Notícias / Especial / Efeito-calendário faz vendas crescerem em São Paulo

Efeito-calendário faz vendas crescerem em São Paulo

Segundo a Associação Comercial de São Paulo, o movimento de vendas do varejo paulistano cresceu 3,7% em relação ao mesmo mês no ano passado

Compartilhe:   

De acordo com dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) houve alta de 1% nas transações a prazo e de 6,4% na modalidade à vista. “O efeito-calendário salvou as vendas em abril, pois este mês apresentou um dia útil a mais - 25 dias - em comparação com o mesmo mês do ano passado, que teve 24”, explica Marcel Solimeo, economista da ACSP, ressaltando que o comportamento de superação das vendas à vista frente às vendas a prazo é esperado também para as vendas do Dia das Mães.

Variação mensal

Na comparação com março de 2019, o movimento das vendas da capital teve recuo médio de 7,1% em abril deste ano, sendo -3,8% nas vendas a prazo e -10,4% à vista. “É uma queda sazonal, portanto não preocupa por se tratar de um comportamento normal, uma vez que abril tende a ser mais curto do que março”, diz Solimeo.

Quadrimestre

O levantamento mostra alta média de 1,7% no acumulado entre os quatro primeiros meses deste ano com relação ao mesmo período do ano passado, com queda de 0,2% nas transações a prazo e alta de 3,6% no sistema à vista.

Para o economista da ACSP, o dado de vendas a prazo aponta uma estabilidade nas vendas de móveis e eletrodomésticos. “Isso porque há um ano o comércio estava se preparando para a Copa do Mundo, diferente de 2019, em que não há esse estímulo”. Já quanto a alta das vendas à vista, ele diz que acompanha o crescimento da massa salarial.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.

BALANÇO DE VENDAS ACSP
Variação % - Abril/2019

Modalidade

Abril 2019 /
Março 2019

Abril 2019 /
Abril 2019

Acumulado 2019 / Acumulado 2018

Últ. 12 M /
12 M Ant.

A PRAZO

-3,8

1,0

-0,2

3,4

À VISTA

-10,4

6,4

3,6

-0,8

Média

-7,1

3,7

1,7

1,3

Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista SCPC
Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP

Sobre a Associação Comercial de São Paulo

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?