Notícias / Gurus / Dia da Inovação: transformando ideias em realidade

Dia da Inovação: transformando ideias em realidade

*Por Oséias Gomes

Compartilhe:   

Na próxima quarta-feira, dia 19 de outubro, é comemorado o Dia da Inovação. Atualmente, o Brasil está na 57º posição no Índice Global de Inovação (IGI) dentre os 132 países que compõem o ranking. O IGI é considerado um dos principais instrumentos para aqueles que procuram formular novas políticas públicas, buscam conhecimento sobre inovação no mundo e lideram equipes empresariais, pois o índice disponibiliza métricas mundiais que geram dados comparativos com o desempenho de cada país.

 

Diante desta realidade como manter as iniciativas de inovação em alta para continuar numa constante evolução?

Inovação é acreditar em algo que ainda não foi experimentado, é ser pioneiro e ter visão do futuro. Sem dúvidas é um grande desafio, mas é preciso muito mais do que disposição para fazer um empreendimento dar certo. A sua criação precisa ter um propósito e essa motivação precisa ser genuína e útil para você e consequentemente ao público que vai atingir.

 

Como criar uma empresa bem-sucedida? Essa é a pergunta de milhões! Antes de qualquer coisa, quero te lembrar que é preciso dar o primeiro passo. Por isso deixe a procrastinação de lado e foque em fazer acontecer e dar certo, acredite, dedique-se! Mesmo diante dos percalços, que vão aparecer ao longo do caminho, quem é empenhado consegue.

 

Outra dica pra quem quer inovar é ser persistente. Aconselho que para permear sua vida empreendedora: seja persistente. Dê continuidade e progressão ao seu projeto. Desenvolva seu negócio sem deixar que altos e baixos afetem aquilo que você faz. Mas, saiba a diferença entre persistência e teimosia. Persistir é perseverar, mesmo diante dos desafios que é empreender. Já a teimosia é insistência após perceber um equívoco, após não receber a aprovação por parte do mercado do que estava fazendo.

 

O inovar e empreender é uma grande jornada, gosto de comparar com uma montanha a ser escalada: o caminho é longo, não é fácil percorrê-lo e alguns obstáculos podem existir no meio do caminho. Mas, vale muito a pena. Não somente pela conquista de alcançar o topo como também pela paisagem, que é linda, seu sonho sendo concretizado.

 

Então, lembre-se. Tenha sua ideia, transforme-a numa paixão avassaladora dentro de você, seja convicto com essa ideia e então dê um passo para trás para poder desapegar disso e encontrar os erros que pode estar cometendo. Assim, você tem um norte a seguir rumo ao topo da sua montanha, a realização do seu negócio.

 

Veja abaixo algumas dicas - e reflexões - para colocar em prática a teoria.

 

1- Busque jovens ídolos!

 

Busque referências de novos nomes da área de tecnologia. Nos EUA, por exemplo, vimos grande repercussão de fundadores de startups com grande sucesso mundial, como Mark Zuckerberg e Elon Musk. Você saberia identificar nomes de personalidades brasileiras para ter como referência contemporânea?

 

2- Qualificação de novos profissionais

 

Por ser uma área de inovação, onde nem todos têm as mesmas oportunidades de ingressar nos estudos, a mão de obra qualificada acaba sendo um fator de risco para o crescimento tecnológico.

 

3 - Compartilhe conhecimento

 

Faça o compartilhamento de novas ideias, ações, grupos de estudos e iniciativas que são voltadas à inovação e tecnologia. É através da divulgação que as pessoas saberão o que está sendo ofertado.

 

4- Tudo começa pela mente

 

É a sua mente, a mente do empreendedor que comanda tudo: abrir o negócio, colocar no formato, criar produtos e serviços inovadores, gerenciar o empreendimento, montar estratégias etc. Seja fonte do seu próprio poço.

 

5 - Propósito

 

A sua criação precisa ter um propósito e essa motivação precisa ser genuína e útil para você e consequentemente ao público que vai atingir.

Por que você está com esta ideia de negócio? O resultado dela levará você aonde? E o seu cliente? No que seu cliente será beneficiado?

Você pode encontrar o propósito do seu empreender através de uma causa, de uma necessidade ou de um novo hábito social.

 

*Oséias Gomes, empreendedor, gestor e consultor empresarial. Vindo de uma família muito simples, deixou a roça e a enxada para se tornar um empresário ao fundar e ser CEO da Odonto Excellence, que possui mais de 1270 unidades no Brasil e no Exterior. Autor de dois best-seller: Gestão Fácil (2019) e Negócio Escalável (2022), ambos da Editora Gente.

 

grupo do whatsapp sua franquia

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?