Notícias / Especial / 7 erros comuns de empreendedores iniciantes para evitar na hora de abrir um negócio

7 erros comuns de empreendedores iniciantes para evitar na hora de abrir um negócio

CEO revela as principais falhas que podem justificar o número de empresas fechadas com menos de um ano de atividade no Brasil

Compartilhe:   

Uma a cada cinco empresas brasileiras declarou falência em menos de um ano em operação. É o que revela a pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, realizada pelo IBGE. Ainda de acordo com o levantamento, mais de 70% dos negócios fecharam as portas com menos de dez anos de atividade.

 

Estes dados desanimadores não precisam ser a realidade de todos que sonham com o empreendedorismo. Para isso, empresários iniciantes devem evitar erros comuns, mas fatais, que podem representar a falência do negócio.

 

O empreendedor serial José Paulo Pereira Silva, CEO do grupo Ideal Trends, um dos maiores conglomerados tecnológicos da América Latina, ensina como ficar de fora destas estatísticas. Autor do livro Lições para você construir negócios exponenciais, ele lista as falhas que prejudicam o amadurecimento das empresas. Confira!

 

 

Não ter um plano de negócio

Muitos empreendedores acreditam em um novo projeto, reservam capital para investir, mas não planejam todas as etapas. O planejamento é a chave de qualquer empreendimento. Será por meio dele que você conseguirá identificar todos os aspectos do negócio e poderá fazer ajustes conforme as mudanças de cenário.

 

Não buscar capacitação

Não existe um curso superior que forme pessoas em empreendedorismo, mas o empresário precisa se capacitar e estudar diversos temas. Você deve aprender finanças, contabilidade, gestão, pessoas, comportamentos, liderança e muito mais. Assim, terá conhecimento sobre todas as áreas do seu negócio.

 

Ser desorganizado nas finanças

Todo negócio começa com um orçamento. A boa gestão financeira preza pela elaboração de um fluxo de caixa e pelo registro de cada valor. Quando este processo não acontece, a saúde financeira da empresa é comprometida. Um bom empreendedor não descuida deste aspecto essencial para a longevidade do empreendimento.

 

 

Não estabelecer metas

Sem elas, o empreendimento corre o risco de perder o ritmo e você ficará sem saber o que fazer para driblar as dificuldades. Defina quais são as metas operacionais para alcançar o objetivo final, que certamente será a receita. Para isso, avalie os dados disponíveis sobre os números e perfis dos clientes e as transações da sua empresa.

 

Desconsiderar os concorrentes

Analisar a concorrência, de forma objetiva e sem arrogância, é muito importante. Avalie os posicionamentos, estratégias, respostas dos consumidores, políticas de preços, etc. Não ignore o fato de que, se o concorrente está no mercado, é porque entende a área.

 

Misturar as contas pessoais com as do negócio

Este é um erro comum especialmente no início do negócio. A visão de dono pode dar a falsa impressão que o dinheiro da empresa deve ser usado naquilo que você bem entender, mas isso não é prudente. A utilização destes valores para o pagamento de contas pessoais é um erro que deve ser evitado a todo custo.

 

 

Não divulgar o negócio corretamente

Nunca pense que você tem um excelente negócio e que ele se vende sozinho. Embora alguns produtos ou serviços sejam de extrema utilidade, a divulgação é uma forma de apresentar e fortalecer a marca. Pense em estratégias de marketing e tenha uma equipe comercial engajada no propósito da empresa.

 

Além desses erros, José Paulo ponta uma qualidade fundamental que os empreendedores devem ter: comprometimento. “Empreender significa ter muita dedicação, muita garra, muita vontade. É a renúncia por uma paixão. São horas e horas que você poderia estar com a sua família, passeando, se divertindo, mas você vai estar debruçado sobre um plano de negócios, uma estratégia e fazendo reuniões para as coisas avançarem”, analisa.

 

Serviço
Lições para você construir negócios exponenciais

(Autor: José Paulo Pereira Silva | Editora: Ideal Books | 352 páginas | Preço: R$ 49,90 | Link de compra: site do autor e Amazon)

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?