Notícias / Limpeza e Conservação / Nova identidade visual da Maria Brasileira destaca a valorização das pessoas e a expressividade da marca no país

Nova identidade visual da Maria Brasileira destaca a valorização das pessoas e a expressividade da marca no país

O projeto foi desenvolvido 100% in house pela equipe de Marketing da empresa

Compartilhe:   

 

Fevereiro de 2022 - Inaugurada no franchising em 2013, a Maria Brasileira, maior rede de franquia multisserviços de cuidados residenciais e corporativos, prestes a celebrar nove anos no mercado, lança sua nova marca, que tem como desafio centralizar todas as atenções nas pessoas, com um conceito de lar, uma identidade responsiva e com mais brasilidade. Tendo essas diretrizes como norte, chegamos à identidade atual da Maria Brasileira.

 

A brasilidade da Maria Brasileira está representada em suas formas, gestos, falas e em toda a cultura da empresa. Cores quentes e calorosas, sorrisos e encantamentos se harmonizam com materiais e artes institucionais e com tudo mais que tem a oferecer para as pessoas. A­final, é uma empresa de pessoas para pessoas e, por isso, independente se é PJ ou PF, o cliente sempre será uma pessoa.

 

Todo o projeto foi conduzido e concebido pelo departamento interno de marketing da Maria Brasileira. “Após meses de muito estudo, consultorias, pesquisas realizadas com facilitadores internos, franqueados, clientes e pessoas do mercado, chegamos ao consenso de que a Maria Brasileira precisava destacar mais a valorização das pessoas na sua comunicação, desde cliente até as nossas profissionais, visto que elas sempre foram o foco em todas as suas estratégias”, explica Jean Cabrera, coordenador de Marketing da Maria Brasileira e criador da nova identidade de marca. “A Brasilidade fala sobre ‘as pessoas do Brasil’ com todas suas características e diferenciações, e a nova marca é sobre isso”, completa.

 

 

E nada mais emblemático para mostrar brasilidade na nova identidade do que as cores da bandeira brasileira, verde, amarelo e azul, que representam nossa vida natural, nossas riquezas, nosso céu e mar. “Assim como essas cores destacam os elementos preciosos do nosso país, em nossa identidade de marca, elas também representam o valor que damos ao Brasil e as pessoas desse país, além da satisfação que temos de estar em todo o território nacional, facilitando a vida de todos os brasileiros, onde quer que eles estejam, do Oiapoque ao Chuí”, comenta Jean.

As referências ao escolher as cores foram:

Amar.elo - A cor faz referência ao elo que a Maria Brasileira forma como facilitadora com seus clientes, amigos, parceiros e os profissionais.

 

PessoAzul - A cor azul é essencial à vida, pois remete à água. Quando pensamos no essencial para a Maria Brasileira, pensamos nas pessoas. Portanto, o azul é para elas!

 

Verde.Vida - O verde está presente para entendermos o valor da vida. Oferecer uma melhor qualidade de vida às pessoas por meio da facilidade e cuidado é algo que a Maria Brasileira sempre lembra quando olha para a cor verde.

 

Dentre os principais conceitos envolvidos nos elementos da nova identidade visual, estão:

  • Uma pessoa sendo representada pela letra i;

 

  • A letra i está centralizada no telhado, que dá a ideia de lar e representa a proteção e a centralização das pessoas nas prioridades da Maria Brasileira;

 

  • Construída especialmente para a marca Maria Brasileira, essa tipografi­a é única e exclusiva da Marca Maria Brasileira. A fonte “Sua”, desenvolvida por um tipógrafo brasileiro conhecido como Fábio Haag, foi a escolhida para representar a Maria Brasileira em todos os seus materiais institucionais. Possui ótima legibilidade, grandes variações, e, por ser uma fonte nacional, valoriza a brasilidade;

 

  • A marca ainda conta com um elemento que é uma flecha apontada para cima, como uma “mensagem subliminar” de ser uma empresa que olha sempre para cima, pensando no futuro. Ao mesmo tempo, a humanização e a pessoalidade estão enraizadas no jeito de ser da Maria, com a consciência de que precisa estar sempre evoluindo e crescendo.

“Com quase uma década de vida, sentimos a necessidade de evoluir nossa identidade para que ela esteja à altura de representar todo o ecossistema que envolve a Maria Brasileira, que são as pessoas. Nosso DNA é facilitar a vida delas, e isso precisa ser percebido não apenas na prestação dos nossos serviços, mas em toda a nossa comunicação”, conclui Felipe Buranello, CEO da Maria Brasileira.

 

 

Sobre a Maria Brasileira

Fundada em 2013, por Felipe Buranello e Eduardo Pirré, que investiram inicialmente R$ 200 mil para criar o negócio, a Maria Brasileira empresa que facilita a vida das pessoas por meio de multisserviços, consolidou sua liderança e pioneirismo no setor, tornando-se a maior rede de franquias de limpeza residencial da América Latina. Nos últimos anos, é dona dos mais importantes prêmios do franchising brasileiro: em 2017 e 2018, foi eleita uma das 25 melhores franquias do Brasil, pelo Grupo Bittencourt, e também chancelada, em 2018, 2019 e 2020, com o Selo de Excelência em Franchising da ABF. Em 2020 e 2021 foi contemplada com o prêmio Great Place To Work. Em 2021 foi eleita a Melhor Microfranquia do Brasil, pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Atualmente, conta com mais de 420 unidades franqueadas espalhadas por todo o Brasil.

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?