Início / Notícias / Gurus / Franquia ou negócio próprio? Qual o melhor modelo de investimento para cada perfil?

Franquia ou negócio próprio? Qual o melhor modelo de investimento para cada perfil?

Por Jair Romano*

Franquia ou negócio próprio? Qual o melhor modelo de investimento para cada perfil?

Compartilhe:   

 

Parece óbvio, mas para dar o primeiro passo na direção de um negócio de sucesso é necessário que o indivíduo questione se possui uma veia empreendedora. Na situação atual da economia, abrir a própria empresa pode parecer uma alternativa ao desemprego, porém ser o próprio chefe exige alto investimento inicial, habilidades consistentes em administração e marketing e, acima de tudo, a capacidade de correr riscos.

 

Aqueles que se encaixam no perfil de empreendedor devem, então, pesar os prós e contras de cada modelo e estudar com qual dos dois se sentiria mais confortável. Ambos os casos exigem muito estudo. Quem compra uma franquia precisa investigar o seguimento e o desempenho antes de escolher em qual investir. Já um negócio próprio exige todo um know-how que já é parcialmente entregue a um franqueado.

 

O empresário que decidir começar um negócio próprio tem as vantagens de não precisar pagar taxas de franquia e royalties, tornando o valor do investimento inicial mais baixo, e toda a liberdade para fazer mudanças e vender o empreendimento quando quiser. Ser um franqueado tem a vantagem de já começar com a marca consolidada e um case de sucesso. Porém, restrições contratuais te impedem de tomar decisões sobre divulgação, promoções, fornecedores e preços, por exemplo. Além de que não é uma garantia de sucesso, afinal existem franquias boas e ruins.

 

Talvez a maior diferença tenha sido no investimento pessoal. Com uma marca própria é necessário se doar mais, um pouco da sua personalidade transparece no resultado final. Com uma franquia, outra pessoa fez as escolhas então se não der certo ou for preciso passar adiante, é menos frustrante. Mas em ambos os casos é preciso um plano de negócios, pois sempre investimos pensando em um empreendimento duradouro e para isso necessita de planejamento. 

 

Conheça nossos gurus/colunistas do franchising

 

É quase uma questão de autoconhecimento, o que o empreendedor valoriza mais, a estabilidade ou a liberdade? Os mais ousados irão preferir ir à falência do que seguir rígidas diretrizes, já os mais conservadores consideraram as despesas extras no início um preço justo a se pagar por começar com alguma estabilidade. 

 

*SOBRE - JAIR ROMANO

Graduado em Inteligência Artificial pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), especialista em transformação digital, mudou grandes companhias brasileiras, fundou duas empresas no segmento e ajuda empreendedores a compreender a gestão e os processos para escalar uma pequena e média empresa.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?