Notícias / Gurus / Como a LGPD impacta nos contatos captados em feiras e eventos de franquias?

Como a LGPD impacta nos contatos captados em feiras e eventos de franquias?

Por Renata Pin*

Compartilhe:   

 

A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do país, aconteceu em junho, em São Paulo [SP]. Franqueadores saíram do evento cheios de contatos, ou “leads”, como o mercado gosta de chamar. Em tempos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), esses nomes, telefones e e-mails devem ser tratados com toda a cautela.

 

Vale lembrar que a LGPD responsabiliza a empresa detentora dos dados pelo uso dessas informações, e é de posse do dono dos dados - no caso, os candidatos a franqueados - o direito de como essas informações serão usadas.

 

Conheça os nossos gurus/colunistas do franchising

 

Portanto, se o franqueador captou um “lead” no seu próprio estande, quando for procurar essa pessoa e conversar, tem que dar a ela a oportunidade de se descadastrar caso assim deseje. Isso vale para contatos telefônicos, por WhatsApp ou email. Quem não apresenta essa possibilidade ao candidato a franqueado descumpre a LGPD e o marco civil da internet.

 

Para deixar claro, não há nada de errado em usar os “leads” captados na feira, mas é preciso garantir que a pessoa possa sair do cadastro quando quiser, e respeitar essa vontade.

 

*SOBRE - RENATA PIN

Renata Pin é advogada especializada em direito empresarial, sócia do AOA - Andrea Oricchio Advogados.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?