Notícias / Limpeza e Conservação / Recém-lançada, OMO Lavanderia marca a entrada da Unilever® no setor de franquias

Recém-lançada, OMO Lavanderia marca a entrada da Unilever® no setor de franquias

A OMO Lavanderia é a rede de franquias do ramo de lavanderias da OMO, marca da Unilever ®, líder no mercado de sabão para lavar roupas.

Compartilhe:   

 

A OMO Lavandeira é uma jovem rede de franquias. Por outro lodo, nasceu com o nome comercial de uma marca de sabão em pó e também sabão líquido, muito conhecida dos brasileiros.

 

O negócio é a oportunidade de investir em uma marca amplamente reconhecida e respeitada pelos brasileiros, com forte presença nas residências, e oferecer, através de uma tecnologia de ponta, serviços profissionais de limpeza e conservação de roupas entre outros.

 

A rede de franquias OMO Lavanderia marcou presença na ABF Franchising Expo 2022. No estande, Teo Figueredo, Diretor de OMO Lavanderia, atendeu o Portal Sua Franquia e concedeu uma entrevista exclusiva.

 

Portal Sua Franquia: Como está a rede de franquias OMO Lavanderia (em unidades franqueadas e lojas próprias)?

OMO Lavanderia: “Hoje nós temos 197 lojas Omo Lavanderia, sendo algumas já inauguradas, outras em processo de procura de ponto comercial ou em obras. De todas estas lojas, temos duas lojas próprias, sendo uma operando no Campo Belo, em São Paulo/SP, e outra No Itaim Bibi, em São Paulo/SP. É um número interessante, ainda no caminho que queremos chegar, ou seja, ainda não chegamos no auge da nossa ambição, mas caminho correto”.

 

Portal Sua Franquia: Qual é o plano de expansão para o ano de 2022?

OMO Lavanderia: “Em nome da Unilever® não posso abrir os planos anuais da empresa, mas o que eu posso dizer é que em médio e longo prazo, pretendemos ser a maior e melhor rede de franquias de lavanderia no Brasil e com mais de 500 lojas em operação e para isso, vamos caminhando a passos largos para chegar nessa ambição de ter mais de 500 lojas em todo o Brasil”.

 

Portal Sua Franquia: O que deve agregar a OMO Lavanderia após a participação na ABF Franchising Expo 2022?

OMO Lavanderia: “Foi a primeira vez que participamos da ABF Franchising Expo 2022 com a marca OMO, marcando a nossa inauguração como franquia. Foram quatro dias intenso para todo o nosso time de expansão, gestão, marketing, e até o time das treinadoras, se mobilizou para realizar atendimentos até porque o nosso estande teve bastante lotado. Então foi bastante animador e interessante a participação da OMO Lavanderia”.

 

Portal Sua Franquia: Vamos falar de benefícios para sociedade. Me conte sobre os produtos e serviços em si. Ou seja, quais são as soluções oferecidas pela rede de franquias OMO Lavanderia aos seus clientes?

OMO Lavanderia: “Omo Lavanderia vem com uma ambição muito grande que é democratizar o acesso ao consumidor brasileiro com lavanderia. Se olharmos para o segmento de lavanderia, ele é um serviço elitizado e que teve pouca evolução tecnológica nos últimos anos. Temos uma missão clara de trazer conveniência e um cuidado profissional para o consumidor que busca delegar o cuidado na limpeza da sua roupa. Hoje temos alguns modelos de lojas que entregam este serviço na residência do consumidor. Vamos começar pelo modelo de loja Self-service, na qual é uma novidade para o segmento aqui no Brasil que é uma loja autônoma, onde o consumidor é responsável por colocar as roupas na máquinas e toda a interface do consumidor com as máquinas das lojas é realizada através do aplicativo Omo Lavanderia, e, consegue lavar e secar as roupas em 75 minutos o que é algo super prático quando comparamos com a tarefa domestica na qual acaba gastando de 4 a 6 horas dependendo da quantidade de roupa, e não temos funcionários neste modelo de loja trazendo uma capilaridade bem grande neste modelo de loja. Nós temos também outros dois modelos. Na Omo Lavanderia Express é uma loja onde uma parte importante das roupas são cobradas ao consumidor no formato de cesto. Então, permite ter um ticket médio um pouco mais baixo quando se cobra a peça avulsa. E é um serviço para trazer praticidade, conveniência quando o consumidor vai lavar a sua roupa e a passadoria é cobrada a parte. E a nossa outra loja é no modelo Especializada com uma tecnologia de cuidado com a roupa diferente de quando se compara com outros dois modelos de lojas. Usamos a tecnologia de cuidado diferente em relação aos outros dois modelos que é a tecnologia What Clean com banca de remoção de manchas, lava qualquer tipo de tecido, desde ceda até roupa do dia a dia. Também oferecemos dois serviços na qual podem ser agregados nas lojas de atendimentos de balcão, então a Express e a Especializada, que é de costura para pequenos e rápidos reparos de roupas como pregar botão, fazer a barra. E nós lançamos a pouquíssimo tempo o serviço Omo Casa que é o cuidado de estofados na casa do consumidor como lavagem de sofá, poltrona, colchão. E trazemos bastante diferenciação para o mercado que é uma desacarização completa removendo 99,9% dos ácaros e também deixamos seca após o processo de higienização, ou seja, o consumidor pode usar sem tem que sair da casa”.

