Notícias / Educação e Treinamento / Cinco razões para investir em uma franquia de educação

Cinco razões para investir em uma franquia de educação

Franchising: Área da educação é uma das mais promissoras por conta da demanda crescente

Compartilhe:   

De acordo com os últimos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou mais de R$ 188,5 bilhões nos últimos doze meses - o aumento foi de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando o equivalente a 2,2% do PIB do Brasil.

 

No total, 2.896 marcas franqueadoras contam com quase 174 mil unidades espalhadas pelo Brasil. Com números tão expressivos, os especialistas não hesitam em afirmar que um número cada vez maior de empresários buscará transformar suas marcas em franquias nos próximos anos.

 

A área da educação é um destaque: ela foi pioneira no franchising brasileiro e movimentou cerca de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre de 2022. “O franchising é um dos negócios mais seguros para se empreender. Para ser mais específico, é dez vezes mais seguro do que os investimentos em empresas convencionais”, afirma Maria Cláudia Amaro, CEO e fundadora do Grupo Rhyzos Educação, detentora da marca Twice, franquia de ensino bilíngue.

 

A empresária mapeou cinco razões pelas quais vale a pena investir em uma franquia de educação. Confira:
 

1 - É uma opção promissora

 

Em um país onde o ensino público e privado ainda deixa a desejar em diversos aspectos, as famílias buscam cada vez mais formas de complementar a formação de crianças e adolescentes. O mercado de trabalho requer profissionais mais completos para lidar com os desafios de um mundo mais conectado e globalizado. Nesse sentido, uma grande lacuna pode ser preenchida por empresas que atuem na educação.
 

2 - Viabilidade financeira

 

Além de ser viável financeiramente, esse segmento também pode cativar investidores. A possibilidade de trabalhar com serviços educacionais pode ajudar a transformar a realidade dos jovens e da educação brasileira, colaborando com a valorização da área.


 

3 - Alta demanda pelo ensino bilíngue

 

Entre as áreas mais prósperas para os empreendedores está o ensino bilíngue. Segundo um levantamento da consultoria JK Capital, apenas 3% das escolas privadas brasileiras usa um sistema de

educação bilíngue -- ante 10% em países como Argentina e Chile. “Há muita procura por escolas que ofereçam esse tipo de ensino. Dados da British Council indicam que apenas 5% dos brasileiros falam inglês fluentemente. Logo, a demanda só tende a aumentar”, afirma Maria Cláudia.

 

4 - Baixo risco
 

No mundo dos investimentos de renda fixa, (os títulos públicos, CDBs etc) e de renda variável (os investimentos em ações e na Bolsa de Valores), por exemplo, um investimento de baixo risco é aquele que, dentre outras características, possui uma baixa chance de desvalorização.

 

Assim também acontece no setor franchising. Por se tratar de um segmento que está sempre inovando e se renovando, é quase impossível que ele desvalorize; além disso, os retornos são rápidos e garantidos.
 

5 - Não requer experiência na área
 

A chance de um franqueado obter sucesso em seu negócio é maior utilizando-se do sistema de franquia. Isso porque o franqueador já trabalhou pelo sucesso da marca e ficou fortalecido depois de vários testes. Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.

 

Sobre o Twice

 

O Twice é da Rhyzos Educação, marca que mantém o Portal Rhyzos, atualizado permanentemente com matérias e entrevistas sobre pautas ligadas à vanguarda do aprendizado. Outra ação de conteúdo é a newsletter Conexão Rhyzos. O informativo mensal é assinado por Maria Cláudia Amaro, ex-presidente do Conselho Deliberativo da TAM e fundadora da Rhyzos. A companhia também conta com a Academia Rhyzos, uma plataforma virtual de capacitação que oferece cursos ágeis para professores e gestores. As aulas são elaboradas em parceria com professores e especialistas, apresentando temas que nem sempre são tratados na formação tradicional. Além disso, a empresa engloba o Twice, uma rede de microfranquia de ensino bilíngue, que, por meio de um sistema eficiente, oferece material didático completo, autoral e lúdico, para as escolas que desejam ter uma educação bilíngue. O material foi criado para restabelecer a comunicação entre o inglês e o projeto pedagógico em português, além de ser totalmente alinhado à BNCC. É um sistema de ensino interessante para todos os atores: alunos, pais, comunidade escolar e franqueado investidor. Para mais informações, acesse o site.

 

grupo do whatsapp sua franquia

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?