Notícias / Gurus / O que fazer para que a inauguração de uma franquia seja um sucesso

O que fazer para que a inauguração de uma franquia seja um sucesso

A importância da orientação da franqueadora para que esse dia seja um “UM DIA DE REI!”, gerando segurança para o franqueado e uma boa imagem para o mercado local e para o cliente

Compartilhe:   

Quando se trata da abertura de uma franquia, o que precisa ser considerado é que abrir uma unidade franqueada é diferente de abrir um negócio independente. Isso porque, até a data da abertura, o franqueado já passou por um longo processo de recebimento de muitas informações e de muito trabalho.

Para muitos, esse é o momento da conquista de um sonho de uma vida toda: ter o seu próprio negócio, estrear como empresário. Investindo suas economias, acreditando no suporte e prestígio da franqueadora, para ver os resultados esperados serem concretizados.

Esse é um momento muito importante de reconhecer e motivar o franqueado. É preciso dar a ele todo o suporte necessário, para que ele se sinta seguro na sua estreia. O trabalho é conjunto, ainda que o investimento da campanha de inauguração seja do franqueado, por ser uma ação de marketing local, o departamento de marketing da franqueadora deve orientá-lo e ajuda-lo não só nas tomadas de decisões, mas também provendo as artes que compõe o enxoval, pois deverá seguir a identidade visual determinada pela franqueadora.

A presença do franqueado nesse dia, junto a seus convidados, é de extrema importância, pois é nesse momento que se inicia todo um trabalho de relacionamento que deverá ser cultivado e trabalhado ao longo do ano.

Mas o trabalho para a inauguração se inicia muito antes da data definida. Em primeiro lugar, é necessário que o franqueado e a franqueadora estabeleçam juntos o prazo para a abertura da unidade, e então preparar um cronograma de inauguração, orientando o franqueado em todas as fases e ações necessárias:

  • Sinalização: mesmo que a unidade ainda esteja em reforma, a divulgação de que ali terá uma nova unidade de uma determinada franquia é de extrema importância. É parte de uma divulgação em que as pessoas começam a se familiarizar com esse novo estabelecimento, estimulando a curiosidade na vizinhança e criando expectativas nesses futuros clientes até a data da inauguração.
  • Evento de lançamento: para apresentar a nova unidade, é importante marcar um evento de lançamento, pensando em uma data que não coincida com feriados ou com outros eventos que possam ser de interesse do público-alvo. Avaliar se a inauguração terá lista de convidados ou se será um evento aberto, se terá coquetel, entre outras peculiaridades.
  • Campanha de lançamento: criar uma campanha de lançamento ajudará a divulgar a data de inauguração da unidade e estimular potenciais consumidores a uma visita. A campanha deverá ser lançada antes mesmo da data da abertura da unidade, por meio de ações de parcerias com outros estabelecimentos na região, por divulgação em redes sociais, utilizando segmentação e assessoria de imprensa.
  • Mailing de clientes: o novo estabelecimento ainda não possui um mailing de clientes cadastrados, mas pode-se criar um antes mesmo da abertura da unidade, seja utilizando as redes sociais e formulários da internet (por exemplo: no caso de um evento de lançamento aberto, com divulgação nas redes sociais, o franqueado poderá criar uma campanha segmentada com formulário de RSVP para confirmação da participação no evento de lançamento) ou até mesmo uma pesquisa rápida no entorno do estabelecimento.
  • Relacionamento: para manter uma comunicação efetiva com o público o ideal é que o software de gestão de unidade, provido pela franqueadora, seja integrado com CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). Caso o sistema de gestão não seja integrado, o franqueado poderá contratar uma plataforma à parte para auxiliá-lo no gerenciamento de todos os contatos com os seus clientes. Através do mailing formado a partir dos contatos realizados no evento de lançamento da unidade e de novos cadastros que serão realizados, o franqueado poderá desenvolver ações mais específicas como promoções de aniversário, lançamentos, liquidações, entre outras ações.
  • Promoções: para incentivar a compra ou experimentação do produto, poderão ser realizadas promoções de lançamento, ação de degustação de produtos ou entrega de sampling. O lançamento de promoções é uma estratégia de marketing bem eficiente em inaugurações. Para isso, oriente o franqueado na escolha de produtos com boa aceitação no mercado, aplicando um desconto atrativo nelas.
  • Marketing pós-inauguração: o franqueado deve saber que precisará guardar uma verba mensal para investir no marketing local da sua franquia. Não basta se concentrar em marketing apenas para o dia da inauguração. Para que uma empresa se sobressaia em um mercado tão competitivo, é necessário que ela invista sempre em ações locais. É importante que a franqueadora dê esse suporte ao franqueado, se antecipando e deixando campanhas de marketing à disposição dele para que possa produzir e realizar na sua unidade.

A inauguração de unidade é um dos momentos mais importantes na abertura de um novo negócio e, exatamente por isso, deve ser planejada cuidadosamente entre o franqueado e a franqueadora para que a unidade seja apresentada ao mercado e ao público-alvo com todos os seus diferenciais da forma correta, garantindo o sucesso inicial.

Por ser o ponto de partida para a construção de relacionamento com os clientes, todo empresário precisa se preparar e participar desse grande dia. Os representantes da franqueadora precisam se organizar para também estarem presentes, dando todo o suporte e o reconhecimento necessários ao novo franqueado. Esse é apenas o início da construção de um relacionamento saudável e lucrativo entre as partes. 

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?