Notícias / Especial / Como transformar minha empresa em uma franquia?

Como transformar minha empresa em uma franquia?

Se você tem um negócio interessante, com certeza já ouviu a seguinte pergunta: É franquia?

Compartilhe:   

Esta pergunta por si só, já é um indicativo do potencial de venda da sua franquia, que pode gerar dinheiro no caixa imediatamente através da taxa de franquia, e receitas recorrentes através de royalties pagos mensalmente pelos franqueados, além de outras vantagens como fortalecimento da marca e maior poder de barganha na negociação com fornecedores. Ótimo isto, não é?

Então por que sua resposta foi: “-Não, não é uma franquia.” ?

Provavelmente ficou se perguntando coisas como:

  • Será que minha empresa pode virar uma franquia?
  • Por onde começar?
  • Quanto custa para transformar minha empresa em uma franquia?

Se alguma dessas questões passou pela sua cabeça, continue lendo este artigo, ele foi escrito para você!

1) Será que minha empresa pode virar uma franquia?

O início do trabalho de transformação de uma empresa em franquia começa pela análise de franqueabilidade. Se a sua dúvida está relacionada ao porte do seu negócio, saiba que micro e pequenas empresas podem ser excelentes franqueadoras, inclusive normalmente estas empresas entram na categoria de microfranquias, que são franquias que tem uma grande aceitação no mercado atualmente.

2) Por onde começar?

O processo de transformação de uma empresa em uma franquia, que é chamado de formatação de franquia realmente é complexo, não é um trabalho simples e rápido, mas que com um passo-a-passo, muito trabalho e as orientações corretas, pode ser realizado por qualquer empresário comprometido com o seu negócio e determinado a expandir sua empresa. O primeiro passo é a análise da franqueabilidade .

3) Quanto custa para transformar minha empresa em uma franquia?

Uma das primeiras perguntas de todo cliente que pretende transformar sua empresa em uma franquia é referente ao valor que deverá ser investido. O valor do investimento depende de diversos fatores como: nível de gestão que se encontra a empresa, complexidade do negócio, necessidade de serviços de outros profissionais (nutricionista, arquiteto, etc.), conhecimento que já possui sobre franchising, entre outros. Apenas para dar uma ideia, podemos estimar o custo do trabalho de consultoria para formatação (sem contar serviços de advogado, arquiteto, e demais profissionais necessários para pontos específicos do trabalho) gira em torno de cinquenta mil reais (lembro que trata-se apenas de uma estimativa média). Não desanime, mesmo que esteja muito fora da disponibilidade financeira da sua empresa.

Este valor, apesar de totalmente adequado haja vista o conhecimento necessário e as horas de trabalho utilizadas para transformar uma empresa em franquia, pode estar acima da capacidade de muitas empresas. Observa-se muitos empreendedores que apesar de terem negócios lucrativos e muita determinação em expandir sua empresa através de franquias, não podem investir um valor como este, e assim deixam de ganhar muito dinheiro.

Se você tem um negócio lucrativo e tem condições de contratar uma boa empresa de consultoria para auxiliá-lo no processo de formatação, não pense duas vezes em seguir este caminho. Agora se existe uma limitação de recursos financeirosacompanhe projetos de franquias e aprenda como fazer esta transformação na sua empresa que pode fazer de você um novo milionário, trabalhando sério, alavancando os seus ganhos através da expansão da sua rede.

Não espere por circunstâncias ideais, elas nunca chegam. janet Erskine Stuart, 1882.

Muita gente fica esperando as condições ideais (tempo disponível, estabilidade financeira, reserva de caixa, equipe estruturada) para transformar sua empresa em uma franquia e quando veem já existem concorrentes com inúmeras franquias vendidas, mesmo que com serviços e/ou produtos inferiores aos seus. Não fique parado, o primeiro passo é simples, contrate o serviço de uma boa consultoria em formatação de franquias.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?