Mulheres na liderança predominam 49,17% o segmento de educação e treinamento

O Cebrac é referência em apoiar o desenvolvimento da carreira feminina

 

Em uma sociedade onde mais da metade da população são mulheres, elas ainda são minoria dentro das empresas. Mesmo tendo a mesma função e habilidade que os homens, infelizmente, ainda existem muitos lugares que fazem essa exclusão, por ter uma cultura organizacional que não desvinculou das ações consideradas machistas. Um estudo feito pela Cortex (plataforma de inteligência), mostrou que somente 18,11% das empresas têm apenas sócias mulheres, isso porque no Brasil as mulheres empreendedoras possuem baixíssimo acesso a capital de risco para investir em suas empresas, e não tem o suporte ideal para começar uma empresa do zero.

 

Mulheres empreendedoras são sempre taxadas e julgadas sobre a capacidade de empreender por possuírem a vida materna, o que não é julgado quando se fala de homens. No Brasil, além da diferença salarial, algumas empresas oferecem mais benefícios aos homens, onde as mulheres optam por sair da empresa e montar o seu próprio negócio com o objetivo de que adquira uma renda e de um trabalho justo.

 

Não existe um perfil específico para uma mulher se tornar empreendedora, tem as mulheres que saem de grandes empresas e decidem abrir o próprio negócio, mulheres que vivem em comunidades e encaram o desafio como uma forma de se estabilizarem, mulheres maduras que não tem mais oportunidade no mercado de trabalho e investem nos seus dons para voltarem aos negócios, e a maioria encara esse desafio como sua única forma de alcançar uma renda mensal. Os segmentos que mais predominam, com a presença do sexo feminino, ainda de acordo com a pesquisa da Cortex são: educação e treinamento, com 49,17%, saúde, beleza e bem-estar, com 45,74%, turismo e hotelaria, com 39,22%, alimentação e food service, com 36,74% e varejo, com 33,06%.

 

No Cebrac, Centro Brasileiro de Cursos, a taxa de mulheres em posição de liderança é de 34,6% (franqueadas ou gestoras) e na franqueadora. A instituição apoia mulheres como líderes e a equidade dentro das empresas, oportunizando os mesmos benefícios e valor salarial para ambos os gêneros, de acordo com a hierarquia dentro da empresa. "Nossa equipe, em Petrolina, é liderada por mulheres sendo composta somente 30% por homens", comenta Sara Santos, franqueada e Diretora do Cebrac de Petrolina, em Pernambuco.

 

Um levantamento realizado pela Biz Capital (fintech de empréstimos), colocou em pauta a realidade dos negócios liderados por mulheres no Brasil. Os estados com mais porcentuais de mulheres sócias são:

 

     • Mato Grosso (52,8%);

     • Rio de Janeiro (49,6%);

     • Rio Grande do Sul (48,8%);

     • Mato Grosso do Sul (46,8%);

     • Distrito Federal (45%).

 

Franquias no segmento de educação e treinamento

 

Para Sara Santos, uma das franqueadas da instituição, o suporte que o Cebrac oferece para as mulheres colaboradoras é essencial. "Sempre buscamos lutar pelas causas que vão nos defendem. Nossa equipe é muito humanizada, nos preocupamos um com o outro e estamos sempre nos ajudando, lutando pela missão da escola", conta.

 

Para mulheres que querem entrar no ramo do empreendedorismo e não sabem por onde começar, o Cebrac oferece vários cursos de capacitação para quem quer entrar no mercado de acordo com a sua área de atuação, e com preços bem acessíveis.

 

Conheça algumas mulheres em cargos de liderança no Cebrac e como conduzem esse trabalho:

     • Sara Santos - franqueada e Diretora do Cebrac de Petrolina/PE - Desde 2017.

 

Da esquerda para a direita: Maíra, Gestora / Sara, Diretora / Rayla, Recepcionista.

 

"Nosso time é administrado por mulheres, Mayra, nossa gestora à esquerda, eu no meio e Rayla uma das nossas recepcionistas. Temos metas bem definidas e sabemos aonde queremos chegar, e todos os nossos valores de amor e cuidado nos fazem ser quem somos. O líder de uma Escola de Formação em Excelência profissional precisa antes de tudo saber ser e ter excelentes profissionais ao seu lado. E isso só se constrói acreditando que sua equipe seja feita de pessoas, que necessitam de atenção, respeito, incentivos, novas habilidades e bons ganhos financeiros. O Cebrac é algo apaixonante, aposta no trabalho das mulheres. Eu amo saber que eu e minha equipe, podemos buscar, nas ruas, o público feminino e masculino que estão desacreditados em seu potencial, e quando vamos e mostramos o leque de oportunidade que oferecemos, nos conectamos aos nossos novos alunos de maneiras incríveis. Transformando a vida também de muitas mulheres, onde descobrimos que realmente esse é o nosso propósito".

 

     • Thaiz Grigato - Gestora do Cebrac de Foz do Iguaçu/PR - 14 anos no Cebrac e 4 anos na gestão.

 

Thaiz Grigato, Gestora.

 

"No Cebrac, não tive dificuldades de chegar no meu cargo, devido a gênero. Não temos esse tipo de problema na empresa. Eu apoio muito a equipe e sirvo de ponte para interligar todos os setores, para que juntos possamos conseguir desenvolver melhor as atividades, e para se entregar para a missão da escola. Meu maior desafio em ser gestora é a quantidade de tarefas que preciso administrar fora e dentro da escola, como ser mãe, esposa e cuidar de casa. Amo o que eu faço e com isso realizo tudo com muito prazer".

 

"Mulheres incentivam outras mulheres, e assim que fazemos aqui na nossa instituição, uma inspira a outra e buscamos cada vez mais ajudar a quem não tem esse apoio" ressalta Larissa Marcelino, Gerente de Marketing do Cebrac. Mulheres precisam ter representatividade, quando elas estão em cargos de liderança, é importante pois inspira outras mulheres a seguirem esse caminho e mostrar que é possível realizar sonhos, e alcançar cargos de poder.

 

CEBRAC

No Cebrac você vai além do conhecimento técnico e específico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevê a interdisciplinaridade nas aulas e vê no aluno a capacidade de conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. O Cebrac possui 27 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A rede soma mais de 80 escolas, nas 5 regiões do país.

 


CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

 

 

Encontre a melhor franquia para você