Notícias / Hotelaria e Turismo / Accor adiciona 22 novos hotéis ao seu portfólio na América do Sul em 2021 e aposta em franquias, residências e coworking para 2022

Accor adiciona 22 novos hotéis ao seu portfólio na América do Sul em 2021 e aposta em franquias, residências e coworking para 2022

Empresa também planeja abrir outros 25 hotéis na região neste ano

Compartilhe:   

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo turismo no ano passado, setor muito impactado pela pandemia, a Accor encerrou 2021 na América do Sul com um volume de negócios de 400 milhões de Euros e um RevPAR de (-42%) like for like comparado a 2019.

“Em 2021 foram abertos 22 novos hotéis na região, oferecendo ao mercado mais 3.737 quartos, além da assinatura de 14 contratos (2.100 quartos) mesmo diante do contexto delicado da crise de saúde global, o que demonstra a força das marcas Accor e a confiança dos investidores na nossa capacidade de gestão”, declara Thomas Dubaere, CEO Accor América do Sul. A empresa possui hoje 65 mil quartos, um crescimento de 4,8% em relação a 2020, sendo 53 mil apenas no Brasil. 

 

Para 2022, a Accor estima abrir na América do Sul outros 25 hotéis, sendo 17 no Brasil e 8 nos países hispânicos, além de acelerar novos contratos no sistema de franquias. Países como Argentina, Chile, Colômbia e Peru, além do Brasil, continuam na mira da expansão da empresa, seja por meio de conversões ou greenfield. 

“A previsão é chegar a 700 hotéis em operação e pipeline até 2025”, completa o CEO da Accor na região, que atualmente tem 410 hotéis em operação, sendo 330 no Brasil e 81 hispânicos, incluindo um pipeline de 81 hotéis na América do Sul (sendo 58 no Brasil). 

“Faltam dois anos para finalizarmos nossa estratégia de 42 mil quartos franqueados até 2024, projeto batizado como 42k24. Há 10 anos tínhamos apenas 12% de quartos franqueados, hoje temos 43% e até 2024 esperamos ter mais de 50%”, comenta Abel Castro, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios Accor América do Sul. 

Além das franquias, outra estratégia da Accor em 2022 é ampliar o desenvolvimento em residências, aproveitando o portfólio das marcas fruto da joint venture com a Ennismore, como 21c, 25hours, Delano, JO&JOE, Mama Shelter, SLS, Tribe, entre outras.

“Com essa transação com a Ennismore foi criada uma das empresas de hospitalidade e estilo de vida que mais cresce no mundo, incluindo marcas com narrativa criativa, design e experiências autênticas, além da riqueza de conhecimento da Accor em entrega de escala, crescimento de rede e distribuição”, complementa Abel.

Expansão de marcas internacionais na América do Sul

Em janeiro de 2022, a Accor anunciou a expansão da marca internacional SLS Hotels & Residences para o Uruguai, com a inauguração do SLS Punta del Este, empreendimento com 80 quartos e 150 residências, em duas torres contemporâneas, com o mais alto padrão de luxo e previsão de abertura para 2025. 

 

“Com esta assinatura no Uruguai, a Accor reforça suas duas principais estratégias: o desenvolvimento de produtos lifestyle em países hispânicos e a incorporação de propriedades de uso misto”, afirma Thomas Dubaere. Além do SLS Punta del Leste, na Colômbia, 204 apartamentos e 88 casas serão comercializadas por meio do Sofitel Barú Calablanca Beach Resort. Já na Argentina, o SLS Puerto Madero Hotel & Residences contará com 145 residências, previsto para abertura em 2022.

Mais uma grande novidade para esse ano será a abertura dos primeiros JO&JOE da região, um no Largo do Boticário, no Rio de Janeiro, e outro em Medellín, na Colômbia, ambos esperados para o primeiro semestre de 2022. Uma marca jovem que combina hostel a um estilo de vida e um espaço de convivência vibrante, JO&JOE foi projetado para atender às expectativas dos que valorizam a cultura do compartilhamento, a espontaneidade e a experiência.

