Início / Notícias / Gestão / Marketing em redes sociais para franquias

Marketing em redes sociais para franquias

Selecionamos algumas dicas que ajudam a gerenciar o marketing para franquias e também alguns pontos importantes para que suas vendas nunca diminuam.

Marketing em redes sociais para franquias

Compartilhe:   

 

Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, TikTok e Reddit. O cenário do marketing de mídia social está em constante mudança, criando alguns desafios complexos para empresas com vários locais. 

 

As franquias devem avaliar sua capacidade de criar uma experiência de usuário consistente em plataformas digitais, e isso requer uma via de mão dupla entre a franquia e os clientes. 

 

Uma das maneiras mais acessíveis de fazer isso é implementar uma estratégia de mídia social. Neste artigo, compartilhamos algumas dicas que ajudam a gerenciar o marketing para franquias e também vamos mostrar alguns pontos importantes que podem ser utilizados na sua franquia para que suas vendas nunca diminuam, pelo contrário, só aumentem. Vamos lá.

 

 

Marketing de mídia social para franquias: Condenação e consistência

Como nossas vidas se tornam cada vez mais digitais com a tecnologia, o impulso para ter uma estratégia digital responsiva e eficaz não é exceção. 

  

Ao desenvolver uma estratégia de mídia social de franquia eficaz, os proprietários devem criar uma marca facilmente replicável e os locais de franquia devem manter uma reputação de marca positiva. Então, como você pode começar? 

 

Implementar as diretrizes da marca de forma clara

Se você ainda não tiver uma, o primeiro passo em sua estratégia de marketing digital nas mídias sociais para sua franquia, deve ser criar um conjunto de diretrizes claras de marca e estilo. 

 

Ao compartilhar essas informações com os franqueados, você pode permitir que eles compartilhem informações relevantes para sua comunidade local e seus clientes, enquanto ainda segue a voz, o tom e o estilo geral estabelecidos pela marca.

 

 

Crie políticas detalhadas

 

Embora as diretrizes da marca adicionem um melhor senso de consistência à sua estratégia de marketing de mídia social, também é crucial criar políticas detalhadas para ajudar os franqueados a evitar armadilhas. 

 

Defina expectativas para o uso apropriado e inadequado de suas contas de mídia social e desenvolva uma política de mídia social para ajudar a orientá-los. Além disso, você pode usar essas políticas para se proteger, como franqueador, de quaisquer questões jurídicas que possam ocorrer em uma crise de mídia social.

 

Compartilhamento do marketing de mídia social

Para a maioria das marcas, não faz sentido para os proprietários da franquia lidar com os canais de mídia social sozinhos. A quantidade de mensagens, comentários e interações que uma franquia pode receber diariamente não é apenas opressora, mas muitas vezes específica para cada local. 

 

 

Com 70% dos clientes usando mídia social, chat ao vivo ou mensagens de texto para atendimento ao cliente, é importante que eles entrem em contato com alguém que possa atender às suas necessidades. 

 

Depois desses pontos estarem ativos, juntamente com as diretrizes de marca e postagem, é fundamental que os proprietários das franquias, lidem com as oportunidades de atendimento ao cliente nas mídias sociais em nível local que vão começar a acontecer com mais frequência.

 

CONHEÇA AS MELHORES FRANQUIAS DE COMUNICAÇÃO DO PORTAL!

 

 

Sempre manter a presença da franquia nas mídias sociais

 

Um dos aspectos mais desafiadores do gerenciamento de mídia social para franquias é manter o uso eficaz em vários canais de marketing. Se um cliente em potencial acessar a página de uma franquia local e descobrir que a postagem mais recente é de anos atrás, isso pode ser um sério desestímulo.

 

 

Embora seu escritório corporativo possa não ter as informações para selecionar conteúdo relevante para cada local, você ainda pode aumentar o conhecimento da marca para suas lojas em nível local. 

 

Postagem cruzada de conteúdo relevante em todas as regiões pode ajudar a manter perfis sociais ativos. Isso ajuda a garantir que as plataformas de mídia social de cada empresa local permaneçam consistentes, permitindo que franqueados individuais publiquem conteúdo específico do local, como eventos e vendas locais.

 

Utilize modelos de postagens

Para manter mais controle sobre o marketing de sua franquia e, ao mesmo tempo, dar aos franqueados alguma liberdade para compartilhar seu conteúdo, considere a implementação de uma biblioteca de modelos para postagens nas mídias sociais.

 

Crie e adicione modelos a esta biblioteca de mídia que você pode compartilhar com os franqueados para que eles possam fazer pequenas alterações para garantir que o conteúdo seja relevante para seu público local.

 

 

Claro, configurar sua estratégia de mídia social é apenas uma parte de seus esforços de marketing para  franquia. Anúncios do Google e outras campanhas de pagamento por clique (PPC), otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), e-mail e marketing tradicional para franquias ainda são partes essenciais do quebra-cabeça. 

 

Há muito o que lidar ao gerenciar uma franquia e manter padrões consistentes. Para obter ajuda especializada e aproveitar ao máximo o marketing digital de sua franquia, entre em contato com empresas especializadas no assunto. 

 

 

O desafio para as franquias

 

O marketing de mídia social pode ser complicado para as franquias. A matriz e os proprietários de cada franquia, têm necessidades diferentes em comparação aos franqueados, proprietários de um único local. Desafios como manter o controle da marca e ao mesmo tempo aderir aos padrões da marca, podem surgir rapidamente ao alinhar os objetivos entre franqueadores e franqueados. Executar uma estratégia de marketing social local fica complexo quando sua marca de franquia tem centenas de locais em todo o país ou em todo o mundo. 

 

Quais são os problemas que os franqueados enfrentam com a utilização da estratégia de mídia social?

 

  • Criação de uma presença localizada na mídia social
  • Seguir diretrizes de marcas mais amplas
  • Abordar o feedback da mídia social em tempo hábil
  • Inconsistências de marca 
  • Perfis de mídia social local mal gerenciados
  • A falta de uma presença social envolvente

 

Implementar um sistema de fluxo de trabalho pode ajudar franqueadores, franqueados e suas equipes a criar uma estratégia de mídia social unificada que atenda a todos os objetivos de todas as partes envolvidas. 

 

As estratégias de mídia social ajudam os franqueadores a comunicar as prioridades com facilidade e oferecem aos franqueados uma maneira simples de atribuir tarefas às suas equipes. 

 

A utilização das mídias sociais de forma efetiva, como podemos observar, é fundamental para a continuidade e progresso da matriz, mas também muito importante para as franquias, com certeza utilizando todas as dicas que passamos no texto as franquias vão criar uma estratégia consistente e eficaz de mídia social e alcançar todos os objetivos que desejam.

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?