Setor de moda ensaia recuperação e cresce 178% em faturamento, segundo estudo da ABF

Expansão dos horários, vacinação e aumento da frequência foram fatores determinantes

Entre os segmentos de franquias mais impactados pela pandemia esteve o de Moda. No entanto, dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF) apontam uma recuperação. Para se ter ideia, no 2º trimestre deste ano, foi registrado o terceiro melhor desempenho no que se refere ao faturamento, ficando atrás somente de Entretenimento e Lazer e Hotelaria e Turismo, com alta de 178,2% ante o mesmo período de 2020.

 

Estes bons resultados se devem, além da retomada aos poucos da vida social, ao avanço da vacinação em todo o País e à expansão dos horários de funcionamentos dos shoppings. E com a expansão dos horários, houve também um aumento na frequência, como mostra um estudo da Associação Brasileira de Shopping Center, que aponta que que seis em cada dez consumidores já visitaram algum empreendimento comercial após o início da reabertura. Entre os consumidores de baixa renda, este percentual corresponde a 64%, seguidos pelos de renda média, 58%, e alta 56%.

 

E as marcas têm encarado isso com otimismo. Bom exemplo é a Plié, referência em shapewear e conforto que, após dois anos de estudos, deu início ao movimento de expansão via franquia. A primeira loja foi aberta em 2019 e, atualmente, a marca já conta com 15 unidades, sendo 11 próprias e quatro franquias. O intuito é ingressar nos principais shopping centers de diferentes capitais, e implantar lojas de rua, em localizações estratégicas, sendo estes pontos correspondendo entre 25% a 30% das unidades. Além disso, o plano de expansão também contempla a conversão de bandeira. Além das lojas físicas, a marca conta com um canal de e-commerce próprio, criado em 2016 que constitui uma importante foco para as vendas. Apenas em 2020, houve um aumento que ultrapassou os 80% nas vendas em 2020.

 

 

Quem também tem números positivos é a Calçados Bibi. Nos últimos dois anos, a rede acelerou ainda mais os projetos de transformação digital, oferecendo novos serviços e experiências que facilitam a rotina e, ao mesmo tempo, trazem segurança diante do atual momento. Uma das novidades implantadas nas lojas da rede foi o Bibi em casa, que traz a facilidade de poder escolher os produtos desejados e experimentar no conforto de casa, oferecendo mais uma opção de compra. O serviço é realizado de forma muito simples: o cliente fala com a vendedora pelo WhatsApp, seleciona os produtos disponíveis na loja por meio de um catálogo online e recebe uma mala personalizada com os calçados em domicílio, seguindo os procedimentos de higiene e segurança, visando o bem-estar de todos os envolvidos. Após a escolha dos produtos, é gerado um link para pagamento e a mala é devolvida com as opções que não foram selecionadas.

 

Para 2021, os planos da Bibi continuam com foco na expansão da rede de franquia. Apenas neste ano, são esperadas 32 inaugurações, sendo 20 lojas no Brasil e 12 no exterior, em países da América Latina. Reforçando a importância e qualidade do calçado Made in Brazil, desde 1970 a Bibi exporta seus produtos e iniciou a comercialização com marca e design próprio para outros mercados na década de 90. A Argentina, na América do Sul, foi o primeiro País a receber os produtos após a mudança. Atualmente, a Bibi está presente em mais de 70 países em todos os continentes via exportação direta a franqueados, lojistas multimarcas, virtuais ou, dependendo da região, também distribuidores. A produção anual de calçados é de 2 milhões de pares nos parques fabris localizados em Parobé, no Rio Grande do Sul, e Cruz das Almas, na Bahia, sendo que 20% serão destinados à exportação neste ano. Em comparação com 2019, a marca registrou um incremento de 27% na exportação de pares para países da América Latina e de 76% para a Europa. Fundada em 1949, a Calçados Bibi é referência no mercado de calçados infantis. No Brasil, a marca está em mais de 3,5 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 130 lojas. A empresa é a única calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, produz calçados para crianças de 0 a 9 anos e desenvolveu a palmilha Fisioflex, que se ajusta a anatomia do pé, com tecnologia que proporciona a sensação de andar descalço.

 

Sobre a Plié

Criada há 20 anos, a Plié é referência quando o assunto é shapewear, para todos os biotipos de mulheres. Com capital e fabricação 100% nacional, a empresa atua no segmento de franquias e traz em seu DNA valores, como o respeito à diversidade e às curvas de todas as mulheres. A partir daí, prima pelo conforto, além de beleza e altíssima qualidade. Com mix variado e diferenciado, os produtos são feitos em microfibra de poliamida premium Sensil®️ a partir de maquinário tubular de última geração, proporcionando uma modelagem diferenciada que, além de produzir peças sem costura, possui áreas com diferentes graus de compressão. Os produtos são exportados para todos os continentes e está presente em 4,5 mil pontos de venda, além de lojas próprias e franquias.

 

 

Sobre a Calçados Bibi

Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com o propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças, a Bibi foi fundada em 1949 e é referência no mercado de calçados infantis. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3,5 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 130 lojas. A empresa é ainda pioneira na certificação do Nível Diamante do Programa origem Sustentável, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Encontre a melhor franquia para você

-->