Notícias / Responsabilidade Social / Alinhadas aos novos anseios dos consumidores, marcas investem na sustentabilidade

Alinhadas aos novos anseios dos consumidores, marcas investem na sustentabilidade

Pesquisa realizada pela Deloitte mostra que Millennials e a geração Z levantam a bandeira do consumo consciente

Compartilhe:   

 

Os millennials (1983-1994) e a geração Z (1995-2003) chamaram a responsabilidade por mudanças positivas e cada vez mais conscientes, é o que revela a pesquisa global Millennial & Gen Z Survey 2021 realizada pela Deloitte. Foram ouvidas quase 23 mil pessoas, sendo 14,6 mil millennials e 8,2 mil da geração Z. Os entrevistados mostraram que estão engajados em ações com propósito em relação ao consumo, meio ambiente, carreira, desigualdade e racismo, a fim de prover um planeta mais sustentável e equitativo junto às instituições. 

 

Diversas empresas, de alimentação à moda, já estão preparadas para atender o chamado destas gerações, oferecendo produtos e serviços alinhados a essa expectativa, confira algumas iniciativas:

 

 

 

 

A Sestini, especializada em bolsas, mochilas e malas de viagem, une sustentabilidade, estilo e funcionalidade na mochila Sestini Magic Eco. Produzida com poliéster 100% reciclado, são utilizadas aproximadamente 12 garrafas PET de 500 ml para fazer cada mochila.

Ao reutilizar o material, a empresa também colabora para a redução no consumo de água, energia, matérias-primas derivadas do petróleo e na quantidade de lixo gerado.

Além de sustentável, o modelo possui características exclusivas, que são; alças de costas espumadas, bolso com tira-cartão na alça para rápido acesso, espaço ideal para o celular com organizador de fone de ouvido, alça de mão, bolso escondido nas costas e divisões internas e nas laterais, além de zíper com trava especial antifurto ideal para manter os pertences em segurança. 

 

Legenda imagem: Mochila Sestini Magic Ecológico Cinza (R$ 159,90). *Os preços dos produtos foram consultados em agosto. Favor contatar a Markable Comunicação para garantir a validade dos mesmos.

Já a Yes! Cosmetics, empresa com mais de 20 anos de atuação no segmento de beleza e cosméticos, acompanha as principais tendências mundiais e desenvolve itens que não são testados em animais, além de ter no portfólio mais da metade da linha composta por produtos veganos.

 

A preocupação com o meio ambiente não para por aí, já que a rede disponibiliza nas lojas o #yesrecicla, equipamento customizado em formato de batom para descarte de materiais recicláveis, de qualquer marca.

E, reforçando esse cuidado, oferece embalagens que são de papel com certificação FSC, selo que garante a origem de bom manejo florestal.

 
 

A PremiaPão, rede de anúncios em saco de pão, no ano passado produziu e distribuiu gratuitamente às padarias parceiras mais de três milhões de sacos de pão com embalagens biodegradáveis e com anúncios impressos em tinta não tóxica.

Além de não prejudicar o meio ambiente, o produto ainda conta com a vantagem de não perder tinta ou manchar ao ser higienizado com álcool. Neste ano, a estimativa é alcançar 4,7 milhões de embalagens distribuídas e passar de 1.500 padarias beneficiadas para 2.200.

Além disso, os franqueados também ganham em seu kit franquia canetas de papelão, pen-drive de bambu, ecobags de algodão crú para que eles também possam assumir a mesma cultura sustentável estabelecida pelo corporativo.

Na Sofá Novo de Novo, os produtos utilizados pela marca são todos biodegradáveis, a base de água, não afetam nem seres humanos, nem animais e as embalagens são recicláveis e biodegradáveis.

 
 

A Anjos Colchões & Sofás, rede de franquias especializada em colchões e estofados, que sabe que o lixo é industrial, sobretudo o têxtil, é um dos mais severos, adotou o processo de reutilização dos retalhos de panos para criar um manto protetor que envolve a região das molas.

Além do benefício com o meio ambiente, com uma destinação mais coerente desse excedente, a Anjos possibilitou também garantir uma sobrevida maior ao produto por proteger uma área sensível do colchão.

De olho em tendências de consumo consciente e com a preocupação constante sobre as práticas ambientais, a rede Limpeza com Zelo reestruturou toda a sua operação em três pilares: desinfetante hospitalar ambientalmente responsável; utilização de aspiradores com filtro HEPA, que melhora a qualidade do ar interno e diminui a necessidade de limpeza do ar condicionado; e economia de água, por exemplo, com a limpeza e desinfecção a seco e produtos químicos com selos de qualidade e certificados pela ANVISA.

Possui também Certificação Green Buildings, na categoria EB-OM (GreenCleaning).

 
 

Pizza Prime, a rede de pizzarias, fechou recentemente uma parceria com a empresa EcoABC (Reciclagem de Óleo Vegetal e Cozinha), que consiste em retirar o óleo vegetal nas lojas e convertê-lo em benefício para as unidades.

Cada litro coletado é convertido em produtos de limpeza certificados pela Anvisa.

Já o Açougue Vegano aproxima a culinária vegana de pessoas interessadas em reduzir o consumo de alimentos de origem animal, os chamados ‘flexitarianos’.

As receitas impressionam até quem não abdicou do consumo da carne, entre elas, a coxinha de jaca, premiada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

Com atendimento também via delivery, os fundadores da rede, Celso Fontes e Michelle Rodriguez, destacam que o diferencial está no preço e nas receitas que agradam todos os públicos.

 

 

 

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?