Notícias / Especial / Franquia de salões de beleza aposta em clube de assinaturas para fidelizar clientes

Franquia de salões de beleza aposta em clube de assinaturas para fidelizar clientes

O belle.club, em parceria com o Instituto Embelleze, criou o primeiro salão de beleza por assinaturas do Brasil

Compartilhe:   

O setor de vendas por assinatura cresce no Brasil e movimentou mais de R$ 1 bilhão em 2020

 

Não é segredo para ninguém que muitos setores sofreram com a pandemia e a paralisação de grande parte das atividades. Diante deste cenário, muitas marcas resolveram investir em soluções inovadoras, como os clubes de assinaturas. A venda recorrente de produtos digitais, serviços e benefícios para associados só teve a sua consolidação no Brasil em 2020, período em que foram criados mais de 800 novos sites do segmento, caracterizando um aumento de 37,5% em relação à última pesquisa, feita em 2014 pela plataforma Betalabs.

 

O aquecimento deste mercado promoveu dezenas de modalidades de assinaturas, existindo diversos modelos de negócios, desde academias a serviços pet, serviços de estética, entre tantos outros. Em alguns casos, a assinatura é o foco do negócio e, em outros, uma fonte complementar de vendas. O fato é que, em 2020, este mercado movimentou pouco mais de R$ 1 bilhão, caracterizando um aumento de 10% neste setor de vendas. “Assinaturas dão uma boa previsibilidade do faturamento. Neste mercado, quando falamos de sazonalidade, nos referimos à obtenção de novas assinaturas, mas o faturamento já contratado deve acontecer”, explica o especialista Renato Claro, sócio da Kick Off Consultores Associados. Outra grande vantagem é o efeito cumulativo das novas vendas de assinaturas, uma vez que se garanta uma gestão competente do churn rate (taxa de perda de clientes no tempo).

 

— O grande desafio é manter o interesse do cliente no longo prazo, evitando o cancelamento da assinatura (“churn”). Para tanto, é fundamental que haja consistência e qualidade na entrega do produto ou serviço. Em alguns casos, a oferta constante de novos produtos é fundamental. Isto implica em investimento permanente no desenvolvimento de novos produtos, novos fornecedores e capacidade de atendimento — completa Renato Claro.

 

As projeções de crescimento para este modelo de negócio são bastante promissoras, tendo já crescido 15% no primeiro trimestre de 2021, devido, principalmente, à grande quantidade de novas empresas no segmento. Também foram coletados dados que mostram um crescimento de mais de 32% no número de assinaturas em empresas já existentes no mesmo período citado. As principais tendências de categorias de assinaturas são os seguintes modelos: nicho e curadoria, mais aplicado em sites de assinaturas, principalmente caixas personalizadas; clube de associados, oferecendo serviços exclusivos, cupons de desconto, entre outros benefícios; infoprodutos, assinatura de plano mensal para acesso de conteúdo.

 

Dentre as categorias que mais cresceram com esse modelo de negócio somente no primeiro trimestre deste ano, está o setor de beleza, correspondendo a 11% dos novos serviços. Tendo em vista essa progressão, a belle.club, clube de beleza com serviços ilimitados, adeririu à expansão do clube de assinaturas.

 

O belle.club, em parceria com o Instituto Embelleze, criou o primeiro salão de beleza por assinaturas do Brasil, no qual a cliente paga uma mensalidade e pode ir em uma das unidades para fazer os serviços de smart escova, manicure e pedicure quantas vezes quiser, de forma ilimitada. “A parceria com belle.club vai ao encontro do DNA do Instituto Embelleze que sempre pensa na consumidora, no bem-estar e na transformação de vidas no segmento da beleza, seja através na formação profissional ou na prestação diferenciada de serviços”, reforça Daniel Narcizo Pereira, presidente do Instituto Embelleze. Os serviços são organizados em três planos mensais distintos pela frequência de visitas. Dessa forma, os sócios conseguiram padronizar a qualidade e ter um compromisso fundamental: a gestão do tempo. Isso porque as assinantes ficam prontas em até 1 hora, mesmo se fizerem tudo de uma só vez. Outro ponto importante é a praticidade oferecida, pois a assinatura pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo da marca, disponível na App Store e no Google Play, assim como agendar horário, entrar em contato com a central de atendimento, comprar serviços e receber notificações para não esquecer do agendamento.

 

 - Desde o início optamos pelo modelo de assinaturas por entender que esse modelo de negócio gera a previsibilidade para todos os envolvidos no negócio: o dono da unidade, a profissional que realiza o atendimento e recebe sua participação e a assinante que consegue garantir os serviços pagando apenas uma mensalidade.Com o "tempero" dos serviços ilimitados tivemos grande sucesso, pois pegamos em um ponto que agrada muito as brasileiras – comenta William Alves, sócio da marca.

 

Para o natal, a marca lançou a modalidade de assinatura belle infinity. A edição limitada, permite presentear um ente querido com um mês dos serviços exclusivos do clube de assinaturas belle.club. Existem dois tipos de pacotes que variam de acordo com a localidade. Saiba mais em:  http://belle.club/infinity-natal/

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?