Notícias / Saúde, Beleza e Bem-Estar / Investir em franquia de esmalteria é maximizar a chance de ter sucesso

Investir em franquia de esmalteria é maximizar a chance de ter sucesso

É preciso dois fatores para ter sucesso em um empreendimento, que são o capital intelectual e o capital financeiro.

Compartilhe:   

 

Há cinco anos, minha esposa Marina Groke e eu fundamos a rede franquias Unhas Cariocas, hoje, a principal referência no ramo de esmalterias.

 

E o que nos fez dar certo?

Em primeiro lugar, a minha experiência de mais de 16 anos no franchising, que me permitiu enxergar com clareza em qual nicho entraríamos, depois pensarmos diferente de tudo que já existia criando um método próprio, portanto único, de cuticulagem, sem o uso do alicate, que preza tanto pela beleza, como pela saúde das unhas de nossas clientes. 

 

Quando iniciamos, em 2017, o Brasil tinha acabado de sair da crise econômica, iniciada em 2014, conhecida como a grande recessão brasileira. Analisamos com cautela, e de forma criteriosa, onde investir nosso dinheiro e esforço. Logo vimos que o nicho de saúde, beleza e bem-estar seria ideal, já que não havia apresentado queda durante este período.

 

Isso, aliado ao nosso próprio método, chegamos ao sucesso da marca. Tanto que, em 2021, inauguramos uma nova rede, chamada Escova Express, e, no início deste ano, lançamos a Alona, nossa fábrica para produção de produtos próprios.

 

E por que contei tudo isso?

Acredito que nós temos que ser exemplos quando queremos falar sobre o mercado em que investimos. É fato que o nicho de beleza, Brasil afora, vive em constante crescimento.

 

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar teve aumentou 10,5%, em 2021. E já no primeiro trimestre deste ano, a receita do nicho ultrapassou 13%.

 

Além disso, Quorum Brasil, empresa de pesquisa de mercado, revelou que no Brasil, 97% das mulheres e 38% dos homens se preocupam com a aparência e consomem serviços e produtos de beleza.

 

Dados tão fortes e consistentes reforçam a solidez do segmento. Nós, que vivemos isso dia a dia, sabemos que isso é o esforço conjunto das empresas que buscam diferenciais competitivos, oferecendo sempre o melhor para o consumidor.

 

 

BConnected │ O maior evento de redes de negócios e franquias da América LatinaPUBLICIDADE

 

E a demanda neste setor é constante.

É um segmento que não tem crise e, mesmo onde há retração da economia, continua crescendo. Um dos maiores desafios de qualquer negócio é gerar demanda e, no caso da beleza, quando entregamos uma solução bem melhor das existentes no mercado, não só atingimos esse nicho, como conseguimos fidelizá-lo.

 

E para investir neste segmento, é preciso procurar uma marca em que você se apaixone por tudo, como estrutura, técnica, a marca e processos.

 

Se não há uma paixão pela marca, dificilmente conseguirá fazer com que sua equipe fique, também, apaixonada e terá ainda mais dificuldade em fazer suas clientes se apaixonarem.

 

Vejo que os franqueados com os melhores resultados, são os mais apaixonados por tudo que há na Unhas Cariocas e são os que mais contribuem para melhorias nos processos e crescimento da marca.

 

Além disso, é muito importante que os investidores tenham em mente dois fatores fundamentais para uma pessoa ter sucesso em um empreendimento, os capitais intelectual e financeiro.

 

A maioria das pessoas que abrem empresas no Brasil, infelizmente, acabam quebrando, porque possuem apenas um dos dois e, geralmente, são motivadas a abrir algo por constatarem o sucesso de um negócio em andamento, mas não tem a experiência necessária, a força da marca ou a estrutura para poderem maturar o negócio.

 

Franquias do segmento de saúde, beleza e bem-estar

 

Sempre falo isso para os nossos parceiros: quando você adquire uma franquia, está adquirindo um modelo de negócio bem-sucedido, e se esse modelo de negócio vai se tornar um sucesso, depende se o operador vai seguir toda a receita do bolo, para ter resultados iguais ou superiores aos já tidos na rede. Resumindo, investir em uma franquia é minimizar muito a possibilidade de não dar certo.

 

E se atente para cuidados que você dever ter ao entrar para o franchising. O primeiro deles, é avaliar se o segmento que definiu investir é algo que queira trabalhar de verdade e não invista só pelo resultado financeiro que poderá alcançar, algo muito importante, mas será consequência. O quanto mais apaixonado pela marca e pelo segmento, mais resultados serão alcançados. 

 

Outro fator importante é a estrutura que a marca proporciona. O ideal é visitar a franqueadora, ter contato com os profissionais que trabalham lá e verificar se aquelas pessoas, de fato, irão te ajudar a atingir os resultados esperados.

 

Por último, e não menos importante, conversar com os franqueados, em especial, aqueles que tenham os melhores resultados e procure saber o porquê eles conquistam estes retornos, pois em toda a rede, assim como no mercado, terão aqueles que atingem seus resultados, ou superam, e aqueles que não atingem os resultados e procuram uma desculpa para cada solução, ou transferem a responsabilidade pela falta de um trabalho assertivo.

 

Por isso, tenha como referência pessoas que tenham o resultado que você queira ter.

 

Por Maurício Cesar

CEO e fundador da Unhas Cariocas, maior rede de franquia de esmalteria do Brasil e do mundo, detentora de uma técnica própria e exclusiva de cuticulagem, e especialista no segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?