Notícias / Franchising no Mundo / Confira 5 dicas de como internacionalizar a sua franquia

Confira 5 dicas de como internacionalizar a sua franquia

Conheça a história da master franqueada da Sóbrancelhas que levou a marca para fora do país e, hoje, possui 19 unidades na Argentina, sendo 3 unidades próprias.

Compartilhe:   

 

Além de consolidar sua marca no mercado, grandes empreendedores vão além e sonham em expandir suas redes para outros países. A internacionalização é um fenômeno comercial e estratégico que considera desde a exportação dos produtos e serviços até a definição de estratégias de marketing e posicionamento da marca. Foi o que aconteceu com a master franqueada da Sóbrancelhas Ludmila Chaves, de 36 anos, que levou o negócio do Brasil para a Argentina e hoje possui 19 unidades, sendo 3 próprias.

 

A tendência de internacionalização das marcas brasileiras retomou com força no franchising. Em 2021, segundo o estudo anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve um aumento de 12% no número de marcas brasileiras no exterior, passando de 163 para 183, considerando todos os formatos de operação: unidade própria, franqueadas, desenvolvedor de área, exportação, joint venture e máster franchising.

 

O sonho de empreender noutro país criou uma série de desafios para a máster franqueada. Ludmila largou a área de psicologia e migrou para outro país e se aprimorou profissionalmente em outra área e em novos ares, alcançando, em pouco tempo, índices de expansão satisfatórios. O sucesso foi oriundo de sua perseverança em se tornar dona do próprio negócio e que teve inspiração de seus familiares que, por sua vez, eram comerciantes. Ao conhecer Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas, Ludmila encontrou uma nova chance para empreender e poder trabalhar com pessoas, sendo seu grande objetivo.

 

“Possuo uma veia no comercial muito forte, pois foi como minha família trabalhou com vendas desde sempre. Criei meus dois consultórios de psicologia, mas senti a necessidade de me conectar ainda mais com as pessoas, daí busquei abrir outro negócio, em outro segmento. Comecei, então, a ver opções, e foi quando conheci a Luzia, pois meu marido corre Kart com o marido dela, e assim nos conhecemos. Como sempre tive o sonho de empreender, nos conectamos de cara, pois enxerguei na marca a grande oportunidade como, de fato, ela é”, disse Ludmila, ex-residente da cidade de Lorena/SP.

 

Durante uma viagem de férias para a Argentina, em 2017, a empreendedora percebeu a grande jogada que seria levar a marca para o país. “Apostei nisso e levei 6 meses para que todo processo e operação estivessem certos. Não falava espanhol, não conhecia as regras e as leis do país, mas o negócio aconteceu devido a minha disposição e paixão pelo negócio. Abri a unidade piloto, e já no segundo mês tive um retorno positivo. As mulheres não conheciam a depilação na ‘linha’, por exemplo, o que chamava muita atenção de todas que passavam em frente à loja. Estudei o mercado e comecei a implantar em outros shoppings,” relembra a Master Franqueada.

 

A marca em outro país abre espaço para novos empreendedores

A internacionalização faz com que a marca ganhe confiança e a devida credibilidade para quem deseja abrir uma franquia, tornando-se conhecida também fora do país de origem e tendo a possibilidade de comercializar os produtos e serviços a outros mercados, mesmo com outras culturas. “Essa expansão foi uma grande conquista da Sóbrancelhas, e agora estamos com o planejamento de, até o final do ano, instalarmos unidades nos Estados Unidos”, comenta Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas, rede de estética facial.

 

Se torna cada vez mais comum o desejo das franquias internacionalizarem os negócios e ultrapassarem as fronteiras. A Argentina, por exemplo, é uma das tantas opções para quem deseja investir e ter um faturamento estável. Segundo o panorama econômico divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) - organização econômica intergovernamental que reúne 38 países membros, a projeção é de que a economia argentina cresça 2,5% ainda em 2022. Além disso, espera-se que a expansão econômica seja de 2,3% em 2023.

