Notícias / Gurus / A vida é um franchising!

A vida é um franchising!

Por Gilson Ferraz Jr.*

Compartilhe:   

 

No auge das minhas cinco décadas de existência, convivo, direta e indiretamente, há quase três décadas com a franchising. Noto brilhantes coincidências com a vida nesta caminhada e compartilho algumas neste texto.

 

Se para Aurélio ou Michaelis, franquia é o sistema pelo qual uma empresa concede a uma pessoa os direitos de representá-la, mediante pagamento de royalties e autorização, sob certas condições, na vida, deparamos com as mesmas relações. Deus nos concede o direito de representá-lo mediante um pagamento de royalties, que, em metáforas, posso dizer que esta cobrança é efetuada em boletos diários, em que amar a Deus sobre todas as coisas é a taxa mínima!

 

Enquanto no franchising a taxa de aquisição é balizada em espécie, podendo ser isenta de acordo com o seu perfil, na vida, pagamos caro pelo know-how

 

BConnected │ O maior evento de redes de negócios e franquias da América LatinaPUBLICIDADE.

 

Ninguém nasce sabendo, precisamos de referências que deram certo para alicerçarmos um futuro brilhante. No franchising, partimos do pressuposto que iremos diminuir a margem de erros, pois entramos cientes que a franqueadora possui anterioridade. Na vida, seu futuro é balizado no seu passado, logo um passado influencia! Suas referências do passado alicerçam seu presente e repercutirão no futuro. Ao escolher uma rede de franquias, inconscientemente está aprovando seu passado, afinal, é um produto ou serviço anteriormente testado e aprovado pelo público.

 

Na vida, pagamos alto pela imagem que iremos construir, mas no franchising, a publicidade já vem pronta. Se na vida, uma porcentagem de seu sucesso poderá reverter para o bem, no franchising, esta porcentagem faz o bem!

 

Na vida, cotidianamente, temos contrapartidas financeiras, para tudo. Você paga pela água, pela luz, pela alimentação, pelo esgoto, pelo que vê, que nem sempre é de qualidade, porque, muitas vezes, o cobrador é miliciano.

 

No franchising, existe reciprocidade, paga e leva e se leva, tem o direito de cobrar. Não cobre da vida o que você não pagou com pontualidade! Seria leviano de minha parte dizer que receberá de uma rede de franquias a contrapartida na mesma proporção que pagou, mas, em via de regras, “sim”.

 

Conheça os nossos gurus/colunistas do franchising

 

No franchising, temos a Circular de Oferta, então siga! Palavra escrita, transformada em um documento balizado pela lei, de extremíssima importância, que norteia sua independência, dentro das quatro linhas. Não lhe garante soberania, mas confirma as regras e delimita sua autonomia. Direciona sua caminhada, responde suas dúvidas e ilumina sua trajetória, diminuindo sua margem de erros, desviando sua rota de colisões frontais. Nesta metáfora da vida, a Bíblia é nossa Circular, a palavra é como a luz, lâmpada para os seus pés, luz para o seu caminho, nos ilumina e nos impede de tropeçar, nos alerta acerca dos obstáculos do caminho, sempre mostrando as armadilhas da caminhada.

 

Enfim, a vida é um franchising que não permite repasses, mas o apoia na conversão!

 

*SOBRE - GILSON FERRAZ JR.

Gilson Ferraz Jr. é Consultor, conselheiro empresarial e auditor de franquias, atuou em grandes grupos do segmento tais como Grupo MC, Grupo Euro, Grupo Solar Life Energy, Grupo Winnex+, na Faculdade IESCAMP, como coordenador e professor acadêmico implantou em seu curso a interdisciplinaridade. Participou direta e indiretamente na formatação, expansão, repasses, conversão, releitura, criação de marcas, incubadora, totalizando mais de 150 marcas nacionais. Graduado em Gestão de Marketing - ênfase em varejo - na Univeritas Guarulhos (UNG), no MBA concluiu seu TCC em Gestão de Negócios – na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC)/Fundação Getúlio Vargas (FGV), iniciando sua trajetória acadêmica em Administração de Marketing na Universidade São Francisco (USF). Oferece suporte, apoio e assessoria a franqueados e franqueadora, bem como mediação de conflitos. Palestrante, comunicador, entrevistado, entrevistador e cronista. Em 1994, no Curso “Conhecimento Avançado em Franchising” ministrado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) criou empatia pelo segmento. Diretor da Casa da Franquia - consultoria pessoal e empresarial e franquia A Mineira Cafeteria. Prólogo de duas obras consagradas, criador e precursor do termo “Nino Franquia”. Desmistificador do franchise para Afro Empreendedores e Afro Negócios, oferecendo voluntariamente consultoria, visando valorização e direcionamento.

  

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?