Notícias / Franchising no Mundo / Afinal, o que é franchising?

Afinal, o que é franchising?

Compartilhe:   

Com certeza você já ouviu muito por aí: franquia, franchising, franqueador,franqueado. Mas afinal, o que é franchising?

 

Procuramos o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, para entender o termo e o contexto em que ele é aplicado.

 

Franquia ou franchising empresarial 

 

De acordo com o Sebrae, franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o “franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa com o desejo de abrir

a franquia) o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços”.

 

Ou seja, é um modelo de negócio que permite ser replicado e colocado em prática por outros empreendedores, porém, sem perder a própria essência.

 

Bastante interessante para aqueles que buscam empreender, a franchising permite que uma marca já consolidada tenha uma espécie de “filiais com outros donos”.

 

Nesse sentido, a marca já foi testada, já está padronizada, e por isso se torna tão interessante para novos empreendedores.

 

Franchising é a oportunidade de abrir um negócio próprio, tendo como aliado o knowhow e a expertise da franqueadora. O que diminui consideravelmente os riscos do

negócio.

 

Vantagens competitivas

 

Entre as vantagens competitivas da franchising ou franquia estão:

 

  • Credibilidade da marca já consolidada
  • Expertise
  • Padronização
  • Produtos ou serviços já testados no mercado
  • Orientação e treinamento Há franchising que oferece não somente sua expertise, mas também um plano de negócio para o novo franqueado.

 

Vale ressaltar que isso não significa que o franqueado pagará pela franquia e o seu negócio “andará sozinho”. É preciso colocar o lado empreendedor em prática. 

 

Somente ele é capaz de tocar seu próprio negócio.

 

Case Maria Açaí

A Maria Açaí enquanto franqueadora oferece ao mercado um modelo de negócio consolidado e que já foi aprovado por mais de 80 franqueados em seis estados brasileiros. Entre eles, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Na contramão da crise econômica anunciada em função da pandemia de coronavírus, a Maria Açaí registrou recorde em vendas de unidades, além de ter registrado também o crescimento agressivo das vendas via delivery.

Presente no Guia de Franquias da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a A Maria Açaí tem um produto diferenciado, o verdadeiro açaí. Com quatro vezes mais fruta, o açaí da Maria é artesanal e não leva emulsificantes. Outra grande vantagem é que ele é batido na hora.

 

Quer saber mais sobre a Maria Açaí e se tornar um franqueado, clique aqui.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?