 

Portal Sua Franquia: Um pouco sobre sustentabilidade. Quais são as ações realizadas pela a rede de franquias OMO Lavanderia. Sobretudo, por se tratar do segmento atuante, limpeza e conservação?

OMO Lavanderia: “Um grande diferencial que trazemos é o cuidado na lavanderia Omo Lavanderia que reduz em média o consumo de água e energia em 72%. Então, comparando como uma lavagem de roupa em uma residência. Então, trazemos um passo importante para o meio ambiente que é economizar água e energia. Além, domais, estamos como uma jornada importante de otimizar a quantidade de plástico que é usado nas lojas. Todos os cabines usados em Omo Lavanderia são de plástico de origem recicladas e não plástico virgens. Também temos campanhas que chamamos de “leve e trás” para os consumidores que trazem os cabides de volta ganham créditos para usar. E estamos em um plano para eliminar completamente o uso de plástico para ser a primeira a primeira lavanderia verde. Esperamos que nos próximos dois meses lançaremos oficialmente a primeira lavanderia verde da rede Omo Lavanderia”.

 

BConnected │ O maior evento de redes de negócios e franquias da América LatinaPUBLICIDADE

 

Portal Sua Franquia: A partir de agora vamos falar diretamente para os interessados em investir. De vantagens de se ter uma franquia da OMO Lavanderia?

OMO Lavanderia: “O primeira vantagem que quero trazer aqui é a marca OMO. A marca OMO é uma das marcas Top of Mind no Brasil há mais de 30 anos e não é somente no segmento de cuidados com a roupa. É uma marca com alta penetração nos lares dos brasileiros. Então, sete de cada dez usuários no Brasil tem a marca OMO. Então, nasce uma franqueadora já com uma marca muito forte. Além, domais, nascemos através da aquisição de uma franqueadora que era reconhecida pela sua qualidade dos serviços. Assim, temos processos muito bem desenhados para os franqueados que passam desde uma implantação de loja com conhecimento técnico de nosso time de como fazer o projeto de uma loja, até o nosso time de treinadores que treinam os franqueados e suas funcionárias par aperar uma loja. E por cima de tudo, uma forma diferente de fazer marketing. Nós temos investimentos importantes em marketing como campanhas em TV aberta realizadas no ano passo e na qual iremos fazer de novo. Que é algo, na qual, para o ramo de lavanderia nem sempre é possível. E por último na qual é a nossa cereja de bolo é sobre a satisfação dos nossos consumidores que usam os nossos serviços. Realizamos mensurações de NPS [Net Promoter Score] que são as medições das satisfações dos nossos serviços, e elas são bem altas e acima dos benchmarking de grandes empresas”.

 

Portal Sua Franquia: Quais são os modelos de franquias disponíveis para investimentos?

OMO Lavanderia: “O primeiro ponto é que não temos todas as praças abertas porque estamos em um processo importante de expansão. Então é importante que o interessado em investir venha e converse com o nosso time de expansão para entender as necessidades da praça. E hoje temos três principais opções de franquias. A primeira é o modelo Self-Service, uma loja autônoma, aonde o investidor não vai precisar ter uma equipe presente na loja durante o dia a dia da operação. Nós temos o modelo OMO Lavanderia Express que é um modelo intermediário entre a Self-Service e a Especializada que é o nosso modelo mais completo, inclusive em termos de investimentos. E aqui temos uma oportunidade interessante para quem quer investir e escalar o seu negócio que é através do pontos de coletas. Então, quem tem uma lavanderia Especializada pode abrir um ponto de coleta dentro do território da sua loja para aumentar a capilaridade da loja, pois lavanderia é um serviço de possibilidade e ter pontos de coletas é interessante. E cada loja de lavanderia Especializada comporta até três pontos de coletas, sendo uma forma interessante de diluir o investimento em maquinário e otimizar a capitação de clientes dentro do território”.

 

Portal Sua Franquia: Como funciona a operação da rede de franquias OMO Lavanderia?

