Notícias / Negócios e Serviços / Franquia de rua ou shopping center? Como saber escolher o ponto para abrir o negócio

Franquia de rua ou shopping center? Como saber escolher o ponto para abrir o negócio

Diretor de expansão da rede de franquias Mardelle analisa os dois modelos de negócio

Compartilhe:   

O número de redes de franquias em shopping center no país vem crescendo. Dados apontados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) passou de 21,5% em 2018 para 24,9% em 2019 o número de participação, tendo em alta os segmentos de alimentação, moda, beleza e estética.

Esse crescimento de franquias está atrelado ao fluxo constante de pessoas, visibilidade, além da segurança proporcionada pelo shopping center, o que faz com que aumente a probabilidade de sucesso no empreendimento.

Em contrapartida, realmente ainda há uma despesa maior como aluguel do ponto e condomínio, além de fundo de marketing e promoção exigido pelos shoppings centers. Mas essa realidade tende a mudar nos próximos anos, onde é possível observar uma maior flexibilização na negociação do preço de aluguel e a queda no Custo Total de Ocupação (CTO).

"O que vai influenciar na escolha do ponto é o perfil do negócio, que deve ser levado em conta a região que busca abrir uma operação, bem como o público-alvo", analisa Henrique Mol, diretor de expansão da Mardelle, rede de franquias especializada na comercialização de artigos de moda íntima.

Oportunidade de negócio

A  rede de franquias Mardelle, por exemplo,  pretende expandir os negócios em 2020 e visualiza grande oportunidade de negócio em shoppings centers em todo o Brasil. A intenção é conquistar 15 unidades até o final do ano em grandes centros das cidades brasileiras.

"O planejamento está em 50 novas unidades em 2020, sendo que 30% delas inseridas em shoppings", afirma Mol. Atualmente com 22 operações, a rede conta com 11 localizadas dentro dos shoppings nas cidades de Betim, Contagem, Montes Claros e Belo Horizonte, em Minas Gerais; São Paulo e Santo André, no estado paulista, Natal (RN) e João Pessoa (PB).

O empresário ressalta que hoje o investidor está em busca de algo que possa possibilitar um faturamento maior, como é o caso dos shoppings. Mas que as lojas de rua também continuam sendo bastante procuradas. Para isso, a equipe de expansão da Mardelle analisa a fundo o perfil e o público do lugar que esse empreendedor está em busca de abrir uma unidade. "Como a Mardelle está inserida em uma holding com mais cinco segmentos, buscamos compartilhar a vivência desses outros negócios para sermos assertivos na escolha", acrescenta Mol.

Entre as vantagens de abrir uma loja de rua está na fidelização da clientela, principalmente aqueles que passam com frequência pelo entorno da loja; Possibilidade de alterar o horário de abertura e fechamento da loja; menor rotatividade da mão-de-obra. Por outro lado, dependendo da escolha do ponto, pode haver a falta de estacionamento nas imediações; a mudança de clima interfere no fluxo de pessoas na loja.

As vantagens de se abrir uma franquia em shopping também são grandes. "Operações em shoppings possuem um risco menor ao empreendedor, visto ao fluxo já criado pelo empreendimento. De modo geral, as pessoas já se deslocam para os shoppings com a intenção de consumir", finaliza Mol.

 

Sobre a Mardelle

A Mardelle é uma rede de franquias que nasceu em 1995 em Betim, Minas Gerais, e entrou para o franchising em 2007 comercializando moda íntima. A história da marca teve início em 1995, quando uma das sócias começou a vender lingerie para suas colegas de faculdade. A rede vem apresentando um crescimento contínuo, baseado principalmente na qualidade dos produtos, do atendimento aos clientes e administração eficiente, com preço justo, focado em seu mercado de atuação. O público consumidor é formado por pessoas de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, com foco especial nas classes sociais B e C. A rede possui dois modelos de negócio: Loja de rua e de shopping com investimentos a partir de R$ 135 mil. A rede possui 22 unidades e pretende fechar 2020 com 50 lojas em funcionamento.

Encontre a melhor franquia para você: Franquias de Vestuário

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?