar de surfaçagem em uma ótica. No cargo, além de ajudar na produção de lentes, também era responsável pela limpeza do ambiente. Após um tempo, conseguiu ser promovido para um cargo de montador de óculos e mais para frente, gerente de laboratório.


 

“Entre 2002, até cheguei a fazer faculdade de engenharia de computação e depois mudei para o curso de engenharia mecatrônica, com o objetivo de adquirir mais conhecimento para o segmento que trabalhava, porém estudava em Sorocaba, e ficava muito distante da minha casa, em Itapetininga, e essa rotina de viajar todos os dias já não estava me fazendo bem, por isso, acabei trancando o curso”, explica.


 

Diante dessas adversidades, em 2009, por meio do contato de um amigo que trabalhava no mesmo segmento, conheceu Odilon Neto, fundador da QÓculos, rede de franquias de ótica, que na época era dono da Óticas Carol. Vendo seu potencial, Neto convidou Lucas para se tornar técnico das lojas da cidade em que morava.


 

“Entre 2009 e 2017 trabalhei nesse cargo na Óticas Carol, mas sempre tive o desejo de um negócio próprio. No final de 2016, Neto, que já havia vendido a antiga rede de ótica, e seu sócio, Rafael Galdino, conversaram comigo sobre desejarem expandir a QÓculos, que até então era um e-commerce, para lojas físicas e se tornar uma franquia e contaram sobre a inauguração da loja de Taubaté, no qual queriam que eu fosse o responsável e que se desse certo, poderia ficar e compraria a loja, realizando meu sonho”, conta Dutra.


 

Diante disso, começou todo o processo que daria início à sua vida como empreendedor. Ele se mudou para Taubaté e participou de todo o processo de abertura. “Antes de adquirir minha loja, participei desse mesmo fluxo em outras unidades, como a de Guaratinguetá, e ao longo desse tempo conheci o Sávio Otta, que foi meu primeiro sócio”, complementa.


 

Atualmente, Lucas Dutra, Sávio Cotta e Karla Matalon, são donos de três unidades: uma localizada na cidade de Cruzeiro, e as outras duas em Guaratinguetá, sendo uma no shopping Buriti e a outra em uma das ruas da cidade.


 

O empreendedor conta que ele e Sávio, que foram os sócios iniciais, investiram mais de R$170 mil para a abertura da primeira loja. “Para mim foi uma satisfação muito grande, afinal, ter meu próprio negócio era um sonho. No início me imaginei sendo o empresário de algo relacionado aos laboratórios das óticas e não ao setor de vendas, mas com as minhas experiências adquiri conhecimento, treinei e hoje me sinto realizado”.


 

As lojas juntas faturam cerca de R$3,6 milhões anualmente, e apresentaram um crescimento de 45% entre 2018 e 2022. A expectativa é crescer mais 20% nos próximos 12 meses.


 

“Diferente de outros segmentos de franquias, ter uma ótica é muito rentável, mas precisa de um tempo para obter uma maturação. Por isso, mesmo já estando em pleno crescimento pretendemos desenvolver mais as três unidades, aumentar as lojas, e se surgirem novas oportunidades, estamos abertos para pensar em abrir mais unidades”, finaliza Lucas Dutra.


 

Sobre a QÓculos


 

A QÓculos é uma rede de franquias de óptica, que possui 30 unidades espalhadas pelo Brasil. Com uma proposta ousada, a rede trouxe a expertise do digital para suas lojas físicas, gerando uma experiência de compra única para seus clientes e criando diferenciais exclusivos, frente aos concorrentes. Inclusive, este ano a marca ganhou o Selo de Excelência em Franchising 2022, pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), e o selo de Melhor Franquia do Brasil pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, ambas têm como objetivo distinguir marcas que são referências das melhores práticas do setor no país.

 

grupo do whatsapp sua franquia

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?