Notícias / Especial / Dia das Mães: Como ser uma mãe empreendedora de sucesso?

Dia das Mães: Como ser uma mãe empreendedora de sucesso?

Por Regina Fernandes

Compartilhe:   

 

O empreendedorismo materno é um modelo de trabalho que vem ganhando destaque considerável nos últimos anos, mas infelizmente, impulsionado por um motivo desanimador: a necessidade de sobrevivência como reflexo a um mercado de trabalho hostil em relação à maternidade.

 

Um estudo feito pela FGV trouxe dados preocupantes que comprovam essa teoria. Segundo os dados divulgados, cerca de 50% das mulheres são demitidas em até dois anos após retornarem da licença maternidade. Para piorar, muitas profissionais optam pela demissão devido às severas dificuldades em conciliar a rotina de trabalho com os cuidados com o novo membro da família.

 

Por mais que o nascimento de um filho traga uma alegria imensa à toda família, não há como negar que sua chegada também traz uma nova dinâmica para a vida da mulher e sua rotina dentro de casa. Dessa forma, empresas que não permitem uma flexibilidade no dia a dia ou que ainda não possuem preparo para tal, dificultam o desempenho e eficiência das profissionais após o parto.

 

Em meio a esse cenário, o empreendedorismo se torna a melhor opção para que essas mulheres consigam continuar ativas no mercado de trabalho sem que tenham que deixar de lado o cuidado e carinho com os pequenos. Ser um empreendedor não é uma tarefa fácil e exige grande persistência e preparação. Então, a grande pergunta que muitas se fazem é: como se tornar uma mãe empreendedora de sucesso?

 

O primeiro passo é ter em mente o segmento que deseja atuar. O empreendedor nato precisa estar constantemente antenado e atualizado sobre o que está acontecendo em seu mercado de atuação. Para as mães empreendedoras, isso se torna ainda mais importante.

 

Isso porque alguns segmentos que não necessitam um contato direto com clientes ou parceiros e, tampouco estar de portas abertas para funcionar, permitem com maior facilidade a tão desejada flexibilidade e possibilidade de conciliar a agenda com as crianças. Como exemplo, estão atividades que permitem um tempo livre de fim de semana, empresas de produção de conteúdo, consultorias, e até mesmo empresas do segmento de vendas online.

 

Além disso, essa análise minuciosa do mercado também é importante para a prevenção de possíveis riscos e preparação para crises. Ao estudar o mercado e a economia mundial, é possível entender quais as melhores áreas para se aventurar, se antever a possíveis problemas que podem afetá-lo e até elaborar um bom planejamento financeiro, evitando gastos desnecessários. O mercado sempre dá sinais e é preciso estar sempre atento – seja por meio de jornais, televisão ou plataformas online.

 

A partir desse mapeamento, a segunda dica fundamental para ter sucesso ao empreender é ter uma alta organização e disciplina. Trabalhar em casa requer muita concentração, principalmente com crianças ao redor que adoram se divertir e brincar o dia todo. Uma ótima forma de conseguir isso é distraindo os pequenos com brinquedos que os mantenham interagidos, sempre se preocupando em protegê-lo de objetos que possam oferecer algum tipo de perigo, como pontas de mesa e tomadas abertas, por exemplo.

 

Para aquelas que tiverem condições, opte por colocar os filhos em escolas – mesmo as de meio período – ou ainda, contrate alguém que possa cuidá-los durante parte do dia. Dessa forma, você terá segurança de que ele estará em boas mãos e maior tranquilidade para se concentrar no trabalho.

 

Por fim, as empreendedoras devem buscar o auxílio de um contador para ajudá-las em todo processo de abertura da empresa e durante toda sua operação. Esse profissional deve ser uma pessoa de extrema confiança e boa formação, com a qual você possa falar sobre seu sonho, dores, necessidades e pedir orientações técnicas para tirar o projeto do papel, além de ajudá-lo nas dúvidas operacionais que com certeza sugirão. Um bom contador fornecerá o melhor direcionamento para o sucesso do seu negócio, com orientações e dicas para que tome a melhor decisão, seja na abertura da empresa ou no desenvolvimento do dia a dia.

 

Ser uma mãe empreendedora de sucesso não precisa ser uma tarefa difícil. Com disciplina, organização, preparação e, principalmente, o auxílio de um contador experiente, seu negócio tem tudo o que precisa para dar certo. Sem falar que não precisará ficar preocupada e dividida entre cumprir com suas responsabilidades no trabalho e cuidar do tão amado filho.

  

Regina Fernandes


Regina Fernandes é perita contábil, trainer em gestão, mentora e responsável técnica da Capital Social, escritório de contabilidade com 10 anos de atuação que tem como objetivo facilitar o dia a dia do empreendedor. Localizado na cidade de São Paulo, atende PMEs do Brasil inteiro por meio de uma metodologia de contabilidade consultiva, efetiva e digital.

 

Sobre a Capital Social:

https://capitalsocial.cnt.br/

A Capital Social é um escritório de contabilidade com 10 anos de atuação que tem como objetivo proporcionar informação e conhecimento para que o empresário possa desenvolver a sua empresa e reduzir os riscos fiscais, legais e trabalhista.

 

Saiba mais sobre as franquias de cosméticos e perfumaria!

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?