Notícias / Especial / Redes de franquias lançam apps próprios

Redes de franquias lançam apps próprios

Aumentar as vendas e aprimorar o relacionamento com clientes estão entre os principais motivos das redes de franquias para investirem na tecnologia

Compartilhe:   

Cada dia mais os consumidores valorizam soluções que facilitem sua vida e estejam ao alcance de um celular. Com o objetivo de se aproximarem ainda mais de seus clientes e assim potencializar as vendas, as redes de franquias dos mais variados ramos passaram a investir em aplicativos (apps) próprios.

A rede YES! Idiomas é uma das marcas que segue a tendência. A empresa investiu recentemente em um novo aplicativo que oferece aulas de inglês gratuitas para as pessoas interessadas em aprender o idioma. Além dessa funcionalidade, com a nova ferramenta é possível fazer ou renovar a matrícula e comprar o material didático sem a necessidade de ir a uma das unidades da rede.  Inovando no segmento, o aplicativo ainda traz uma área voltada para o consultor, profissionais autônomos que desejam incrementar a renda. Para isso, é só fazer o credenciamento no site da rede e, a partir disso, realizar a venda de cursos em ambiente online. Com as ações, a rede pretende aumentar em 10% o número de alunos.

“Com o aplicativo, a nossa intenção é proporcionar que as pessoas tenham o primeiro contato com o idioma e ainda conheçam parte da nossa metodologia de ensino. Com isso, fizemos vídeos curtos e divertidos para as pessoas assistirem a qualquer momento, estimulando o interesse em aprimorar o idioma por meio de um dos nossos cursos presenciais”, explica Clodoaldo Nascimento, presidente da YES! Idiomas. 

Ramo de alimentação

A Sodiê Doces tem um aplicativo de delivery, que engloba Doces e Salgados. O aplicativo surgiu para atender a demanda de internautas que compram online. Com ele, as mais de 300 unidades espalhadas pelo País, estarão conectadas para receber os pedidos dos clientes que poderão escolher se preferem receber em casa ou retirar no local. Os produtos disponíveis são os mesmos das lojas físicas e estão divididos por categorias: bolos clássicos, bolos especiais, bolos tradicionais, doces, kit festa, salgados, velas, zero açúcar e bebidas.

“O uso do aplicativo chega para facilitar a vida do cliente, que vai conseguir fazer uma festa completa sem sair de casa. Com essa novidade, a expectativa é a de aumentar ainda mais as vendas para os nossos franqueados, sem contar a rapidez nos pedidos e nas entregas”, explica Cleusa Maria da Silva, fundadora da rede Sodiê.

Outra comodidade do app, para o usuário que prefira retirar o pedido, é que o sistema conta com uma função que indica as três Sodiês mais próximas, identificadas por meio do geolocalizador do aparelho. Essa função está linkada com outros aplicativos de trânsito e podem apontar a melhor rota até a loja escolhida.

Também do ramo de alimentação, a rede de pizzarias Pizza Hut tem um aplicativo próprio que permite que os clientes façam seus pedidos diretamente nas unidades da rede. No app os clientes escolhem de querem que a pizza seja entregue ou se será retirada no balcão de alguma unidade, qual o tamanho da pizza, se a massa é pan ou não, se tem borda recheada e se deseja acrescentar algum item à pizza escolhida.

Já a rede de franquias Sterna Café, cujo pontos fortes são em prédios comerciais e hospitais, lançou o aplicativo 'Hand in Food' que permite fazer pedidos via celular, sem precisar entrar em contato com atendentes ou ir até as lojas.Até o momento duas das unidades do Sterna Café dispõem do serviço: a loja do Hospital Sabará e a loja do prédio Cubo (conhecido por abrigar várias startups).

Ao entrar no aplicativo, o cliente acessa o cardápio digital, e para finalizar, basta escanear o QR code disponível nas portas dos leitos ou nas mesas do escritório e o pedido aparecerá para os atendentes da loja. O pagamento, pode ser feito em dinheiro ou cartão. "Desenvolvemos o aplicativo pensando na comodidade de nossos clientes e dos pacientes ou acompanhantes que estão no hospital. É simples e muito fácil de usar", diz Deiverson Migliatti, franqueador da rede. O aplicativo foi desenvolvido por Aroldo Coriolano dos Santos, responsável pela tecnologia da rede de cafeteria.

Ramo de saúde

A Doctor Feet, do ramo de saúde, implantou um aplicativo que permite ao cliente marcar consultas, verificar quais profissionais estão disponíveis, receber lembretes sobre os horários agendados e dar feedback sobre os atendimentos. "Essa imersão online nos possibilitou ter acesso a um banco de dados valioso, como o histórico do cliente e é possível saber, por exemplo, as necessidades de cada uma das pessoas que entraram nas lojas, assim como no universo digital", comenta Jonas Bechelli, CEO e fundador da rede.  A empresa modernizou o sistema de CRM, de forma a oferecer dados mais precisos que pudessem ser combinados com as ações digitais.  

A Odonto Excellence possui um Departamento de Tecnologia da Informação próprio e uma equipe de 12 programadores. Com isso, a empresa investe cada vez mais em tecnologia como ferramenta de marketing mobile. “Não basta gostar de tecnologia – é preciso saber aplicá-la ao negócio e inovar. É preciso ter visão apurada – a tecnologia é um rolo compressor e os empresários precisam pensar nisso para que sua empresa tenha sucesso. Hoje, não dá para crescer sem estar conectado com seus clientes da maneira correta”, afirma Oséias Gomes, presidente e fundador da franquia.

Fundada em 2009 e com mais de 630 unidades em operação, a empresa tem um aplicativo criado para complementar a plataforma web padrão, que ainda é muito utilizada pelas pessoas. “Não existe ferramenta mais poderosa de marketing mobile hoje em dia que um app. Além de barato, é assertivo - não dá para ignorar estatísticas que mostram que as pessoas tocam no celular mais de 2 mil vezes por dia”, reforça Oséias. “Mais de 50% dos pacientes que fizeram ou fazem tratamento estão conectados - trata-se de uma grande ferramenta de conexão e relacionamento rápido”, conclui.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?