Notícias / Especial / ABF divulga balanço de crescimento de unidades do setor em 2018

ABF divulga balanço de crescimento de unidades do setor em 2018

Brasil totalizou 7.570 novas operações no ano passado

Compartilhe:   

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgou novos dados a respeito do desempenho do mercado em 2018. A entidade trouxe informações sobre o total de unidades do segmento. O franchising brasileiro cresceu 5,2% no ano passado, com um saldo de 7.750 novas operações. Agora, o país conta com 153.704 unidades de franquias ativas em território nacional.

A boa notícia é que os números dobraram em relação aos últimos dois anos. Os fatores que mais contribuíram para essa expansão foram a implementação de novos modelos de negócios e a inauguração de franquias fora das capitais. Maior disponibilidade de pontos comerciais e um custo mais competitivo também ajudaram no aquecimento do setor.

O estudo aponta que a taxa de mortalidade de operações caiu. Em 2017, o índice do de 5%. Em 2018, o número baixou para 3,9%. Em quantidades de redes, o ano passado encerrou com crescimento de 1,1%, num total de 2.877 redes atuantes no país. Grandes empresas passaram a adotar o modelo de franquia como meio de expandir seus negócios. O nascimento de novas marcas foi outro contribuinte para a melhora nos indicadores.

Desempenho 2018

Segundo os dados divulgados pela entidade, o franchising brasileiro apresentou incremento na receita dos 11 segmentos estabelecidos pela ABF. O setor de alimentação, mais uma vez, ganhou destaque no mercado. No último ano, o mercado registrou uma variação de 7% no faturamento de 5,9% no número de unidades.

 “O segmento de alimentação continua sendo muito forte quando comparado com os demais. As redes, que estão acompanhando as novas tendências e oportunidades, têm investido no novo comportamento do consumidor que, hoje, busca se alimentar de forma mais saudável, investindo em alimentos veganos, orgânicos, sem glúten e agentes químicos, demonstrando um diferencial para o consumidor”, explica o CEO da Megamatte, Julio Monteiro. “Com a retomada da economia, ainda existe uma adaptação dos clientes a voltarem a consumir. Redes que possuem alta qualidade dos produtos é o que irá despertar o interesse e a fidelidade do consumidor, o que proporcionará o aumento no faturamento".

O segmento de Moda também fechou 2018 no azul. O setor alcançou um faturamento de 4,9% e um incremento de 7,6 no número de unidades. Outra categoria que também vem apresentando ótimos resultados nos últimos anos é Limpeza e Conservação, com crescimento de 2,4% no faturamento e 5,2% em unidades.

“Como os dados da ABF mostram o segmento de serviços foi destaque para o crescimento do setor de franquias. Acredito que este mercado teve que se adaptar para atender a nova realidade dos brasileiros”, comemora Nicola Lopez, diretor da Laundromat. “Com o método de autosserviço de lavagem e secagem de roupas, que elimina a necessidade de funcionários a prática de higienizar vestuário fora de casa, que já foi visto como serviço de luxo, se torna acessível ao orçamento doméstico".

Abaixo, segue a tabela com os números de todos os segmentos:

Tabela

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?