Franquias de Beleza e Saúde

Com um faturamento de R$26 bilhões em 2016 e R$30 bilhões em 2017, conforme último balanço realizado pela Associação Brasileira de Franchising, o setor de Saúde e Beleza é um dos que mais cresce dentro do
mercado de franquias. Todos os anos, inúmeras marcas nascem e as que já estão no mercado abrem novas unidades. Definitivamente, é um segmento que não conhece a crise da forma mais dura.

O crescimento anual no faturamento não é à toa, o Brasil representa 7,1% do consumo mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, ocupando o quarto lugar no ramo atrás dos EUA, China e Japão conforme dados da Euromonitor, publicados no Panorama 2016 da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Outro fator que ajuda o segmento a crescer foi o surgimento e popularização de clínicas particulares de saúde que praticam preços populares. Com um serviço particular, porém com preço inferior a planos de saúde, essas clínicas conquistaram os clientes e cresceram muito nos últimos anos como uma tendência de mercado.

As franquias, claro, fornecem uma boa parte desses produtos consumidos. Ao longo dos anos, marcas fortes surgiram e se desenvolveram no país. Hoje, a oferta de franquias do segmento de saúde e beleza é imensa e
existem tanto franquias de baixo custo de investimento quando redes mais caras. O perfil de franqueado mais buscado é aquele que tem afinidade com os produtos e com as rotinas do setor.