Notícias / Gurus / Jornada de compra: como aumentar os lucros do seu negócio

Jornada de compra: como aumentar os lucros do seu negócio

Por Rodrigo Alves, Head de Vendas da NEO

Compartilhe:   

Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer todas as etapas da jornada de compra é fundamental para o aumento das vendas e o crescimento de um negócio. Para se destacar, é preciso pensar com estratégia - desta forma, é possível vencer a concorrência, se destacar e ser sempre a primeira opção do consumidor.

 

Esse mindset é muito importante quando tratamos da jornada de compra, que nada mais é do que o caminho percorrido pelo consumidor desde o primeiro ponto de contato com uma empresa até o pós-venda. Essas etapas vão definir processos para facilitar a decisão de compra do Cliente. Pois não basta que ele apenas se interesse pelo produto ou serviço - é essencial que ele efetue a compra e fique satisfeito!

 

Criar uma jornada efetiva é crucial para captar a atenção do público que está buscando as soluções que o seu produto ou serviço possa oferecer. E nada pode ser aleatório nesse processo, pois captar a atenção é decisivo para influenciar a decisão de compra de maneira positiva. Mas, como fazer isso? Primeiramente, é preciso envolver não só a equipe de vendas, mas também os times de marketing, de atendimento e também os canais de contato, como site, redes sociais e loja física. Em paralelo, é igualmente importante estabelecer estratégias de branding que ajudem a definir a identidade da marca, ou seja, a imagem que você deseja passar para o seu público-alvo (na prática, o que vai além do que é vendido).

 

O grande desafio é que o posicionamento do consumidor em meio a este processo mudou. A maneira de comprar e interagir com empresas se transformou consideravelmente nos últimos anos. Em outras palavras, não basta oferecer o melhor produto ou serviço; é preciso oferecer a experiência mais significativa possível. Todo o processo é essencial para que a percepção da imagem de uma marca seja positiva. E aqui chego ao que fazemos de melhor: a valorização da experiência.

 

Basear o seu negócio em atender as necessidades do seu público-alvo envolve toda a experiência desse consumidor com a marca. Essa dinâmica se dá porque as pessoas estão priorizando o relacionamento com as empresas que oferecem a melhor experiência e as respostas mais rápidas às suas necessidades. Seja em produtos, serviços, pós-venda ou SAC, é preciso ter o olhar centrado no Cliente, e fazer com que todas as equipes e processos estejam atentos ao que este consumidor deseja.

 

Em resumo, se você quer aumentar os seus lucros, é preciso entender que a qualidade do atendimento é essencial, já que ela fará com que o seu negócio ofereça a melhor experiência para o encantamento. Mas você só irá satisfazer o Cliente quando conhecer a forma que ele pensa e até mesmo suas emoções! Assim, será possível descomplicar a jornada de compra para que ela se torne simples e efetiva, impacte positivamente em seus lucros e se torne uma experiência  inesquecível.

 

 

whatsapp

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?