Como destaques em aberturas para 2022, também estão: By Mercure Manhattan Porto Alegre, ibis e ibis budget em Balneário Camboriúno Brasil; ibis Styles Guayaquil, no Equador, e ibis Styles Antofagasta, no Chile.

WOJO

O desenvolvimento de produtos WOJO, marca global de coworking da Accor, lançada no Brasil em 2021, surpreendeu a empresa pela excelente aceitação que, já no início de 2022, um ano após sua chegada no país, chegou à marca de 150 pontos de serviço, sendo 100 SPOTS – espaços de coworking com acesso gratuito ao Wi-fi nas áreas comuns dos hotéis (lobby, bares e restaurantes). 

A empresa também planeja, ainda para o primeiro trimestre de 2022, abrir 50 novas unidades WOJO na Argentina, Colômbia, Chile e Peru. “Vamos ampliar a experiência do consumidor com base em pesquisas feitas para tornar os ambientes ainda mais ergonômicos, além de oferecer novas experiências e sites dedicados ao produto”, destaca Olivier Hick, COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil.

Flexibilidade ao consumidor

Em 2022, a Accor manterá as tarifas com níveis de flexibilidade de cancelamento e alteração, e mais 20% de desconto para passageiros que tiveram seus voos alterados e/ou cancelados.

ALL- Accor Live Limitless

 Nosso programa de fidelidade ALL- Accor Live Limitless obteve, em 2021, um volume de 85% a mais em pontos transferidos de programas parceiros como Smiles, Livelo, Tudo Azul e LATAM Pass para o ALL.

 Sustentabilidade

Aos clientes corporativos, ainda em 2022, a Accor iniciará a oferta da possibilidade de compensação das emissões de carbono em estadias e eventos nos hotéis operados pela empresa. Por meio da ferramenta NZCC (Net Zero Carbono Calculator), será possível realizar a compra direta de créditos de carbono a partir da captura de informações detalhadas sobre os eventos, incluindo deslocamentos, número de pessoas, cardápios, uso de energia e emissões ao longo da cadeia de valor do evento, entre outros. 

Destaques de 2021

Um dos planos de sucesso da empresa em 2021, na América do Sul, foi a aposta no crescimento e desenvolvimento de hotéis no segmento de luxo e lifestyle. Como um dos destaques no período, o Île de Pipa MGallery Collection abriu oficialmente suas portas, em agosto de 2021, trazendo o estilo inspirador da marca MGallery Collection para a Praia da Pipa, localizada no município de Tibau do Sul, em Natal (RN). 

 

No final do ano, a empresa também anunciou a inauguração do Sofitel Barú Calablanca Beach Resort, na Colômbia, atingindo o marco de 400 hotéis na América do Sul. Localizado a 25 minutos da cidade de Cartagena e separado pelo Canal Dique, o resort está situado em meio às belezas naturais e à riqueza cultural da Isla Barú, uma propriedade pitoresca que combina a essência caribenha ao bom gosto e à herança francesa, DNA da marca Sofitel. 

 No segmento premium, a Accor comunicou, também no ano passado, a conversão do Grand Mercure Curitiba Rayon, primeiro hotel da marca no Paraná, próximo aos principais shoppings e pontos turísticos da cidade.

 Já na categoria midscale, a empresa noticiou o lançamento do primeiro hotel com selo ‘By Mercure’ no mundo: o Thermas de Olímpia Resorts By Mercure, no interior de São Paulo. “O selo ‘By Mercure’ foi projetado para dar aos proprietários de hotéis independentes um aumento rápido e fácil de receita, com associação imediata à marca Mercure e acesso aos poderosos canais de distribuição da Accor, enquanto fornece tempo e flexibilidade para alcançarem gradualmente a integração total com a marca Mercure", relembra Abel Castro. A estratégia deu tão certo que, no mesmo ano, a Accor anunciou também a abertura do By Mercure Matão, localizado ao norte do Estado de São Paulo. 

