Copa do Mundo do varejo: 4 estratégias que não podem faltar na sua escalação para a Black Friday

Antes de proporcionar grandes experiências, especialista alerta que as etapas básicas da jornada de compra precisam ser facilitadas

Franquia

A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, 25, em meio a Copa do Mundo de Futebol, e dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), apontam que este ano o comércio deve movimentar R$ 1,48 bilhão na data. Entre os produtos mais desejados estão os bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e celulares/tablets, representando 59% e 57% da intenção de compras dos consumidores, indica pesquisa realizada pela Nielsen.



Para ter sucesso nas vendas e aproveitar esse período de alto volume de vendas, a experiência do cliente é essencial e deve ser considerada como ponto crucial da estratégia. “O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos dois anos. Com a pandemia, as vendas online se fortificaram e, para manter o sucesso das vendas físicas, as lojas tiveram que se reinventar e trazer soluções atrativas”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).


 

Confira algumas dicas do especialista para o varejo físico atrair consumidores e se destacar dos concorrentes:
 

Invista no omnichannel


A convergência entre o online e o físico promete ser o caminho mais promissor para os resultados do varejo na Black Friday. O omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais.
 

“Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online, compra online com retirada na loja e vendas pelo Whatsapp, por exemplo”, explica Juliano Mortari.
 

Ofereça diferentes formas de pagamento


Hoje em dia, pagamento por cartão de crédito ou dinheiro nem sempre são as primeiras opções dos consumidores. Pagamentos por Pix e QR Code estão cada vez mais popularizados. “Sua facilidade de uso torna as compras mais rápidas, logo o fluxo da loja fica mais fluído. As transações via pix também oferecem taxas menores comparadas a outras formas de pagamento, sendo mais vantajoso para os lojistas”, esclarece Mortari. Apesar do Pix ainda não ser muito popular no varejo físico, a expectativa para essa Black Friday é de alto crescimento desse meio de pagamento no setor.
 

Fique de olho no estoque


Ao visualizar os produtos disponíveis, é possível criar ações promocionais mais assertivas, saber quais produtos estão parados e fazer uma ação direcionada e também identificar os produtos em destaque para atender a demanda dos clientes, como itens alusivos a Copa do Mundo. A gestão dos estoques é uma vantagem competitiva e pode ser decisiva para os resultados de qualquer negócio.
 

Aproveite o PDV de forma inteligente


É no PDV que ocorrerá toda a experiência de compra. Nesse momento, é importante levar em consideração tudo que o consumidor passa dentro de uma loja e percebe nela: vitrine, disposição dos produtos, atendimento, estoque, formato de compra, fila dos caixas, forma de pagamento, etc.
 

“Antes de pensar em grandes experiências, é fundamental simplificar as etapas básicas da jornada de compra e facilitar essa experiência”, orienta o CEO.

 

Sobre a VarejOnline

A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L'occitane, Sestini, Petland, entre outros.

 

grupo do whatsapp sua franquia

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

Encontre a melhor franquia para você