Notícias / Eletrônico e Tecnologia / Aquecimento do mercado de TI promove aumento de franquias no setor

Aquecimento do mercado de TI promove aumento de franquias no setor

Inovação é a grande característica do mercado tecnológico que espera aumento de 10,5% para este ano

Compartilhe:   

O ano começou positivo para empresas que atuam no mercado de tecnologia da informação, como a Gigatron Franchising. Desenvolvendo softwares de gestão há mais de 20 anos para empresas que atuam no varejo, a franquia está inserida num setor que só cresce no mercado de franquias, o de Comunicação, Informática e Eletrônicos.

Durante o primeiro trimestre deste ano o setor registrou crescimento de 9,7% e, ao todo, as franquias brasileiras cresceram 7% no mesmo período, faturando R$41,4 bilhões. O crescimento do setor vai de acordo com as projeções da IDC Predictions que espera, para este ano, aumento de 10,5% no mercado de tecnologia da informação. O crescimento da produção e, consequentemente, seu retorno financeiro está diretamente ligado ao “funcionamento” da tecnologia: com novidades a cada dia, as empresas precisam se reinventar a todo momento para continuarem relevantes no mercado.

Adaptação constante

Quando começou lá em 1998 a Gigatron comercializava softwares “físicos”, ou seja, instalados exclusivamente dentro do computador. A franquia acompanhou as transformações tecnológicas e, atualmente, trabalha com opções de softwares armazenados na nuvem, sendo que o empresário só precisa de acesso à internet para gerenciar todo o negócio.

“O profissional de TI sempre foi visto como aquela pessoa que desvendava códigos do computador e que nem falava a mesma língua de quem não entendia de computação”, comenta Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron. “Sim, nós desvendamos códigos, mas nossa profissão é muito mais do que isso e o mercado notou esse diferencial”. Salomão enfatiza a importância do profissional de TI para o desenvolvimento de diversas ações, principalmente no meio empresarial.

O reconhecimento da profissão teve um boom tão grande no Brasil nos últimos anos que nos tornamos um dos maiores mercados do mundo na área de tecnologia da informação. Ocupamos a 9ª posição no mercado global de softwares e somos a grande referência do setor na América Latina.

Franquia que incentiva

Além de ser uma das áreas que mais inova, é também uma das que mais contrata: em março deste ano 236.779 pessoas estavam empregadas no setor tecnológico, que movimentou R$146,1 bilhões em 2018. Salomão acredita que a quantidade de profissionais tende a aumentar exponencialmente: “A tecnologia é muito versátil e a cada dia surgem novos produtos e técnicas, o que influencia diretamente na contratação de novas pessoas para realizarem esses novos trabalhos”.

E disso a Gigatron sabe bem: a rede preza pela contratação de jovens recém-formados e sem muita experiência profissional. “O crescimento profissional é algo que nós levamos a sério aqui na Gigatron. Nossos funcionários chegam sem ter experiência alguma e, além de aprender tudo que precisam para o mercado de trabalho, também são capacitados para abrirem o próprio negócio na área de tecnologia se quiserem”, diz o diretor.

A nova aposta da rede é aumentar sua influência no mercado através do modelo de negócio afiliado, uma versão alternativa do modelo de franquias comercializado pela marca: “Enquanto o franqueado da Gigatron pode trabalhar com qualquer uma de nossas soluções, o afiliado pode revender apenas uma solução específica. Esse modelo tem o objetivo de aumentar nossa base de clientes, principalmente para nossas soluções baseadas na web”, explica Salomão.

O afiliado pode atuar de duas formas: como embaixador ou consultor. O afiliado embaixador indica os produtos da marca para empresas e profissionais da área sem ter a responsabilidade de prestar suporte ou atendimentos. Já o consultor, além de indicar os produtos, é responsável pelas vendas, treinamento e suporte ao cliente final.

Influenciada pelo crescimento do mercado como um todo, a expectativa da rede é chegar a 100 unidades em operação até o final deste ano.

Sobre a franquia Gigatron Franchising

Fundada em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de uma metodologia própria, a empresa é considerada uma das maiores fabricantes de software CAD para calçados do mundo. O crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP - impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui 73 unidades distribuídas pelo Brasil. 

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?