 Outro avanço relevante para a empresa foi a conversão do Novotel São Paulo Jardins, na capital paulista, um empreendimento com 161 quartos, além de restaurante, academia e piscina, serviços ideais para quem procura uma hospedagem de qualidade, a lazer ou a negócios. Ainda no segmento midscale, a empresa também promoveu ao longo de 2021 a inauguração do Novotel Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, e a assinatura do contrato para inauguração, em 2023, do Novotel Recife Marco Zero, em Pernambuco. 

No segmento econômico, o ano de 2021 também foi marcante para a Accor com a inauguração dos hotéis ibis budget Fortaleza Iracema (CE), ibis budget Maceió Paujuçara (AL), e o ibis budget Belo Horizonte Savassi, em Minas Gerais (combo com Novotel Belo Horizonte Savassi).

 

Nos países hispânicos, outros destaques da Accor podem ser citados, como a abertura dos hotéis MGallery Montevideo (Uruguai), Pullman Miraflores (Peru) e Novotel Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). 

 Em 2021, a Accor seguiu com o Heartist Fund, criado para ajudar colaboradores e suas famílias fragilizadas pela pandemia de Covid-19. Uma das iniciativas foi a doação de valores para aquisição de alimentação. Cerca de 10 mil pessoas foram beneficiadas pelo Heartist Fund, que doou mais de 1 milhão de Euros para a ação, e que continuará proporcionando suporte aos funcionários da empresa em 2022.

Características por País:

Argentina

Atualmente, a Accor possui 12 hotéis em operação com 1.563 quartos, sendo cinco franquias e sete administrados. Este ano está prevista a abertura do Mercure Rosario, além da incorporação do Faena ao portfólio.

 Além disso, o SLS Puerto Madero Hotel & Residences, localizado em um elegante bairro de Buenos Aires, será inaugurado em breve. O hotel dispõe de 58 amplos quartos e suítes projetados pelo renomado designer e arquiteto italiano, Piero Lissoni. 

Bolívia

No país, a empresa opera o Swissôtel e o Novotel, com 238 quartos. Para 2022 está prevista a abertura do ibis Santa Cruz de la Sierra, com 148 quartos.

 Chile

Durante 2021, o Pullman Santiago El Bosque e o Pullman Santiago Vitacura completaram suas reformas sob os novos conceitos da marca, com um design moderno e cosmopolita que, durante 2022, será complementado pelo lançamento de seus novos restaurantes, Lila e Ofelia. Da mesma forma, foi realizada a reforma do Novotel Santiago Las Condes, que abriu seu novo restaurante Nuna, inspirado em ingredientes locais. A recente inauguração do Novotel Arica, com 144 quartos de frente para o mar, torna-o o hotel Accor de número 24 no país, totalizando 3.882 quartos. Em 2022, o primeiro ibis Styles do Chile chega a Antofagasta, com 153 quartos.

Colômbia

O grupo conta, atualmente, com 21 hotéis em operação e 2.809 quartos no país localizado ao extremo norte da América do Sul. Considerado o primeiro hotel de praia de luxo da Colômbia, o Sofitel Barú Calablanca Beach Resort foi inaugurado em dezembro de 2021. Este é o único hotel do Caribe colombiano que possui a certificação LEED, a mais reconhecida mundialmente pela construção sustentável. Com uma arquitetura que dialoga com o meio ambiente, sua proposta de valor busca inspirar os viajantes com experiências que unem hospitalidade, cultura local e biodiversidade em um só lugar.

