Notícias / Mercado / Seis pilares: comunicação pode ser a base de um negócio, diz mentor empresarial

Seis pilares: comunicação pode ser a base de um negócio, diz mentor empresarial

Funcionários como vendedores, gerentes e até recepcionistas podem ter - e têm - um papel determinante no sucesso de uma empresa ou negócio.

Compartilhe:   

 

Muitas vezes os empresários não dão o devido valor e atenção a essa questão e pecam em pensar que um bom atendimento e uma boa comunicação com os clientes não pode ser a chave para transpor barreiras que podemos enxergar como inalcançáveis.

 

O mentor empresarial Gustavo Medeiros elencou o que ele chamou de seis pilares para um bom funcionamento dessa questão. Mas reforçou que todos eles se unem para dar sustentação a uma área fundamental do processo: a comunicação.

 

“Alguém pode se perguntar, mas como ela se subdivide? É simples de entender e eu elaborei uma lista com esses seis pontos”, afirmou.

 

     • 1- Comunicação verbal

“Muito cuidado com o que é dito. E você empresário busque ter ciência do que está sendo dito por seus colaboradores. Lembre-se daquele clichê: o funcionário é o elo de ligação direta entre a empresa e os clientes”, informou.

 

     • 2- Comunicação escrita

“Embora muita gente possa não se importar, algumas outras podem. Então busque fornecer capacitação para que seus funcionários escrevam bem e tenham também consciência do que está sendo escrito por eles”, elencou.

 

     • 3- Comunicação corporal

“Você, vendedor, gerente, tente desenvolver gestos que demonstrei que você é solicito e que está entendendo tudo que o cliente está desejando. Mostre que está à disposição, que está feliz porque a pessoa está ali”, destacou.

 

Franquias do segmento de comunicação e marketing

 

     • 4- Comunicação assertiva

“Como já mencionei na questão da escrita, uma comunicação correta pode fazer toda a diferença. Então tente ser certeiro. Use argumentos inteligentes para que toda negociação se desenvolva da melhor forma”, argumentou.

 

     • 5- Comunicação direcionada

“Tente identificar ao máximo e ter atenção total no que de fato o cliente quer, busca. Se o objetivo dele é um, você vendedor tem que ter o mesmo. Ir de encontro a isso e mostrar que você conseguirá atender a necessidade”, disse.

 

     • 6- Comunicação preparada

“Se você entendeu todas as outras cinco facetas da comunicação de negócios, busque cada vez mais estudar. Se preparar. Estude o comportamento humano, a psicologia, sobre vendas (…) esse tem que ser o processo e preparação nunca é demais”, apontou.

 

Sobre Gustavo Medeiros

Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando por gestões de marketing, estratégica e comercial. Também é especialista em psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?