Notícias / Ótica e Fotografia / Quer fazer sucesso com a sua franquia? Conheça 5 dicas para alavancar seu negócio

Quer fazer sucesso com a sua franquia? Conheça 5 dicas para alavancar seu negócio

Odilon Neto, fundador da QÓculos, oferece algumas 5 dicas para alavancar a sua franquia

Compartilhe:   

 

Entre uma das principais vantagens de investir em uma franquia, é que diferente de começar um negócio do zero, esse modelo já vem pré-estruturado e com uma infraestrutura completa para dar suporte aos investidores, também conhecidos como franqueados.

 

A partir disso, é muito mais fácil se desenvolver dentro de uma marca já bem estabelecida, mas que continua sendo sua. Sendo assim, uma franquia é interessante tanto do ponto de vista financeiro quanto do profissional.

 

Odilon Neto, fundador da QÓculos, rede de franquias de óticas com mais de 27 unidades espalhadas pelo Brasil, afirma que para conseguir crescer nesse segmento, os próprios franqueados são um dos pontos mais importantes, pois se o apoio não for o mais adequado desde o início para eles, a pirâmide desaba.

 

"Esse ano ganhamos o Selo de Excelência do Franchising, que é baseado nas respostas que os nossos franqueados dão sobre a marca. Isso foi muito importante para nós, pois confirma que todo o trabalho de equipe que fizemos e vamos continuar fazendo, está trazendo resultados", conta.

 

Além disso, em sua carreira, antes de fundar a rede, o franqueador já havia participado do crescimento de uma outra grande franquia de ótica, na qual fez parte da maioria dos processos. Após adquirir toda a experiência necessária, ele se dedicou a sua própria marca.

 

Pensando em toda sua expertise no setor, Neto resolveu dar cinco dicas para quem deseja ter uma franquia de sucesso:

 

Identidade

Investir em uma franquia é apostar em uma marca já consolidada, por isso, é importante alinhar sua identidade com a rede e ver se é isso que você procura.

 

"Hoje contamos com segmentos bem vastos, por isso vá filtrando o que deseja. Por exemplo, primeiro defina o segmento: se for dentro da área da saúde, qual o foco? Farmácia de manipulação, clínicas populares ou ótica? Optou por ótica, então conheça as franquias que trabalham nessa área e veja qual te atrai mais", explica o fundador.

 

Conheça o sistema

Apesar de ser um negócio seu, novamente, as franquias são modelos já montados, por isso, cada uma tem suas regras, funcionamento e processos.

 

Antes de fechar o contrato, veja se elas se encaixam com o seu perfil e com seu estilo de vida. Conheça a franqueadora e saiba seu papel como franqueado. É importante ressaltar que os outros franqueados não são seus concorrentes e sim, seus parceiros que possuem o mesmo objetivo: crescer!

 

Esteja atualizado

Tanto a sua unidade em si, quanto toda a rede, precisa estar atualizada com as tendências do mercado, como as ofertas de produtos e/ou serviços.

 

"Trazendo como exemplo novamente, supomos que a sua franquia seja de ótica, e que haja uma lente de grau que é lançamento no setor, é importante estar atualizado e disponibilizar esse produto para seus clientes. Portanto, se a franquia já oferece, busque ter na sua loja. Se não, cobre a franqueadora por essa atualização", complementa.

 

Franquias do segmento de ótica e fotografia

 

Seja presente

Muitos franqueados possuem outros trabalhos e carreiras por trás da franquia, mas é importante que seja estipulado uma certa presença de rotina na unidade. Apesar de sua equipe estar engajada, mostrar que você se importa no dia a dia da operação, faz toda a diferença para os consumidores, e motiva ainda mais os colaboradores.

 

Inspire outros

A rede de franquias é como se fosse um único elo. Ou seja, se você enxergar a marca, além da sua loja, irá ver que quanto mais motivação e incentivo der a ela, mais você terá ganhos em cima disso, seja financeiramente ou no reconhecimento, você terá.

 

Por isso, seja o maior fã da sua franqueadora, aposte e inove junto com ela. Inspire mais pessoas a fazerem o mesmo, seja parceiro de outros franqueados, melhore seus relacionamentos dentro da rede e lembre-se de que a marca deve te dar todo o suporte necessário.

 

Neto finaliza dizendo que com essas dicas será mais fácil administrar uma franquia, pensando sempre no que for melhor para si e para a marca no geral. Dessa forma, os resultados não terão como ser diferentes, além de positivos.

 

Sobre a QÓculos

A QÓculos é uma rede de franquias de ótica, que possui 27 unidades espalhadas pelo Brasil. Com uma proposta ousada, a rede trouxe a expertise do digital para suas lojas físicas, gerando uma experiência de compra única para seus clientes e criando diferenciais exclusivos, frente aos concorrentes. Inclusive, este ano a marca ganhou o Selo de Excelência em Franchising 2022, pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que tem como objetivo distinguir marcas que são referências das melhores práticas do setor no país.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?