Notícias / Gurus / Leque de ferramentas: veja as estratégias de marketing para gerar transformações e insights para os negócios

Leque de ferramentas: veja as estratégias de marketing para gerar transformações e insights para os negócios

Por Raphael Oliveira*

Compartilhe:   

 

Os processos dentro de um negócio estão apresentando cada vez mais um leque de possibilidades para manter a empresa sólida e preparada para as instabilidades do mercado. Um dos desafios é fazer com que todos os membros do ambiente corporativo deixem de lado o mindset tradicional, ou seja, a mentalidade que um grupo de pessoa segue devido a padrões ou pensamentos como a de uma estrutura organizacional tradicional, considerada menos flexíveis às tendências do mundo dos negócios, por exemplo. Segundo a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil, 94% das empresas escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento, e apesar disso, 95% das empresas reconhecem que precisam melhorar a atuação na área.

 

Muitos gestores já estão se posicionando frente às mudanças e percebendo as vantagens de ter uma estrutura organizacional mais moderna, com uma comunicação mais flexível e com um modelo de negócio inserido no mundo online. De acordo com um estudo realizado pela PwC Brasil (consultoria empresarial), é crescente o número de executivos e membros de conselhos de administração que veem a cultura como um tema estratégico essencial para suas organizações: 76% dos líderes corporativos brasileiros afirmam que esse é assunto relevante em suas agendas. A pesquisa foi realizada com base em resultados da Global Culture Survey 2018 - levantamento feito com representantes de 254 empresas nacionais.

 

Mais do que nunca, após a pandemia, as pessoas querem viver novas experiências, e quando se trata de consumidores, as empresas buscam oportunizar a elas uma melhor experiência de produto e/ou serviço. Para isso, investem mais em suas marcas através do marketing e publicidade. Por meio de uma campanha, a mensagem pode ser transmitida com tom de confiança, e quando um consumidor se identifica com a ação de um produto, ele passa a ter mais empatia, memorizando a marca.

 

BConnected │ O maior evento de redes de negócios e franquias da América LatinaPUBLICIDADE

 

A força das campanhas bem estruturadas por meio de metodologias do marketing reflete no comportamento do consumidor, que se interessa mais por um produto quando o mesmo está bem posicionado e com informações claras através de uma publicação ou por um influencer. 76% dos consumidores já compraram algum produto ou serviço com base na recomendação feita por um influenciador digital, de acordo com um estudo produzido pela empresa de marketing de influência Spark em com o Instituto QualiBest (de pesquisas).

 

O Marketing é capaz de impactar o cérebro por gerar respostas sensoriais, afetivas e cognitivas. Por meio do neuromarketing, um estudo que é de fato capaz de fazer uma pessoa consumir um produto: ao se analisar os momentos antes da compra, a compra por impulso ou o sentimento de compra, é possível estabelecer estratégias eficientes. A neurociência é bem precisa a partir de pesquisas e métodos, e não trabalha com achismos. Esse estilo de estudo é muito utilizado em empresas que estão inseridas no mundo físico e virtual, e que investem no marketing digital, a fim de manter um bom relacionamento com o seu público e propagar as melhores campanhas bem direcionadas.

 

Como especialista da área de marketing, entendo que a revolução continua avançando nas diversas áreas do conhecimento, que disponibiliza informações cada vez mais precisas e com dados sólidos para atingir novos insights. Por isso, apresento algumas das ferramentas do marketing capazes de transformar o seu negócio neste segundo semestre de 2022, confira:

 

  • Estratégias de marketing omnichannel;

 

  • Geração de conteúdo que apresente uma real proposta de valor;

 

  • Pesquisas bem segmentadas, de acordo com a demografia e persona;

 

  • SEO [do inglês Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca];

 

  • Inserção de vídeos nas campanhas;

 

  • Tecnologia e tendência;

 

  • Criatividade nas ações;

 

  • Produzir marketing de conteúdo com materiais inovadores.

 

Conheça os nossos Gurus/colunistas do franchising

 

A partir de análises bem profundas, o Marketing Digital impulsiona a sua marca no mundo online e real, revelando a missão, valores e propósitos do seu negócio.

 

SOBRE - RAPHAEL OLIVEIRA*

Raphael Oliveira é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá e Sócio Diretor da Box Ideias - Agência de Marketing e Tecnologia.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?