Notícias / Gurus / Qual seu perfil de empreendedor?

Qual seu perfil de empreendedor?

Por Priscila Guskuma *

Compartilhe:   

 

Que o Brasil é uma país empreendedor, isso não é novidade para ninguém. Nos últimos dois anos, batemos recordes de abertura de novas empresas, mas será mesmo que empreender é para todos? Muitos são os questionamentos daqueles que desejam ter o próprio negócio, porém, o fundamental é entender qual o maior propósito ou motivo para isso.

 

É preciso desenhar de forma clara e objetiva quais são as expectativas, pois assim fica mais fácil buscar o tipo de negócio ideal de acordo com o seu perfil. Por exemplo, se a pessoa deseja empreender buscando mais qualidade de vida, neste caso, será preciso encontrar um modelo de negócio que não dependa 100% dela na operação, como uma microfranquia, ou que ofereça tecnologia para que os resultados possam ser acompanhados à distância. Um outro caso seria de uma pessoa que busca ter escala nos negócios, com isso, ela precisa buscar redes que permitam a compra de várias unidades.

 

Conheça todos os nossos gurus/colunistas

 

Por isso, é preciso cautela, por isso, vou detalhar abaixo um passo a passo de como encontrar o modelo de franquia de acordo com seu perfil:

 

Perfil Inovador

Franquias que tenham tecnologia, cultura de inovação, crescimento constante e que possam ser operadas de maneira remota. O perfil desse empreendedor está em busca de desafios.

Comunicador

Perfil que se identifica muito com o contato ao público. Por isso, a sugestão é um modelo de negócios que o empreendedor possa atuar diretamente com vendas ou atendimento como franquias na área de educação, vendas, consultorias, saúde e beleza seriam boas alternativas.

Executor

O empreendedor mão na massa, aquele que faz acontecer. Os melhores modelos de negócios estão relacionados a prestação de serviços como segmento pet e alimentação são alguns dos exemplos.

Planejador

O perfil planejador costuma se dar muito bem com modelos de negócios que possuem processos organizados (começo, meio e fim). Modelos de negócios tais como consultorias e sistemas educacionais onde as informações são claras e objetivas são os mais indicados. Esse empreendedor muitas vezes tem a necessidade uma formar uma equipe que esteja a frente do atendimento e vendas.

 

1° Qual meu perfil?

Inovador  - Comunicador - Planejador - Executor.

 

2° Se não fosse pelo dinheiro em que segmento gostaria de empreender (sempre digo que dinheiro é resultado do que fazemos):

 

3° Porque quero empreender (liste aqui ao menos 2 motivos)?

 

4° Quanto de tempo e energia está disposto a investir no novo negócio:

 

Essas perguntas básicas já são suficientes para gerar uma grande reflexão. Pode ter certeza que a maioria das pessoas podem responder: “quero empreender para ter mais tempo e dinheiro”, porém, muitos descobrem ao longo do caminho que o que menos terão são esses dois objetivos, sabe porquê? Simples, ambos são resultados de uma empresa redondinha que gera recursos sustentáveis sem que o dono precise estar 100% envolvido na operação. Então, antes que buscar uma franquia conheça o seu perfil e veja se as oportunidades condizem com as suas expectativas.

 

*SOBRE PRISCILA GUSKUMA

Priscila Guskuma – Especialista em Estratégias de Negócios. Fundadora do Instituto Guskuma de Desenvolvimento Humano (IGDH), instituição com a missão de transformar pessoas. Ministrou treinamentos e palestras para empresas como: Porto Seguro, Shell, Locaweb, Google, além de ter sido palestrante da Feira do Empreendedor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nos anos de 2018 e 2019. Empreendedor do Sebrae 2018.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?