Notícias / Franchising no Mundo / Franquias brasileiras retomam planejamento e vão em busca de expansão no exterior

Franquias brasileiras retomam planejamento e vão em busca de expansão no exterior

Reino Rural, rede especializada em produtos agropecuários, aposta no Paraguai para expandir a marca.

Compartilhe:   

 

O movimento de internacionalização das franquias está cada vez mais forte e o Paraguai é o terceiro principal destino das marcas brasileiras, com 44 redes em pleno funcionamento. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising, referente ao ano passado, que traz em primeiro lugar os Estados Unidos, que abrigam 69, seguido por Portugal, com 51. Dos dez países com maior número de marcas brasileiras, cinco são da América do Sul.

 

No ano passado, o número de marcas presentes no exterior aumentou em 12%, chegando a 183, vinte a mais que no ano anterior. A indústria de franchising impulsiona o varejo, movimenta a economia, gera emprego, renda e qualificação profissional. E é com este espírito que o Brasil apresenta ao mundo seus conceitos e marcas genuinamente nacionais.

 

A CEO da Reino Rural Franchising, franquia especializada em produtos agropecuários, Viviane Henriques, destaca ainda o potencial desses países. “É a região de maior produção de alimentos básicos do mundo e a maior exportadora de itens alimentícios. No caso do Paraguai, em especial, a pecuária está presente em todo o território, a previsão para este ano é produzir 570 mil toneladas de carne bovina.”

 

Parceria com suporte

Para ajudar os empreendedores com interesse em expandir fora do país, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) promove o programa Franchising Brasil, projeto de internacionalização das redes brasileiras de franquias realizado por meio de uma parceria entre a ABF e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

 

Ao longo de 15 anos de trabalho, a entidade e os empresários participantes do projeto estiveram em mais de 40 países em todos os continentes, participando das mais importantes feiras do setor de franchising e de missões internacionais comerciais e de prospecção.

 

Atualmente, mais de 100 empresas participam do projeto. Além de adquirir conhecimento e experiência, essas empresas se desenvolveram, levando conceitos brasileiros para diversas partes do mundo e gerando divisas para o país.

  BConnected │ O maior evento de redes de negócios e franquias da América LatinaPUBLICIDADE.

 

Vantagens da Internacionalização

As franquias brasileiras vêm conquistando sucesso no Brasil e no exterior. A internacionalização proporciona uma série de benefícios à marca. O principal deles é a oportunidade de explorar mercados novos e com grande potencial de crescimento.

 

Além disso, haverá aumento na escala de produção, com aproveitamento da capacidade total da empresa, o aperfeiçoamento dos processos produtivos, industriais e comerciais, a redução da dependência das vendas internas. A rede não fica refém das oscilações do mercado interno.

 

“É preciso entender ainda que as franquias que têm unidades no exterior acabam se tornando mais atrativas no mercado nacional. O investidor enxerga a marca com outros olhos, reconhecendo o potencial de crescimento, capacidade e qualidade dos produtos oferecidos. É preciso ampliar o campo de visão, olhar o todo e observar as vantagens, que são muitas”, reforçou Viviane.

 

Economia em destaque

Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve aumentar 1,8% em 2022, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O PIB paraguaio deverá subir 3,8% e o da Bolívia 3,2%. Os dados são da Agência IP, com base nos dados dos governos nacionais.

 

O grande trunfo da região está na extensão das áreas, clima e disponibilidade hídrica, favoráveis à agricultura e essências para aumentar a produtividade que tem um potencial enorme. Para Viviane Henriques, CEO da Reino Rural, o Paraguai em especial tem a pecuária presente em todo território e uma produção de grãos que é destaque no mundo todo, não há como negar o potencial”.

 

A CEO da franquia afirma ainda que é muito importante conhecer o mercado externo e os possíveis investidores fora do Brasil. “Atuar em outro país é um desafio que a Reino Rural está pronta para assumir, queremos tornar nossos produtos mais competitivos também no exterior”, finalizou.

 

Sobre a franquia Reino Rural Franchising

 

A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) de alta qualidade visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021 a marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 com retorno previsto de 4 a 6 meses.

 

Informações através do site: www.reinoruralfranchising.com.br.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?