 

PUBLICIDADE

 

Sidnei Amendoeira Jr., Diretor Jurídico da ABF, conta que o momento ideal para internacionalizar uma marca é quando a empresa está com uma estrutura interna bem robusta. E cita cinco dicas para quem pretende internacionalizar a franquia e quais os cuidados necessários:

 

     1. Definir o país de destino: É preciso estipular uma estratégia e saber mais sobre o país que irá investir. Entender sobre as normas e realizar uma análise de mercado, do público e do território;

 

     2. Contratar advogados e consultores especializados em franquia para analisar o modelo de negócio: Quando for levar a marca para fora, é necessário saber as legislações e o arcabouço que você deve se atentar;

 

     3. Legislação do país: Verifique se existem impedimentos para ingressar no país que você vai levar sua marca, seja de ordem política, econômica, social ou regulatória;

 

     4. Funcionamento do negócio: Definir se o negócio será pilotado diretamente por si no país de destino ou vai começar diretamente com o sistema de franquia. E, logo após, definir o modo de como vai ser ingressado o negócio no país: um master franqueado, desenvolvedor da área e etc;

 

     5. Equipe: Tenha um time que atenda os franqueados do país de destino e que possam supervisionar o desenvolvimento do sistema no local, seja de forma direta, quando a franqueadora se instalar, ou de forma indireta, fiscalizando o master franqueado ou o desenvolvedor da área.

 

“É necessário levar em consideração a economia e o cenário do país que você deseja instalar uma unidade. Podem haver proibições e/ou limitações legais e regulatórias que inviabilizem o negócio. Os produtos e serviços podem já ter sido testados localmente e fracassado ou podem ser incompatíveis com costumes locais etc.”, alerta o advogado.

 

Confira alguns cases de sucesso de marcas que decidiram internacionalizar suas franquias:

 

Franquia Sóbrancelhas

Conta com mais de 200 unidades e está presente em três países (Brasil, Argentina e Bolívia), com planos de estar presente também nos Estados Unidos até o final do ano. A Sóbrancelhas possui os seguintes serviços: Extensão de cílios, aplicação de henna, design de sobrancelhas e visagismo, micropigmentação, limpeza de pele, depilação egípcia e outros, sempre com produtos próprios que mostram um diferencial no mercado.

 

Franquia iGUi

Com 27 anos de mercado, a iGUi é líder mundial na fabricação e comercialização de piscinas reforçadas com fibra de vidro (PRFV). A rede mais internacionalizada do Brasil, conta atualmente com 284 unidades no exterior e 172 no país, com um total de 456 operações, além de 17 fábricas de piscinas que abastecem a rede pelo mundo, localizadas na Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos.

 

Franquia Chilli Beans

Criada em 1997, a Chilli Beans tornou-se a maior rede de franquia de modelos de óculos de sol, de grau e acessórios da América Latina. Atualmente com 981 unidades no Brasil e 55 no exterior, a marca se destacou por, entre outras ações, explorar a venda digital, na qual criou sete e-commerces internacionais em três meses e marcou presença massiva em marketplaces para venda de seus produtos; expandir em grande escala a distribuição em lojas de departamento, óticas e travel retail, e estruturar uma estratégia global de branding.

 

Franquia Happy

O maior Hub Educacional do Brasil voltado ao desenvolvimento de habilidades e competências do futuro está presente em Portugal, Espanha, Angola e Estados Unidos e conta com 58 unidades e 5 em processo de implantação. A rede utiliza a tecnologia e a inovação no aprendizado de crianças, jovens e adultos.

 

Franquia Sóbrancelhas

A marca foi pioneira nos serviços voltados para o olhar e beleza do rosto com o mercado de quiosques. Luzia Costa é CEO do Grupo Cetro, que detém as marcas Sóbrancelhas, Reduci, DepilShop, entre outras. A empresária coleciona prêmios, como: Prêmio Grandes Mulheres, na Categoria de Médias Empresas, realizado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN) e Facebook; Destaque Empresarial 2018 & Revelação na área de Empreendedorismo Social; Prêmio Empresário do Ano Top of Quality Gold Internacional, Certificado de Franquia Internacional 2019, 2020 e 2021, Melhores Franquias 2022, entre outros.

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?