OMO Lavanderia: “Hoje temos um suporte completo de um time técnico que está de baixo de uma gestão de operações com treinadores que fazem o papel técnico de suporte do dia a dia, mas também no treinamento inicial das lojas. Temos um time importe de gestão de suporte, em termos, de gestão do dia a dia, desde como fazer um CMV [Custo da Mercadoria Vendida], como fazer um DRE [Demonstração do Resultado do Exercício], mas também de estratégias de vendas e de precificação. Lojas recém-inauguradas ficam 12 meses sendo acompanhadas de maneira mais próxima até ela elas chegarem ao patamar de estabilidade. E nós temos um suporte importante que é o time de marketing que faz bastante atividades promocionais e até de peças criativas. Então, é um suporte de todas as frentes que o franqueado precisar, inclusive, nós buscamos muitas parcerias, desde empresas que oferecem descontos na conta de energia elétrica porquê temos uma parceria com quem tem fazendas de energias solares espelhadas pelo Brasil que isto revertem para os nossos franqueados. Além de parcerias com bancos financeiros. Parcerias com adquirentes de cartão de crédito. Nós trabalhamos em todas as frentes para deixar os nossos franqueados suportados e poder focar em atender bem os seus consumidores e fazem um bom serviço na prestação de limpeza e cuidado das roupas”.

 

Portal Sua Franquia: Fala-me do processo de escolha do ponto comercial?

OMO Lavanderia: “Nós temos uma jornada de escolha do ponto comercial, na qual acontece após a assinatura do pré-contrato de franquia, então, o franqueado que deseja abrir em uma determinada praça/ bairro, dependendo da cidade. Nós determinamos qual é a melhor praça vai assinar no contrato. E, uma vez assinado, nós partimos exatamente para a busca do ponto comercial. Nós temos um profissional dedicado no time para suportar o franqueado nesta jornada. E ainda temos uma ferramenta que cruza uma série de informações importantes como verticalização e potencial de renda da região. E nós passamos para o franqueado exatamente qual é a melhor rua, inclusiva a quadra da rua para ele instalar a OMO Lavanderia. Nós também treinamos o franqueado sobre o que é necessário para cada um dos modelos de lojas, verificar no ponto comercial para implantar a loja. Uma vez aprovado pelo Comitê de Aprovação de Temas de Franqueados, partimos para o projeto de projetos, inclusive com a parceria com um escritório de arquitetura”.

 

Franquias do segmento de limpeza e conservação

 

Portal Sua Franquia: Por fim, qual é o passo a passo para o investidor adquirir uma franquia da OMO Lavanderia. E ainda, o investidor precisa ter experiencia anterior na área?

OMO Lavanderia: “Começando pela última pergunta sobre experiência prévia, o investidor não precisa ter experiência prévia na área. Pois, temos vários modelos de franqueados, desde aquele que é somente investidor que tem várias lojas, e temos o franqueado que é operador e que opera o dia a dia na loja. E o nosso objetivo é treinar para ser um franqueado de lavanderia. Sobre o processo, começa ao se cadastrar no site www.especializada.omolavanderia.com.br/seja-um-franqueado e preencher um formulário de contato que também é uma ficha de pré-qualificação. Com isso, já é enviado para o time que analisa a capacidade de investimento do candidato franqueado, apresentação do plano de negócio de cada um dos modelos, e todo o funil de atendimento até a assinatura do pré-contrato, com várias reuniões com o candidato, sendo a maior parte virtual, excesso para aqueles que estejam em São Paulo [SP], e que convidamos para vir no escritório que fica no bairro do Campo Belo para bater um papo. Uma vez assinado o pré-contrato, buscamos o ponto comercial, projeto arquitetônico e de comunicação visual, daí o processo de como fazer de implantação na qual temos um time de operações e que oferece todo o suporte ao franqueado nesta jornada de implantação. Antes da inauguração oferecemos toda campanha de marketing para loja, desde a criação de redes sociais, até a implantação de peças para a inauguração e, nós enviamos uma treinadora, quando for para uma loja que tenha atendimento presencial, para ajudar, inclusive no processo de recrutamento de pessoas para trabalharem na nova loja, seguindo o seu perfil técnico. E inaugurando a loja, acompanhamos através de um time de gestão nos primeiros 12 meses e bem de perto para garantir que a loja esteja em um patamar saudável de lucrabilidade”.

 

Modelos de lavanderia de OMO Lavanderia

 

Modelo Especializada

Dimensão do imóvel a partir de 70 m²

Investimento inicial: a partir de R$ 379.999,00*

Prazo de retorno do investimento: 36 a 48 meses

Modelo Express

Dimensão do imóvel: a partir de 40 m²

Investimento inicial: a partir de R$ 299.999,00*

Prazo de retorno do investimento: 36 a 48 meses

Modelo Self-service

Dimensão do imóvel: a partir de 30 m²

Investimento inicial: a partir de R$ 159.999,00*

Prazo de retorno do investimento: 24 a 36 meses

*Não contempla custo de obra, nem capital de giro.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?