Notícias / Mercado / Para que serve o fundo de propaganda no sistema de franquias?

Para que serve o fundo de propaganda no sistema de franquias?

O fundo de propaganda é algo muito importante para as redes de franquias; descubra as iniciativas de expansão e promoção através dele.

Compartilhe:   

 

Que a propaganda é a alma do negócio, ninguém desconfia. Do mesmo modo, segundo levantamento realizado pela consultoria Deloitte e encomendado pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), mostra que para cada real investido em publicidade, gerou R$ 8,54 de retorno.

 

Para uma rede de franquia/franqueadora - e para o franqueado -, apesar de ter o seu nome já consolidado no segmento de mercado atuante, ela sofre com as consequentes ações de marketing realizadas por seus concorrentes. Nisso, o sistema de franquias também deve ter seus devidos investimentos em marketing e propaganda.

 

O que é e para que serve?

O fundo de propaganda no sistema de franquias é uma contribuição mensal regular do franqueado para as iniciativas de expansão e promoção da rede franqueadora. Arrecadado mensalmente de todos os franqueados em cima do percentual de faturamento bruto da unidade franqueada ou determinado em um valor fixo ou com base no faturamento bruto da unidade franqueada.

 

propagandaA propaganda é a alma do negócio, inclusive no sistrema de franquias.

 

O capital gerado para a rede de franquia é investido em campanhas pagas nos veículos de comunicação, anúncios e merchandising, online e offline, sendo offline para o caso do merchandising, também no ponto de venda (PDV) - tendo objetivo de fortalecer e ampliar a visibilidade da marca, beneficiando todas as unidades da rede.

 

Em relação à assessoria de imprensa, ou seja, relacionamento com a imprensa, a franqueadora presta suporte constante no sentido de produzir press releases (comunicados de imprensa, no português) para veicular informações à imprensa, como inaugurações de unidades e ações promocionais, em datas sazonais ou não.

 

De quem é a responsabilidade em anunciar: franqueadora ou franqueado?

A criação das peças para campanhas destinadas a nível geográfico nacional é responsabilidade da franqueadora. O franqueado pode e deve realizar anúncios para a veiculação local, desde que não seja alterado o seu composto do branding, no qual é o mesmo do que as estratégias para despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes nas pessoas.

 

BConnected │ O maior evento de redes de negócios e franquias da América LatinaPUBLICIDADE

 

O fundo de propaganda está estipulado no contrato?

Assim como outras taxas e informações do franchising, o fundo de propaganda está previsto na Lei nº 13.966/2019, mais conhecida como a Lei de Franquia, na qual obrigatoriamente deve adotar: Artigo 2º Para a implantação da franquia, o franqueador deverá fornecer ao interessado Circular de Oferta de Franquia, escrita em língua portuguesa, de forma objetiva e acessível, contendo obrigatoriamente: Parágrafo IX - informações claras quanto a taxas periódicas e outros valores a serem pagos pelo franqueado ao franqueador ou a terceiros por este indicados, detalhando as respectivas bases de cálculo e o que elas remuneram ou o fim a que se destinam, indicando, especificamente, o seguinte: alínea c) taxa de publicidade ou semelhante.

 

Como é calculada a taxa do fundo de propaganda?

Assim como ocorre em todas as outras taxas cobradas no sistema de franchising, o cálculo do fundo de propaganda é instável. Em outras palavras, varia de acordo com a rede de franquia. Contudo, ela é cobrada através de um valor fixo mensal ou através de um porcentual sobre as vendas mensais do franqueado.

 

propagandaComo a taxa de propaganda não está prevista em lei, é facultativo a sua cobrança.

 

Há redes de franquias em que não há cobrança da taxa do fundo de propaganda. Pois, além de não ser uma prática obrigatória perante a Lei nº 13.966/2019, conhecida como Lei das Franquias, as mesmas redes de franquias que não optam pela cobrança oferecem a gestão do marketing de forma gratuita para suas unidades franqueadas.

 

O franqueado pode tomar decisões sobre as estratégias de marketing para toda a rede de franquia?

A depender da franqueadora, sim. O franqueado tem participação sobre as tomadas decisões no marketing através de um canal de comunicação entre rede de franquia e franqueado, mais conhecido como conselho de franqueados, sendo necessário para desenvolvimento e acompanhamento de plano de ação, gestão estratégica e disseminação de boas práticas e até mesmo para assembleias de deliberação e votação sobre temas determinados pela rede de franquia.

 

propagandaO conselho de franqueados também é uma oportunidade para o compartilhamento de estratégias de marketing.

 

Apesar de toda a importância, seja você também o “porta voz” da sua franquia

Até aqui, apresentamos sobre o que é e qual é a importância do fundo de propaganda. Mas e a questão de fidelizar o cliente? Invista em atendimento no decorrer da primeira venda e em relacionamento nas vendas seguintes. A fidelização implica em relacionamento de longo prazo, podendo até fazer do seu cliente o seu embaixador.

 

propagandaTodo atendimento de qualidade ocasiona em satisgação do cliente e que vai gerar o marketing boca-a-boca.

   

Quer conhecer mais sobre o universo do sistema de franquias? Conheça o Glossário de Franquias.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?