Notícias / Gurus / Empreendedor: entenda a diferença entre crescimento e expansão de negócio

Empreendedor: entenda a diferença entre crescimento e expansão de negócio

Compartilhe:   

O desejo de todo empreendedor é ver seu negócio crescer e mais do que isso se expandir. Mas será que uma coisa tem a ver com a outra? As duas estão diretamente ligadas? Mais ainda, será que são a mesma coisa? A resposta foi dada pelo especialista em neurolinguística e também mentor empresarial Gustavo Medeiros.



Segundo ele, a resposta da última pergunta é não. Crescimento, também conforme ele, é totalmente diferente de expansão. Para que fique mais claro, Gustavo explica inicialmente que crescimento é criar estratégias para o aumento do faturamento. "Já expansão é criar estratégias de como escalar o seu negócio com mais velocidade", pontuou.



"Mas aí vêm algumas perguntas provocativas: hoje o seu negócio já é reaplicável? Ou seja, o quão ele depende de você? Será que se você colocasse uma outra pessoa na sua função ele continuaria gerando receita como com você? Digo isso porque não adianta expandir sem ter qualidade. Porque depois você pode acabar tendo vários negócios, mas sem resultados", emendou.



Segundo o mentor, o que acontece muito atualmente é que existem empresários que querem partir para a expansão, ou seja, colocam uma, duas, três, quatro e até cinco lojas dividindo sua energia e acabam entrando num ciclo que não é o mais positivo. Por isso, Gustavo reforça que o primordial é saber o quanto seu negócio está, como dito antes, replicável.



"Uma sugestão que eu dou, pegando até um pouco do marketing digital, é criar um MVP (Mínimo Produto Viável). Se você está pensando em expandir seu negócio, coloque a primeira unidade e tente rapidamente ter o segundo, para que você mapeie como esse 'filho' está reagindo e quanto de sua energia ele está consumindo. O que precisa ser feito para que os pilares principais não sejam negligenciados. O fato é, voltando ao reaplicável, se você já possui ao seu lado alguém dando resultado, organicamente o seu negócio começa a expandir. Porque o Brasil está sedento por investir. Muitos querem investir. Entretanto, o principal negócio tem que estar estruturado para ser a matrix, a mãe que vai gerar outros", disse.



"Então o segredo para transpor a barreira da expansão é ter consciência do quão replicável seu negócio é", concluiu.



Sobre Gustavo Medeiros

Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando por gestões de marketing, estratégica e comercial. Também é  especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.

 

 

 

grupo do whatsapp sua franquia

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?