Notícias / Mercado / Entenda a importância da gestão da cadeia de suprimentos no franchising

Entenda a importância da gestão da cadeia de suprimentos no franchising

Especialista destaca os principais pontos de atenção para gerenciar recursos com a supply chain

Compartilhe:   

 

 

Cadeia de suprimentos ou supply chain, como também é chamada, refere-se ao processo de acompanhar o ciclo de um produto. Em outras palavras, engloba práticas capazes de otimizar e monitorar atividades com foco na entrega final para o cliente. No franchising, esse recurso se faz ainda mais necessário, principalmente por desenvolver uma padronização na gestão de procedimentos, viabilizando o melhor desempenho dos franqueados, além de atingir a satisfação dos consumidores por meio da qualidade no gerenciamento.

 

A administração de recursos impacta diretamente no sucesso de um negócio. Para as redes de franquias, especialmente as do segmento de alimentação, gerir padrões, custos e insumos pode estar entre os maiores desafios para alcançar a excelência e a padronização. 

 

Para contribuir com esse patamar de profissionalização, Carolinne Couto, co-fundadora e CMO da KPL Supply Solution, logtech que realiza toda a gestão de supply chain do segmento de food service e do franchising, destaca quais os pontos mais importantes da gestão da cadeia de suprimentos para as franquias. Confira:

 

Padronização

Para o franchising este é um tema recorrente dos modelos de negócios, principalmente porque as redes devem seguir os mesmos padrões de qualidade, atendimento e até mesmo de comunicação. “Garantir a padronização nas entregas de todas as unidades de um negócio só é possível por meio da criação e execução de uma estratégia, planejamento e soluções ofertadas por um parceiro que garanta toda a gestão da cadeia de suprimentos. Centralizar as principais ações de controle e gerenciamento podem não só garantir a uniformidade nos processos, como também reduzir custos extras para o franqueado”, afirma Carolinne.

 

Controle 

Acompanhar o consumo, controlar o estoque e o armazenamento são pontos fundamentais para quem quer evitar surpresas com a demora na entrega de um produto adquirido de última hora, além de custos fora do orçamento planejado. Preocupar-se com a alocação de insumo também é imprescindível, visto que matérias-primas comestíveis, por exemplo, precisam estar em ambientes condizentes com sua necessidade de conservação. “O benefício ao terceirizar a gestão da cadeia de suprimentos é conseguir uma clara liberdade do controle de estoque, tanto de quantidade quanto de verificação de validade, que fica por conta do prestador de serviço, que gerencia todos esses detalhes”, explica a executiva.

 

Custos

Por meio de plataformas customizadas para o negócio, é possível centralizar todos os pedidos em um só lugar, ou seja, receber o fornecimento de insumos para várias unidades, otimizando custos com a economia de armazenamento e fretes. “Atualmente, empresas como a KPL Supply Solution, que são especializadas no atendimento a franquias, oferecem aos franqueados a distribuição de ponto a ponto, não sendo mais necessário que o franqueador mantenha um centro próprio de distribuição e armazenagem. Assim, o franqueado passa a não depender da busca por fornecedores locais para o seu negócio’’, finaliza Carolinne.

 

 

Carolinne Couto

Carolinne Couto, co-fundadora e CMO da KPL Supply Solution (divulgação)

Sobre a KPL Supply Solution

Fundada em 2018 pelos empreendedores Rodrigo Pitombo e Carolinne Couto, a KPL Supply Solution é uma logtech que realiza toda a gestão da cadeia de suprimentos do segmento de food service, especialmente no franchising. Além da expertise no transporte da carga, a empresa faz toda a gestão estratégica do fluxo de operação, garantindo a entrega de suprimentos aos pequenos e médios franqueados com o melhor valor de mercado, mais qualidade e de forma mais rápida. Atualmente a empresa conta com frota própria e terceirizada e centros de distribuição em São Paulo e no Rio de Janeiro. Saiba mais aqui. 

 

 

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?