Notícias / Especial / Franquias brasileiras expandem para o mercado internacional

Franquias brasileiras expandem para o mercado internacional

Marcas fincam suas bandeiras em diferentes continentes e impulsionam o franchising nacional

Compartilhe:   

O sonho de qualquer investidor é ver seu negócio ultrapassando fronteiras e ganhando espaço no mercado internacional. Felizmente, muitos franqueadores brasileiros estão implementando unidades de marcas nacionais em outros países. Em 2018, o movimento de internacionalização do franchising ganhou ainda mais força.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgou o balanço do ano passado. Atualmente, existem 145 redes nacionais atuando em 114 países. Em 2017, eram 142 redes implementadas em 100 nações. O segmento de Moda é o mais representativo, com 35 marcas, seguido por Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 25. O setor de Alimentação aparece em terceiro.

Com 59 redes operando localmente, os Estados Unidos segue como o destino mais visado pelas marcas brasileiras. Portugal vem em segundo lugar, com 34 redes seguido pelo Paraguai, com 32.

A Chiquinho Sorvetes, maior rede de sorveterias do Brasil, nasceu na cidade de Frutal, em Minas Gerais e hoje vem ganhando seu espaço no exterior. Com 462 unidades nacionais, a marca abriu três unidades nos EUA, todas no estado da Flórida. Isaias Bernardes de Oliveira, presidente do Grupo CHQ, explica como aconteceu o processo de internacionalização da sorveteria. "Foi realizado um estudo pela área de P&D - Produto e Desenvolvimento sobre o comportamento do consumidor americano. Uma das estratégias foi a adaptação de cardápio, produtos com diferenciais que influenciam na compra além das ações promocionais para atrair novos clientes".

O presidente da rede também contou os motivos que levaram a Chiquinho à Flórida. "A região escolhida na Flórida tem o clima favorável, mercado receptivo a marcas do mundo inteiro, além do grande atrativo em serem cidades turísticas e movimentadas".

Também no ramo de alimentação, a rede de açaís OAKBERRY Açaí Bowls fechou 2018 com mais de 90 unidades em operação, apenas um ano após seu ingresso no franchising. A primeira loja internacional foi inaugurada em junho no Flórida Mall, luxuoso centro comercial em Orlando, além de contar com unidades em Miami e na Austrália.

"Muitas empresas que buscam empreender nas praias de Miami desenvolvem seus negócios pensando nos brasileiros que moram no exterior, ao invés do público local. Abrir um negócio para brasileiros em Miami não faz sentido, tem muito mais brasileiros no Brasil. A OAKBERRY pode ter sucesso em outras terras, já que a marca foi criada de olho no exterior desde o início. Nosso negócio oferece uma refeição saudável, rápida e padronizada, que faz sentido para o modelo internacional", afirma Georgios Frangulis, CEO e fundador da rede.

Abertura comercial e qualidade de vida da população foram fatores decisivos na hora de escolher o local no mapa para levar o açaí. "A escolha dos países foi a abertura, ou seja, são países que estão abertos a conhecer tendências mundiais e o açaí já é muito conhecido pelos inúmeros benefícios. O poder aquisitivo da população da Austrália, por exemplo, é bem mais que do Brasil e isso é bem positivo".

Com números satisfatórios no fechamento de 2018, a OAKBERRY tem planos de expansão ainda maiores para este ano tanto no Brasil quanto nos países onde a rede já possui operações. "Pretendemos abrir mais 90 unidades no Brasil em 2019, priorizando Centro Oeste e Nordeste; 05 unidades nos EUA; 05 unidades na Austrália", afirma Frangulis.

A farmácia de manipulação veterinária, Fórmula Animal, encontrou na capital paraguaia um mercado pouco explorado para investir. A empresa que teve faturamento de R$12 milhões em 2018 vai inaugurar sua primeira unidade fora do Brasil no primeiro semestre deste ano e espera alcançar o número de 45 espaços até o final de 2019.

"A empresa realizou o programa de internacionalização com a APEX Brasil. Esse processo auxiliou em uma série de pesquisas e aprofundamento de nosso negócio para diversos países que temos como possíveis targets. Nossos próximos passos agora são: ter um case internacional em pleno funcionamento, levar esse modelo consolidado para esses países alvo mostrando que o negócio pode ser replicado internacionalmente", conta Marcelo Piazera, sócio-fundador da rede.

A consolidação da marca em terras brasileiras atraiu franqueados até os fundadores, dando início a expansão da Fórmula Animal. "Os franqueados de Assunção chegaram em nossa franquia através de matérias e conteúdos sobre a empresa divulgados na mídia. Eles estavam buscando informações sobre mercado pet e se encantaram com a rede. Nosso site já foi adaptado e tem a opção para a linguagem em espanhol para poder atender futuras demandas, assim, como nosso aplicativo".

De olho no mercado sul-americano, os empreendedores estão com planos para abrir novas unidades na Argentina, Uruguai e Chile em 2019.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?