O ano de 2022 inicia com a inauguração do novo restaurante "QCeviche", no Novotel Bogotá, com uma proposta do melhor da culinária peruana. Ainda este ano, chegará também o JO&JOE Medellín, o primeiro na região, com 58 quartos e 186 camas, e uma proposta de lifestyle espontânea, e divertida, que combina o entretenimento de um hostel com o conforto de um hotel para atrair uma comunidade de exploradores globais. Da mesma forma, está prevista a abertura do ibis Montería, com 120 quartos em uma cidade repleta de atrativos naturais, um dos destinos com maior crescimento turístico da região.

 Equador

Swissôtel, Mercure e ibis Quito são os três hotéis em operação no país, com um total de 573 quartos. Para este ano, a Accor também ampliará sua rede com o ibis Styles Guayaquil, de 203 quartos.

 Peru

O Peru conta com 13 hotéis Accor e 2.268 quartos. Durante o ano de 2021 foi inaugurado o Pullman Lima Miraflores, com 237 quartos, em um dos bairros mais pujantes da capital, com um conceito vanguardista e sustentável, além de um espetacular rooftop. O ibis Styles San Isidro também abriu suas portas no ano passado, com 184 quartos e um ambiente descontraído, que incluiu a intervenção artística do renomado muralista peruano, Elliot Tupac. 

Paraguai

No Paraguai encontra-se o ibis Asunción, uma franquia com 120 quartos.

 Uruguai

O Uruguai possui cinco hotéis em operação, incluindo o icônico Sofitel Montevideo Casino Carrasco & Spa, que celebrou 100 anos de história. Em novembro de 2021, foi inaugurado o Hotel Costanero Montevideo Mgallery, com 92 quartos e um design inspirado na cultura urbana local, que junto ao ibis e ao ibis Styles, atinge o número de 429 quartos no país.

Também será inaugurado, em 2025, o SLS Punta del Este Hotel & Residences, com 80 quartos e 150 residências, além de uma área comercial de 3.500 metros quadrados, três restaurantes, dois bares, club house, Spa com piscina e fitness center, salas de reuniões e clube infantil. 

Para download de fotos dos empreendimentos da Accor, acesse este link.

Sobre a Accor

 A Accor é um Grupo líder global em hospitalidade, composto por mais de 5,300 propriedades e mais de 10,000 locais de comidas e bebidas 110 países. O grupo tem um dos ecossistemas de hospitalidade mais diversificados e totalmente integrados da indústria, abrangendo mais de 40 marcas de hotéis de luxo, premium, midscale e econômico, conceitos de estilo de vida exclusivos; locais de entretenimento e vida noturna; restaurantes e bares; residências privadas de marca; propriedades de acomodação compartilhada; serviços de concierge; espaços de coworking e muito mais. A Accor possui uma incomparável posição na categoria de lifestyle - uma das categorias de crescimento mais rápido na indústria - liderada pela Ennismore, uma empresa de hospitalidade criativa com um portfólio global de marcas empreendedoras e fundadas com propósito em seu coração. A Accor também possui um portfólio extenso de marcas distintas e aproximadamente 260.000 membros de equipe em todo o mundo. Os membros se beneficiam do abrangente programa de fidelidade da empresa  ALL - Accor Live Limitless - um companheiro de estilo de vida diário que oferece acesso a uma ampla variedade de recompensas, serviços e experiências. Por meio das iniciativas Planeta 21 – Acting Here, Accor Solidarity, RiiSE e ALL Heartist Fund, o grupo está focado em impulsionar ações positivas por meio da ética nos negócios, turismo responsável, sustentabilidade ambiental, engajamento comunitário, diversidade e inclusão.

 Fundada em 1967, a Accor SA está sediada na França e listada publicamente na Bolsa de Valores Euronext Paris Stock Exchange (código ISIN: FR0000120404) e no Mercado OTC (Ticker: ACCYY) nos Estados Unidos. Para obter mais informações, visite o site da Accor neste link ou siga a  Accor no Twitter, FacebookLinkedIn, e Instagram.

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?