Notícias / Especial / Marcas iniciam expansão no mercado de franquias em 2019

Marcas iniciam expansão no mercado de franquias em 2019

Empreendedores apostam no franchising para atrair novos investidores e expandir negócios

Compartilhe:   

O modelo de negócios franqueados caiu no gosto dos empresários brasileiros. Lucrativas, estáveis e muitas delas de baixo investimento inicial, as franquias são opções de estratégia para expansão de marcas, novas parcerias e para conquistar regiões ainda inexploradas.

Em um quadro bastante otimista, o franchising vem numa onda de crescimentos que atrai cada vez mais empreendedores em busca de abrir seu próprio negócio ou afim de buscar investidores que se interessem em seus produtos e serviços. Independente do setor, dar espaço a novos modelos de negócios é uma maneira de gerar maior faturamento a cada vez.

Falando em números, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), principal entidade do setor, divulgou os dados de 2018. O segmento apontou um crescimento nominal de 7% da receita em comparação a 2017. A expectativa é que o mercado gere 8% a mais de empregos diretos no mesmo período, totalizando cerca de 1,3 milhão de trabalhadores contratados nas unidades.

O maior e-commerce de flores do Brasil, a Giuliana Flores, após 27 anos atuando no segmento decidiu investir no mercado de franqueados. Atualmente com apenas 2 lojas físicas, a rede pretende investir no franchising em 2019.

"Tomamos a decisão de abrir o modelo de franquias da Giuliana Flores, pois no ano de 2018, tivemos um crescimento bem expressivo nas vendas físicas, abrimos diversos quiosques nos shoppings de São Paulo e tivemos a experiência com os mais diversos públicos e regiões", diz Clóvis Souza, fundador da Giuliana Flores." Tendo isso em mãos e com a vontade de continuar crescendo, optamos pela franquia. Já conseguimos criar um padrão de como trabalhar, de como atender ao público e de como oferecer nosso produto com a melhor qualidade possível. A decisão da franquia veio para continuarmos ampliando nossas lojas físicas e agora com o conhecimento necessário para franquear sem perder a qualidade".

Já no ramo de Alimentação, um dos mais tradicionais e estáveis do setor, o empresário José Araújo Netto enxergou uma oportunidade de montar seu próprio negócio e firmar parcerias com investidores do ramo de bares e restaurantes. "A revalorização da carne de porco é uma tendência em todo o mundo, e o Brasil tem um mercado gigante a ser explorado nesse sentido. Por isso criamos um modelo de fácil replicação, utilizando a expansão por meio de franquias para acelerar nosso crescimento", explica o sócio-fundador da Porks, rede de pubs com foco em carne suína e cervejas artesanais.

Com atuação em mais de 165 e referência em consultoria de desenvolvimento pessoal e profissional, a FranklinCovey está presente no Brasil há 19 anos. Com iniciativa pioneira, a marca busca atrair interessados na área que buscam abrir seu próprio negócio.

"É um mercado promissor e, por essa razão, acreditamos no modelo de franquia. Essa ação irá nos permitir uma expansão mais acelerada, atingindo todo o Brasil em um menor período de tempo. Além disso, temos uma equipe com profissionais experientes na área de consultoria e, vários "cases" de sucesso no nosso setor, o que nos permite afirmar que teremos uma operação bem-sucedida para oferecer lucratividade e suporte aos franqueados", explica Paulo Kretly, presidente da FranklinCovey no Brasil.

Retornando ao franchising em 2019, a Torteria Haguanaboka deu início ao seu processo de expansão em 2015 mas, com o cenário econômico instável, decidiu fazer uma pausa estratégica e buscar um crescimento consciente. Pioneira na fabricação de tortas doces e salgadas, a rede do Vale do Parnaíba planeja a inauguração de até cinco novas unidades este ano.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?