Notícias / Negócios e Serviços / Famílias de Negócios que se concentram em seus Valores aumentam a Transparência, unificam a direção e se preparam para a Sucessão

Famílias de Negócios que se concentram em seus Valores aumentam a Transparência, unificam a direção e se preparam para a Sucessão

Compartilhe:   

Sobreviver à transição entre gerações é um dos principais desafios que todas as empresas familiares enfrentam.

De conglomerados com operações globais a lojas administradas localmente, as empresas familiares têm sido fundamentais para impulsionar o crescimento econômico em todo o mundo. Contudo, o planejamento da sucessão é uma das questões mais sensíveis e complexas. Conforme dados da PwC, no Brasil, houve pouco avanço em relação ao tema de 2018 para cá: 24% das empresas têm um plano de sucessão formal, o que representa pouco mais do que os 21% registrados naquele ano. No mundo, a Covid-19 parece ter concentrado as atenções nessa área: 30% das empresas familiares têm um plano de sucessão formal, o dobro do percentual de 2018.

 

Ao formalizar os diferentes papéis dos membros da família como acionistas, membros do conselho e executivos e estabelecer as estruturas corretas de governança corporativa, as empresas familiares podem aumentar muito seu desempenho, ao mesmo tempo em que se beneficiam plenamente de seu compromisso de longo prazo com crescimento sustentável.

 

Cada família tem sua história e pode ser uma fonte única para descobrir a cultura, os valores e o propósito. Essa parte da estrutura de governança familiar deve ter uma ressonância emocional com os membros da família, ser significativa e atraí-los. Ela ajuda os membros da família a se conectarem melhor com a perspectiva familiar e vincular sua história às suas experiências. Assim, as histórias pessoais se alinham com a narrativa mais ampla da família.

 

Essa é uma excelente base para comunicar e unificar valores e propósitos. Em nossa experiência, incluir todos os membros da família e trabalhar com consultores experientes pode desencadear um processo dinâmico e coeso para todos os envolvidos. Os especialistas podem capturar diferentes pontos de vista e histórias para encontrar um denominador comum. Isso geralmente revela valores compartilhados e cria um diálogo aberto sobre quais valores são essenciais.

 

Por que os valores são tão importantes? Os valores podem ser o fator decisivo para um alinhamento unificado e robusto da comunidade em significado e conexão. Parece perfeito para um grupo de indivíduos que idealmente permanecem unificados por gerações. O grupo está perto de definir sua missão se houver um entendimento comum de como os valores compartilhados se traduzem em ações concretas. Eles então precisam concordar com princípios, sistemas e processos para agir consistentemente de acordo com seu porquê e como.

 

O poder de contar histórias: Uma família proprietária de riqueza incluirá este componente em sua abordagem, pois geralmente compartilha a riqueza e estará interessada em preservá-la para as gerações futuras. Contar histórias ajuda a definir o propósito da riqueza e ilustra conceitos de vida correlacionados que inspiram e fortalecem: representa a herança e a cultura da família. Ele captura o passado, presente e futuro e define o cenário para um contexto humano e propósito compartilhado.

 

A Pesquisa de Empresas Familiares da Price 2021, com 2.801 proprietários e executivos participantes, revela insights importantes sobre como as empresas familiares operaram em um ano de pandemia. Ela aponta que os valores escritos se correlacionam fortemente com o sucesso. Também que 54% têm uma visão documentada e uma declaração de propósito por escrito (51% no mundo), 24% têm planos de sucessão formal e 36% dizem que há resistência à mudança (em comparação com a média global de 30% e 29% no mundo, respectivamente).

 

Note que, famílias de negócios que se concentram em seus valores aumentam a transparência, unificam a direção e se preparam para a sucessão - todos elementos vitais para o sucesso de longo prazo de uma empresa familiar. Note também que há uma alta resistência à mudança e à profissionalização.

 

A pesquisa confirma que as gerações mais jovens são fortemente motivadas por significado e propósito quando se trata de sua carreira e às vezes lutam para encontrar essas qualidades nos negócios da família. Os valores podem ajudar a preencher a lacuna geracional e dar a eles o senso de propósito desejado.

 

Nos últimos meses, o parentesco familiar/empresarial talvez tenha se tornado ainda mais profundo à medida que as famílias empresárias enfrentam a nova realidade. Muitos estão aproveitando esse momento de mudança importante para refletir sobre o propósito de suas empresas e uma visão renovada dos papéis que a empresa e a família podem desempenhar na sociedade em geral. A importância das prioridades não financeiras de uma empresa familiar, ou a sua riqueza socioemocional, são um dos seus principais diferenciais e vantagens competitivas a longo prazo. Não é surpreendente, então, que muitas empresas familiares estejam refletindo sobre seu propósito de negócios e papéis familiares.

 

A conexão entre as ferramentas de governança familiar, o grau de identificação dos membros da família com a empresa e o sucesso e crescimento da empresa familiar não pode ser negada.

 

A ausência de um processo claro de tomada de decisão pode resultar em uma cadeia contínua de perdas de oportunidades, assim como a alta resistência à mudança pode gerar estagnação e até perda de talentos. As empresas familiares com um conselho de administração que funcione bem, podem assumir a responsabilidade de tomar essas decisões importantes de forma mais adequada e trazer pensamento criativo e estratégico, insights valiosos e diversidade para o negócio.

 

Muitas famílias vêm utilizando o apoio de profissionais especializados em empresas familiares no crescimento e gerenciamento do negócio. Ter a perspectiva, habilidade e experiência de profissionais terceirizados gabaritados pode impulsionar uma empresa familiar para o próximo nível de sucesso com eficácia impressionante.

 

O papel da governança é garantir que o negócio seja conduzido com disciplina e que as decisões sejam imparciais e baseadas nas melhores práticas internacionais. É aí que podemos ajudar. Com o respaldo de décadas de experiência auxiliando empresas familiares bem-sucedidas, a GoNext Governança & Sucessão tem compreensão e metodologia única do que é necessário para profissionalizar a empresa familiar com princípios, regras e processos claros.

 

grupo do whatsapp sua franquia

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?