5 Tendências de Marketing para empreendedores em 2022

O surgimento de empresas em diferentes segmentos é uma tendência que obteve crescimento nos últimos anos. Com novos negócios e aumento da concorrência no mercado, conhecer novas tendências de marketing para empreendedores é essencial para ter excelente lucratividade e sucesso, se destacando.

 

Na era da internet, as inovações acontecem muito rápido e continuamente. Todos os dias surge um novo aplicativo, tecnologia, programas e plataformas que ajudam no atendimento ao usuário, bem como tipos de publicações e facilitadores para os usuários.

 

Considerando este fato, as empresas precisam investir em ações de marketing digital para conseguir se adaptar aos novos hábitos e costumes dos consumidores, compreendendo esses processos, além de acompanhar novas tendências de marketing no mercado para se manter posicionado.

 

Sendo assim, utilizar tendências que já são um sucesso e ficar de olho nos conteúdos e formatos que se desenham como uma oportunidade de se destacar e com potencial para tendência em 2022 é crucial para conseguir excelentes ganhos para a sua marca.

 

Tendências para 2022 que ajudam no crescimento dos negócios

O marketing digital está sempre em evolução e todo ano sempre aparecem novas tendências para engajar, informar e entreter, bem como há novos algoritmos e métricas que precisam ser considerados. Com o tempo, elas começam a ganhar força.

 

 

 

Conhecer as principais tendências de marketing é a forma da empresa obter excelentes resultados. Algumas das tendências que prometem excelentes ganhos nos negócios são:

 

1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia presente no universo do marketing desde 2013 e a tendência é continuar forte como a maior fonte de tráfego na internet, ganhando cada vez mais importância em materiais mais profundos, de qualidade e criativos.

 

Muitas empresas já utilizam a estratégia em suas ações de marketing, pois ter um mix de conteúdos é uma excelente maneira de chamar atenção, mostrar autoridade sobre determinado assunto, além de oferecer soluções para as dúvidas das pessoas.

 

Nesse contexto, é possível investir em formatos diversos, de modo a atrair e agradar o público conforme a rede, o objetivo do negócio e o grau desejado de interação/evolução. Dentre os modelos possíveis, consegue-se investir em conteúdos como:

 

  • Artigos;
  • E-books;
  • Posts em blogs;
  • Posts em redes sociais;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Podcasts

 

Para 2022, um dos formatos que promete render excelentes resultados são os posts em redes sociais, tendo em vista o alto volume de pessoas e possibilidade de segmentação para o público mais adequado, gerando maior engajamento.

 

2. Vídeo Marketing

O uso de vídeos nas estratégias de marketing digital é uma forte tendência para os próximos anos. A inclusão de materiais audiovisuais nos feeds e em landing pages, por exemplo, aumenta as taxas de conversão e atua como um material atrativo e de alto entretenimento.

 

Os vídeos são materiais com alto poder de engajamento, ou seja, conseguem encantar o público, gerando interesse. Além de informarem com facilidade e rapidez, visto a dinamicidade.

 

A criação de vídeos aumentam as possibilidades de utilizar CTAs (Call to Action), em português chamadas de ação, para aumentar a interação dos usuários com a marca, agregando valor.

 

3. Uso de IA (Inteligência Artificial)

A inteligência artificial e o machine learning (aprendizado das máquinas) são tecnologias que estão cada vez mais próximas dos negócios e têm sido utilizadas nas empresas, agilizando e otimizando processos, agregando mais efetividade às ações propostas.

 

Os profissionais de marketing podem usar a IA para:

 

  • Automação de marketing;
  • Desenvolvimento de conteúdo;
  • Auxílio na criação de anúncios em plataformas como Twitter Ads e outras ferramentas (segmentando as estratégias);
  • Otimização do SEO por meio de softwares dedicados;
  • Auxílio na produção de descrições de produtos com praticidade;
  • Atendimento ao cliente por meio de Chatbots.

 

A tecnologia facilita muito o trabalho da equipe do marketing, mas é importante observar todos os estágios da IA para conseguir bons resultados.

 

4. Pesquisa por voz

O aumento das pesquisas por voz é algo que pode ser explorado pelo marketing. Os smartphones e assistentes virtuais tornaram o processo de buscas mais prático, aumentando o número de pesquisas por este recurso, tornando-o uma grande tendência, visto a facilidade proporcionada nas buscas.

 

Com a pesquisa por voz, os empreendedores podem explorar mais as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), pensando nas pesquisas e palavras usadas e criando descrições de produtos e serviços que tornam as buscas mais simples, aumentando as possibilidades de bons resultado.

 

5. Whatsapp Marketing

O Whatsapp é muito mais do que uma ferramenta para troca de mensagens, ele pode auxiliar nas estratégias de marketing digital. 

 

Os empreendedores podem utilizar o Whatsapp Business para vendas e publicidade online, algo que ajuda a automatizar os serviços de atendimento aos clientes, oferecendo suporte em tempo real.

 

6. Glória do Instagram

2021 foi o ano de crescimento da rede social e a tendência é que em 2022 a plataforma se torne a número um, quando o assunto é engajamento dos usuários.

 

Um ponto interessante é a possibilidade de criar anúncios com a ferramenta Instagram Ads. 

 

Nesse sentido, os empreendedores podem utilizar estratégias de Inbound Marketing para atrair novos clientes, potencializar as vendas, encantar e fidelizar os clientes já presentes na base, além de fortalecer a imagem da marca em uma das plataformas mais usadas pelos internautas.

 

Inclusive, cada vez mais são agregadas ferramentas ao Instagram, promovendo novas oportunidades para atrair e se relacionar com a base de contatos.

 

Portanto, acompanhar as principais tendências de marketing que surgem no mercado são formas de conseguir criar ações de marketing que fortalecem a marca, melhoram as vendas e proporcionam novas oportunidades de crescimento ao mercado.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você